Lojas on-line de materiais esportivos: fatores influentes na decisão de compra

Autores

  • Gustavo Fraile Sordi Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Eduardo Luis Casarotto Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Victor Fraile Sordi Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV) http://orcid.org/0000-0002-1689-1587

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n4.p111-124.874

Palavras-chave:

Comércio eletrônico. Consumidor on-line. Comportamento do consumidor.

Resumo

O fenômeno das compras on-line já foi bastante explorado por pesquisadores no Brasil e no mundo. No entanto, as compras on-line de material esportivo ainda se apresentam como um segmento pouco explorado na literatura. Este artigo teve como objetivo investigar os fatores que influenciam os consumidores a escolher entre as empresas de varejo on-line especializadas em materiais esportivos. Para tanto foram coletados dados a partir de uma survey junto a uma amostra não probabilística, por conveniência, de consumidores universitários. Os resultados indicam que os principais fatores que podem exercer influência na escolha desses consumidores são: a segurança do site, a reputação da marca e/ou loja e o preço. Tais fatores convergem com evidências de outros estudos sobre comportamento de compras on-line, sugerindo que as empresas que atuam neste segmento, ou futuros empreendedores que desejam se inserir no setor, devem investir na construção e fortalecimento da marca e, ou site, praticando preços competitivos, que entreguem valor para o consumidor, proporcionando também uma estrutura de segurança nas plataformas de compras digitais adequada às necessidades dos clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Fraile Sordi, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestrando em Administração Pública

Eduardo Luis Casarotto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorando em Administração

Victor Fraile Sordi, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Referências

BAZANINI, R. Marketing e imagem corporativa na perspectiva da rhetorical criticism. São Paulo: Plêiade, 2003.

BOTELLHO, Grace Kelly Novais; OLIVEIRA, GOMES de, Eveline; SILVA, Hermes Moretti Ribeiro da. E-commerce: análise do hábito de compra de jovens universitários em lojas virtuais em relação ao composto de marketing. In: Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade (ECAECO), 2., 2012, Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Anais do II Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade, v. 1, n. 1, Ponta Porã: UEMS, 2012.

BRANDÃO, V.C. Comunicação e marketing na era digital: a internet como mídia e canal de vendas. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 14., 2001, Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Anais do XXIV INTERCOM, v.1, n.1, Campo Grande: Uniderp, 2001.

CAMERON, D. Electronic commerce: the new business platform of the Internet. Charleston: Computer Technology Research, 1997.

CATALANI, L. et al. E-commerce. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

CHURCHILL JR, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

CLARKE III, I.; FLAHERTY, T. B. Advances in eletronic marketing. Hershey: IGI Publishing. 2005.

DIONÍSIO, P. et al. B-Mercator: blended marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2009.

EBIT.COM. Relatório webshoppers 2018. Disponível em: http://www.ebit.com.br/webshoppers. Acesso em 02/10/2018.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

GERALDO, G. C.; MAINARDES, E. W. Estudo sobre os fatores que afetam a intenção de compras online. REGE-Revista de Gestão, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 181-194, 2017.

HALL, R. The strategic analysis of intangible resources. Strategic Management Journal, v. 13, n. 2, p. 135-144, 1992.

KALAKOTA, R.; ROBINSON, M. M-business tecnologia móvel e estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2002.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing–a bíblia do marketing, 12ª edição. 2006.

KELLER, K. L.; MACHADO, M. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

KOTLER, P. et al. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações-usando Microsoft Excel português. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

LEVY, M.; WEIZ, B. A. Administração de varejo. São Paulo: Atlas, 2000

LIMEIRA, T. M. V. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003.

LIN, Jiabao et al. Understanding the evolution of consumer trust in mobile commerce: a longitudinal study. Information Technology and Management, v. 15, n. 1, p. 37-49, 2014.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

NUNES, G.; HAIGH, D. Marca: valor do intangível medindo e gerenciando seu valor econômico. São Paulo: Atlas, 2003.

O’CONNEL, Brian. B2B. com–Ganhando Dinheiro no E-Commerce Business-to-Business. ISBN, v. 85, p. 1244-7, 2002.

PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000.

PINSONNEAULT, A.; KRAEMER, K. L. Survey research methodology in management information system: an assessment. Journal of Management Information Systems, v. 10, n. 2, p. 75-105, 1993.

PWC.COM.BR. Relatório total retail consumer 2016. Disponível em: https://www.pwc.ru/en/publications/totalretail-2016.html. Acesso em 10/06/2019.

QUITÉRIA, Cristina; MORETTI, Sergio Luiz do Amaral. Relacionamento, facilidade de uso percebida, comunicação boca a boca e hospitalidade virtual em compras online: validação de um modelo de pesquisa. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 620-636, 2018.

ROJO, F. J. G. Varejo. In: DIAS, S. R. (org.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

ROSA, M. A reputação na velocidade do pensamento: imagem e ética na era digital. São Paulo: Geração Editorial, 2006.

SAMARA, B. S.; BARROS, J. C. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologias. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

SANTOS, Renata Carneiro; HAMZA, Kavita Miadaira; DA COSTA NOGAMI, Vitor Koki. E-commerce de Artigos de Moda: Análise da Influência dos Atributos da Compra Online. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 5, n. 1, p. 64-80, 2016.

SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

______. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SPOSITO, E. S. Redes e cidades. São Paulo: Ed. UNESP, 2006.

TAVARES, M. C. A força da marca: como construir e manter marcas fortes. São Paulo: Harbra, 1998.

TURBAN, E.; KING, D. Comércio eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

VIANA, J. J. S. et al. A importância do comportamento de compra do consumidor para o merchandising: uma reflexão teórica. In: Congresso Internacional de Administração (ADMPG), 7., 2010, Ponta Grossa, Paraná. Anais do VII ADMPG. Ponta Grossa: Cine Teatro Opera, 2010.

WILSON, R.; GILLIGAN, C. Strategic marketing management: planning, implementation and control. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Edição

Seção

Artigos