O processo de compras e o desafio da etapa do planejamento: o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n4.p264-273.958Palavras-chave:
Compras públicas. Planejamento de compras. Pesquisa-ação. Ishikawa. Universidade Federal Rural de Pernambuco.Resumo
O objeto deste estudo é investigar a etapa do planejamento do processo de compras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Analisa o processo de compras para compreender os motivos de a universidade não planejar as suas compras e, como consequência, gerar compras fracionadas, sem um cronograma de execução factível. Mais especificamente, investiga as causas dos gargalos que ocorrem durante a fase de planejamento, prioriza as causas principais relativas ao impacto que a etapa do planejamento exerce sobre o problema e propõe ações para saná-las. Devido a sua natureza participativa e prática, o método da pesquisa-ação mostrou-se adequado para o desenvolvimento do estudo que requereu participação dos servidores da citada universidade. Mediante uso do diagrama de Ishikawa, cinco causas principais foram identificadas e mediante uso da técnica 5W2H foram sugeridas ações de melhoria para cada uma das causas encontradas.
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