Showrooming e Webrooming: como o estudo destes comportamentos tem sido discutido na literatura
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n2.p121-134.881Palavras-chave:
Showrooming. Webrooming. Estudo bibliométrico.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica, nos idiomas inglês e português, sobre os comportamentos showrooming e webrooming. Realizou-se um estudo bibliométrico, de abordagem mista, com pesquisa nas bases Portal de Periódicos CAPES, EBSCO e Google Scholar, e uma revisão sistemática de literatura. Embora as publicações sobre o tema se encontrem em ascensão, nenhuma pesquisa selecionada foi realizada com consumidores brasileiros. Constatou-se, ainda, que o comportamento showrooming é mais pesquisado que o webrooming. Com o objetivo de amparar pesquisadores que almejam investigar estes comportamentos, a presente pesquisa gerou um quadro síntese dos principais resultados e lacunas encontrados na literatura sobre a temática. O levantamento de pesquisas científicas sobre este tema oportuniza a sinalização de lacunas teóricas, auxiliando o avanço das mesmas. Exemplificando, alguns hiatos encontrados que podem ser explorados são: a análise do papel das tecnologias móveis, a triangulação de diferentes perspectivas e a análise comparativa entre resultados de estudos sobre o showrooming e o webrooming. Entende-se que o objetivo proposto é considerado pertinente diante da atualidade do tema e do impacto que ele causa nas organizações, sendo o primeiro estudo do tipo a ser realizado.
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