Critical review: Faça acontecer - mulheres, trabalho e a vontade de liderar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-06.1221

Keywords:

Administração, Gênero, Liderança.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ítalo de Paula Casemiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acreano, natural de Rio Branco. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014), onde analisou a presença de conteúdos sobre gestão da diversidade nos currículos dos cursos de bacharelado em Administração de Universidades Federais do Brasil, tendo cursado esta pós-graduação como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas pelo Instituto de Ensino Superior do Acre - IESACRE (2011), tendo cursado o referido curso como beneficiário de bolsa integral através do Programa Universidade Para Todos - PROUNI. Graduando em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, onde desenvolveu como trabalho de conclusão de curso o estudo sobre o perfil da produção científica sobre gastronomia em periódicos brasileiros de turismo. Pós-graduando em Gestão Urbana e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP-FIOCRUZ, onde desenvolve a proposta de intervenção intitulada "Gestão Urbana e Big Data: modificando a atuação na gestão, a partir da análise de grandes dados". Pós-graduando em Gestão Ambiental, onde desenvolve a pesquisa intitulada "Entre o Artesanal e o Convencional: Avaliação do Ciclo de Vida em Cervejarias Artesanais. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC) e do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (GERAES). Possui experiência na área de Administração, Alimentos e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, gastronomia contemporânea, segurança alimentar, comportamento organizacional, diversidade nas organizações, gestão ambiental, gestão urbana, sociologia urbana, tecnologias sociais, negócios sociais e divulgação científica. e. Áreas de interesse: gestão da diversidade, estudos sobre competências comportamentais em administração e ensino em administração.

References

CAVENAGHI, Suzana; ALVES, José Eustáquio D. Mulheres chefes de família no Brasil: avanços e desafios. Rio de Janeiro: ENS-CPES, v. 120, 2018. Disponível em: http://www.ens.edu.br/arquivos/mulheres-chefes-de-familia-no-brasil-estudo-sobre-seguro-edicao-32_1.pdf. Acesso em: 11 jan. 2020.

DUNN, Dana; GERLACH, Jeanne M.; HYLE, Adrienne E. Gender and leadership: Reflections of women in higher education administration. International Journal of Leadership and Change, v. 2, n. 1, p. 2, 2014. Disponível em: https://digitalcommons.wku.edu/ijlc/vol2/iss1/2/. Acesso em: 13 jan. 2020.

FERNANDEZ, Brena Paula Magno. Teto de vidro, piso pegajoso e desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro à luz da economia feminista: por que as iniquidades persistem? Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, n. 26, p. 79-104, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/12951. Acesso em: 14 jan. 2020.

FORBES. Billionaires: The Richest People In The World. 2019b. Disponível em: https://www.forbes.com/billionaires/#68003877251c. Acesso em: 13 jan. 2020.

______. The World’s 100 Most Powerful Women. 2019a. Disponível em: https://www.forbes.com/power-women/#1da038385e25. Acesso em: 10 jan. 2020.

GIPSON, Asha N. et al. Women and leadership: Selection, development, leadership style, and performance. The Journal of Applied Behavioral Science, v. 53, n. 1, p. 32-65, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0021886316687247. Acesso em: 16 jan. 2020.

HOWE-WALSH, Liza; TURNBULL, Sarah. Barriers to women leaders in academia: tales from science and technology. Studies in Higher Education, v. 41, n. 3, p. 415-428, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079.2014.929102. Acesso em: 19 jan. 2020.

HOYT, Crystal L. Women, men, and leadership: Exploring the gender gap at the top. Social and Personality Psychology Compass, v. 4, n. 7, p. 484-498, 2010. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1751-9004.2010.00274.x. Acesso em: 14 jan. 2020.

HRYNIEWICZ, Lygia Gonçalves Costa; VIANNA, Maria Amorim. Mulheres em posição de liderança: obstáculos e expectativas de gênero em cargos gerenciais. Cadernos EBAPE. BR, v. 16, n. 3, p. 331-344, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cebape/v16n3/1679-3951-cebape-16-03-331.pdf. Acesso em: 11 jan. 2020.

IBGE. Estatísticas de Gênero - Indicadores sociais das mulheres no Brasil. Estudos e Pesquisas - Informação Demográfica e Socioeconômica, n. 38, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_informativo.pdf. Acesso em: 18 jan. 2020.

MATOS, Patricia Andréa Victorio Camargo de. Síndrome do impostor e auto-eficácia de minorias sociais: alunos de contabilidade e administração. 2014. 91f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) –Departamento de Contabilidade e Atuária, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SANDBERG, Sheryl Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar. Tradução Denise Bottmann. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

SHVEDOVA, Nadezhda. Obstacles to women’s participation in parliament. Women in parliament: Beyond numbers, v. 33, p. 22-45, 2005. Disponível em: https://www.idea.int/sites/default/files/publications/women-in-parliament-beyond-numbers-a-revised-edition.pdf. Acesso em: 14 jan. 2020.

VAZ, Daniela Verzola. O teto de vidro nas organizações públicas: evidências para o Brasil. Economia e Sociedade, v. 22, n. 3, p. 765-790, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ecos/v22n3/07.pdf. Acesso em: 11 jan. 2020.

Published

2020-05-22

Issue

Section

Recension