Proposta de adoção de sistema de milhagem por aplicativos de carona
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-16.979Palavras-chave:
Economia compartilhada. Carsharing. Carpooling. Carona.Resumo
A economia compartilhada é hoje uma realidade tangível. Esse tipo de economia introduziu a uma nova forma de consumo, em que as pessoas preferem alugar, tomar emprestado ou compartilhar, em vez de comprar. Com vistas a estudar este fenômeno cada vez mais presente no dia a dia, esta pesquisa analisa os principais aplicativos de compartilhamento de carona e propõe uma adequação tecnológica para implementação de sistema de milhagem visando a popularização e incentivo deste tipo de serviço. Trata-se de uma pesquisa de natureza tecnológica, exploratória com levantamento bibliográfico. Foram comparados três aplicativos de carona buscando verificar a possibilidade de adequação dos aplicativos escolhidos e realizadas simulações para validação da proposta. Foi possível verificar que o uso de sistemas de milhagem pode ser incluído como forma de pagamento nos aplicativos.
Downloads
Referências
ABEMF – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DO MERCADO DE FIDELIZAÇÃO. Mercado de fidelidade segue crescendo, e empresas faturam 3,25 bilhões de reais no primeiro semestre. [2018]. Disponível em: https://www.abemf.com.br/press-release-mercado-de-fidelidade-segue-crescendo--e-empresas-faturam-3-25-bilhoes-de-reais-no-primeiro-semestre. Acesso em: 10 abr. 2019.
AVIANCA. Programa Amigo. [2012]. Disponível em: https://www.pontosamigo.com.br/. Acesso em: 10 jun. 2018.
AZUL LINHAS AÉREAS. Programa TudoAzul. [2018]. Disponível em: https://www.maxmilhas.com.br/vender-milhas/azul-tudoazul. Acesso em: 05 jun. 2018.
BALDACCI, R.; MANIEZZO, V.; MINGOZZI, A. An exact method for the car pooling problem based on lagrangean column generation. Operational Research, v. 52, n. 3, p. 422–439, June 2004. Disponível em: https://pubsonline.informs.org/doi/abs/10.1287/opre.1030.0106. Acesso em: 20 ago. 2018.
BARROS, A. P. B. G. A mobilidade urbana sob a perspectiva do pedestre. In: TACO, Pastor Willy Gonzales; SOUSA, Adriana Modesto de; SILVA, Philippe Barbosa (org.). Acessibilidade e mobilidade urbana na perspectiva da equidade e inclusão social. 1. ed. Goiânia: Kelps. [2018]. Livro2. Disponível em: http://www.transportes.unb.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=25&Itemid=611. Acesso em: 21 fev. 2019.
BELK, R. W. You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal of Business Research, v. 67, n. 8, p. 1595-1600, Aug. 2014. Doi: 10.1016/j.jbusres.2013.10.001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262490610_You_are_what_you_can_access_Sharing_and_collaborative_consumption_online. Acesso em: 18 fev. 2019.
BLABLACAR. BlaBlaCar. [2019]. Disponível em: www.blablacar.com.br. Acesso em: 04 jan. 2019.
BRUCK, Bruno P.; INCERTI, Valerio; IORI, Manuel; VIGNOLI, Matteo. Minimizing co2 emissions on a practical daily carpooling problem. In: XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.(SBPO), 2015, Porto de Galinhas – PE. Anais do XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Porto de Galinhas: UFPE, 2015. p. 4142-4153. Disponível em: http://www.din.uem.br/sbpo/sbpo2015/pdf/142899.pdf. Acesso em: 01 mar. 2019.
CHASE, R. Economia compartilhada: como as pessoas e as plataformas estão reinventando a economia colaborativa e reinventando o capitalismo. São Paulo: Saraiva, 2015.
FARAJALLAH, M.; HAMMOND, B.; PÉNARD, T. What drives pricing behavior in Peer-to-Peer market? Evidence from the carsharing platform BlaBlaCar. [2016]. Disponivel em: https://afse2016.sciencesconf.org/94699/document. Acesso em: 20 fev. 2019.
FRENKEN, K. Political economies and environmental futures of the sharing economy. [2017]. Disponível em: http://www.geo.uu.nl/isu/pdf/isu1701.pdf. Acesso em: 05 mar. 2019.
