Aprendizagem informal: ex-técnicos administrativos x novos gerentes municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-14.976

Palavras-chave:

administração pública, função gerencial, aprendizagem.

Resumo

Objetivou-se neste artigo compreender como técnicos administrativos da administração municipal aprendem a ser gerentes.O referencial teórico foi construído a partir de dois eixos principais: gerente e aprendizagem informal. No aspecto metodológico, utilizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, sendo entrevistados 10 novos gestores de farmácia municipais. A análise de dados se deu por análise de conteúdo, a partir das categorias temáticas propostas por Hill (1993): aprendendo o que significa ser gerente, desenvolvendo o julgamento interpessoal, adquirindo o autoconhecimento, lidando com as tensões e emoções, e gerenciando a transformação. Nos resultados, verificou-se que os novos gerentes aprenderam a função gerencial, principalmente,  através do processo de aprendizagem informal. Os seguintes fatores de maior relevância foram observados no processo de aprendizagem informal: experiências anteriores, experiências do dia a dia, reflexão das ações, autoanálise, interação e colaboração em grupo.

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Biografia do Autor

Adriana Ventola Marra, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

DOCENTE DO IHF DA UFV/CAF

DOUTORA EM ADMINISTRAÇÃO

Riane Rodrigues Lima Silva, Prefeitura municipal de Contagem

Graduada em Administração

Servidora da Prefeitura Municipal de Contagem

Samara de Menezes Lara, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração

Docente do IHF da UFV

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Publicado

2020-02-07

Edição

Seção

Artigos