Gestão de carreiras criativas pela identidade: Caetano Veloso, imagem e tecnologia

Autores

  • Roberto Guanabara Calasans Escola de Administração - CIAGS Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo Paes Barreto Davel Escola de Administração - CIAGS Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n4.p228-244.912

Palavras-chave:

Carreiras Criativas. Carreiras Artísticas. Identidade Organizacional. Imagem. Tecnologia.

Resumo

Dentre os diversos conhecimentos que podem agregar valor à carreira criativa de um indivíduo, a identidade possui uma relevância estratégica. Uma gestão consciente da identidade pode levar a uma melhor compreensão sobre quem é o indivíduo e facilitar o alcance dos propósitos almejados. O objetivo deste artigo é fundamentar, descrever, discutir e categorizar conhecimentos sobre como a identidade afeta a gestão de carreiras criativas. A dinâmica identitária na gestão da carreira envolve um relacionamento incessante entre imagem, cultura e visão. O contexto empírico regido pela metodologia qualitativa é voltado para a carreira musical de Caetano Veloso, considerando as mudanças tecnológicas ocorridas no mercado musical e na sociedade. Os resultados da pesquisa fornecem um referencial para melhor conceber o valor da identidade na gestão de carreiras criativas, levando em consideração as mudanças tecnológicas que alteram, radicalmente, a lógica de setores de atividades criativas. Consequentemente, os resultados contribuem para melhor entender as dinâmicas intrínsecas da economia criativa do ponto de vista de suas carreiras e dinâmicas identitárias.

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Biografia do Autor

Roberto Guanabara Calasans, Escola de Administração - CIAGS Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa (BA) com MBA em Gestão Empresarial pela DeVry Brasil. Atuação em empresa de consultoria, com realização de trabalhos nas áreas de Planejamento Estratégico, Reestruturação Organizacional, Mapeamento e Redesenho de Processos, entre outros.

Eduardo Paes Barreto Davel, Escola de Administração - CIAGS Universidade Federal da Bahia

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social e no NPGA - Núcleo de Pós-Graduação em Administração (UFBA). Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

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Publicado

2019-10-01

Edição

Seção

Artigos