FURUHATA, M. et al. Ridesharing: The state-of-art and future directions. Transport Research Part B, n. 57, Parte B, p. 28-46. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/1687/fd8c64b57270bdba488e7661b16b4d5117ef.pdf. Acesso em: 30 jul. 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOL. Programa de fidelidade S.A. [2018]. Disponível em: https://www.smiles.com.br/programa-smiles. Acesso em: 10 jul. 2018.
GOOGLE. Busca de aplicativos [2019]. Disponível em: https://play.google.com/store. Acesso em: 10 fev. 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (INMETRO). Tabela de Consumo. [2018]. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2018.pdf. Acesso em: 02 jan. 2019.
IPIRANGA. Programa de Fidelidade Ipiranga. [2019]. Disponível em: https://www.kmdevantagens.com.br/wps/portal/Applications/MarketPlace/. Acesso em: 17 jan. 2019.
INSTITUTO DE POLÍTICAS DE TRANSPORTE & DESENVOLVIMENTO (ITPD). O que é carsharing? Embaixada Britânica Brasília. [2015]. Disponível em http://itdpbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/04/FS-Car-Sharing-Completo.pdf. Acesso em: 21 mar. 2019.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LATAM. Pontos Multiplus. [2018]. Disponivel em: https://www.pontosmultiplus.com.br/home. Acesso em: 15 jun. 2018.
LIMA, L. I. A Percepção de valor dos programas de milhagens: Um estudo exploratório. RAD Revista Administração em Diálogo, v. 17, n. 2, p. 129-150, maio/ago 2015. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/rad/article/download/18320/17426. Acesso em: 12 fev. 2019.
MACHADO, L.; PICCININI, L. S. Os desafios para a efetividade da implementação dos planos de mobilidade urbana: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. v. 10, n. 1, p. 72-94. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-33692018005001104&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2019.
MARTIN, C. J. The sharing economy: A pathway to sustainability or a nightmarish form of neoliberal capitalism? Ecological Economics, n. 121, p. 149-159, 2016. Disponível em:
https://is.muni.cz/el/1423/jaro2017/HEN445/um/67863091/67863283/Martin_2016_The_sharing_economy_1_1_.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019.
ROCHA, M. Cenários prospectivos para a competitividade do varejo de veículos no Brasil em 2040. (Dissertação). [2018]. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/23981/TA_vers%C3%A3o%20para%20postagem.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.
SCHOR, J. B. Does the sharing economy increase inequality within the eighty percent? Findings from a qualitative study of platform providers. Cambridge Journal of Regions Economy and Society, v. 10, n. 2, p. 263-279, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1093/cjres/rsw047. Acesso em: 14 mar. 2019.
SILVA, I. M. D. et al. A Crise da mobilidade urbana no Brasil: em foco a cidade de Fortaleza e o Sistema Bicicletar. [2017]. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo11/acrisedamobilidadeurbananobrasilemfocoacidadedefortalezaeosistemabicicletar.pdf. Acesso em: 20 de jan. de 2019.
VARGAS, H. C. Mobilidade Urbana nas Grandes Cidades. URBS, São Paulo, n. 47, ano XII, p 7-11, jul-ago-set. [2008]. Disponível em: http://www.labcom.fau.usp.br/wp-content/uploads/2015/08/2008-VARGAS-Heliana-Comin.-imobilidade-urbana.-URBS-S%C3%A3o-.pdf . Acesso em: 27 jul. 2018.
VTPI. Vehicle Rental Services That Substitute for Private Vehicle Ownership. TDM Encyclopedia, Victoria Transport Policy Institute. [2018]. Disponível em: https://www.vtpi.org/tdm/tdm7.htm. Acesso em: 18 ago. 2018.
WANSINK, B. Using laddering to understand and leverage a brand’s equity. Qualitative Market Research: An International Journal, v. 6, n. 2, p. 111-118, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13522750310470118. Acesso em: 13 jan. 2019.
WINSHIP, T. Airline Frequent Flyer Miles, 30 Years Later. The Washington Post, Washington, 25 May. [2011]. Disponível em: https://abcnews.go.com/Travel/airline-frequent-flyer-miles-30-years/story?id=13616082. Acesso em: 15 abr. 2019.
ZALEGA, T. Collaborative consumption in consumer behavior of Polish young people. Journal of Economics & Management, v. 33, p. 136-163, 2018.Disponível em: http://cejsh.icm.edu.pl/cejsh/element/bwmeta1.element.cejsh-6838a2df-8f6a-4cd8-a4fc-940cded75d2b. Acesso em: 14 jan. 2019.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.