Lojas on-line de materiais esportivos: fatores influentes na decisão de compra
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n4.p111-124.874Palavras-chave:
Comércio eletrônico. Consumidor on-line. Comportamento do consumidor.Resumo
O fenômeno das compras on-line já foi bastante explorado por pesquisadores no Brasil e no mundo. No entanto, as compras on-line de material esportivo ainda se apresentam como um segmento pouco explorado na literatura. Este artigo teve como objetivo investigar os fatores que influenciam os consumidores a escolher entre as empresas de varejo on-line especializadas em materiais esportivos. Para tanto foram coletados dados a partir de uma survey junto a uma amostra não probabilística, por conveniência, de consumidores universitários. Os resultados indicam que os principais fatores que podem exercer influência na escolha desses consumidores são: a segurança do site, a reputação da marca e/ou loja e o preço. Tais fatores convergem com evidências de outros estudos sobre comportamento de compras on-line, sugerindo que as empresas que atuam neste segmento, ou futuros empreendedores que desejam se inserir no setor, devem investir na construção e fortalecimento da marca e, ou site, praticando preços competitivos, que entreguem valor para o consumidor, proporcionando também uma estrutura de segurança nas plataformas de compras digitais adequada às necessidades dos clientes.
Downloads
Referências
BAZANINI, R. Marketing e imagem corporativa na perspectiva da rhetorical criticism. São Paulo: Plêiade, 2003.
BOTELLHO, Grace Kelly Novais; OLIVEIRA, GOMES de, Eveline; SILVA, Hermes Moretti Ribeiro da. E-commerce: análise do hábito de compra de jovens universitários em lojas virtuais em relação ao composto de marketing. In: Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade (ECAECO), 2., 2012, Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Anais do II Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade, v. 1, n. 1, Ponta Porã: UEMS, 2012.
BRANDÃO, V.C. Comunicação e marketing na era digital: a internet como mídia e canal de vendas. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 14., 2001, Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Anais do XXIV INTERCOM, v.1, n.1, Campo Grande: Uniderp, 2001.
CAMERON, D. Electronic commerce: the new business platform of the Internet. Charleston: Computer Technology Research, 1997.
CATALANI, L. et al. E-commerce. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
CHURCHILL JR, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
CLARKE III, I.; FLAHERTY, T. B. Advances in eletronic marketing. Hershey: IGI Publishing. 2005.
DIONÍSIO, P. et al. B-Mercator: blended marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2009.
EBIT.COM. Relatório webshoppers 2018. Disponível em: http://www.ebit.com.br/webshoppers. Acesso em 02/10/2018.
ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
GERALDO, G. C.; MAINARDES, E. W. Estudo sobre os fatores que afetam a intenção de compras online. REGE-Revista de Gestão, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 181-194, 2017.
HALL, R. The strategic analysis of intangible resources. Strategic Management Journal, v. 13, n. 2, p. 135-144, 1992.
KALAKOTA, R.; ROBINSON, M. M-business tecnologia móvel e estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2002.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing–a bíblia do marketing, 12ª edição. 2006.
KELLER, K. L.; MACHADO, M. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
KOTLER, P. et al. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações-usando Microsoft Excel português. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
LEVY, M.; WEIZ, B. A. Administração de varejo. São Paulo: Atlas, 2000
LIMEIRA, T. M. V. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003.
LIN, Jiabao et al. Understanding the evolution of consumer trust in mobile commerce: a longitudinal study. Information Technology and Management, v. 15, n. 1, p. 37-49, 2014.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
NUNES, G.; HAIGH, D. Marca: valor do intangível medindo e gerenciando seu valor econômico. São Paulo: Atlas, 2003.
O’CONNEL, Brian. B2B. com–Ganhando Dinheiro no E-Commerce Business-to-Business. ISBN, v. 85, p. 1244-7, 2002.
PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000.
PINSONNEAULT, A.; KRAEMER, K. L. Survey research methodology in management information system: an assessment. Journal of Management Information Systems, v. 10, n. 2, p. 75-105, 1993.
PWC.COM.BR. Relatório total retail consumer 2016. Disponível em: https://www.pwc.ru/en/publications/totalretail-2016.html. Acesso em 10/06/2019.
QUITÉRIA, Cristina; MORETTI, Sergio Luiz do Amaral. Relacionamento, facilidade de uso percebida, comunicação boca a boca e hospitalidade virtual em compras online: validação de um modelo de pesquisa. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 620-636, 2018.
ROJO, F. J. G. Varejo. In: DIAS, S. R. (org.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
ROSA, M. A reputação na velocidade do pensamento: imagem e ética na era digital. São Paulo: Geração Editorial, 2006.
SAMARA, B. S.; BARROS, J. C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologias. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SANTOS, Renata Carneiro; HAMZA, Kavita Miadaira; DA COSTA NOGAMI, Vitor Koki. E-commerce de Artigos de Moda: Análise da Influência dos Atributos da Compra Online. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 5, n. 1, p. 64-80, 2016.
SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
______. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
SPOSITO, E. S. Redes e cidades. São Paulo: Ed. UNESP, 2006.
TAVARES, M. C. A força da marca: como construir e manter marcas fortes. São Paulo: Harbra, 1998.
TURBAN, E.; KING, D. Comércio eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VIANA, J. J. S. et al. A importância do comportamento de compra do consumidor para o merchandising: uma reflexão teórica. In: Congresso Internacional de Administração (ADMPG), 7., 2010, Ponta Grossa, Paraná. Anais do VII ADMPG. Ponta Grossa: Cine Teatro Opera, 2010.
WILSON, R.; GILLIGAN, C. Strategic marketing management: planning, implementation and control. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.