A incidência dos mecanismos isomórficos nos processos de autoavaliação institucional

Autores

  • Juliano Reginaldo Corrêa da Silva UNISUL
  • Clarissa Carneiro Mussi Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA USP), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Brasil -
  • Jacir Leonir Casagrande Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Brasil - jacir.unisul@gmail.com
  • Maurício Andrade de Lima Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Brasil - mauriciolimappga@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n3.p173-186.903

Palavras-chave:

Teoria Institucional. Avaliação Institucional. Isomorfismo. Autoavaliação Institucional.

Resumo

Os meandros que cercam o processo autoavaliativo institucional, das instituições de ensino superior, têm fomentado inúmeras discussões no universo acadêmico. Parte da doutrina o vê como uma ferramenta geradora de qualidade, outra parte, enxerga-o como uma ferramenta de controle coercitivo. O objetivo deste estudo foi analisar a incidência dos mecanismos isomórficos na realização dos processos autoavaliativos de uma instituição de ensino superior pública, mais especificamente, no que diz respeito à divulgação dos resultados deste processo. O exame dos dados contidos nos relatórios institucionais, efetivou-se por meio de uma análise estatística descritiva de cunho exploratória, tendo o período de estudo compreendido entre os anos de 2012 a 2016, disponíveis no site da instituição analisada. Os resultados apontaram que o processo de autoavaliação institucional tem indícios de mecanismos isomórficos coercitivos e miméticos, carecendo de maiores estudos para confirmar a incidência dos mecanismos isomórficos normativos. Tendo em vista o percentual de não apropriação funcional dos servidores, docentes e técnicos administrativos educacionais, ter ficado acima dos 40% durante o período de estudo, conclui-se que os mecanismos isomórficos coercitivos e miméticos têm influenciado as etapas de realização e divulgação dos resultados do processo autoavaliativo institucional.

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Biografia do Autor

Juliano Reginaldo Corrêa da Silva, UNISUL

Mestrando em Administração

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2019-07-01

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Artigos