Elementos Formadores do Capital Intelectual no Contexto das Pequenas e Médias Empresas

Autores

  • Vanessa Aparecida Scantamburlo Faculdade de Educação,Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
  • Diander Saracho Delgado Faculdade de Educação,Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)
  • Rafael Todescato Cavalheiro Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC) http://orcid.org/0000-0002-3468-5357
  • Andréia Maria Kremer Faculdade de Educação,Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC) http://orcid.org/0000-0002-7162-246X

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n2.p61-75.847

Palavras-chave:

Capital Intelectual. Capital Humano. Capital Relacional. Capital Estrutural.

Resumo

Devido aos avanços nas discussões sobre o Capital Intelectual e da importância econômica e social das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) para o Brasil, este estudo teve por objetivo identificar a presença dos elementos formadores do Capital Intelectual (CI) no contexto das PMEs. Para tanto, realizou-se um estudo multicaso com aplicação de questionário adaptado de Bontis (1998) e entrevistas com abordagem qualitativa e quantitativa. Para análise da presença dos elementos formadores do CI, utilizou-se como base o estudo de Gimenes, et al. (2016). Os resultados revelam uma forte presença dos elementos Capital Relacional, Capital Estrutural e Capital Humano, tanto na empresa Alfa (pequena empresa) quanto na empresa Beta (média empresa), demonstrando que os elementos formadores do CI estão presentes no contexto das PMEs. As evidências de conteúdo permitem inferir, que em ambas as empresas, os gestores reconhecem a existência do CI e acreditam na sua importância, porém ainda não possuem medidas que possibilitam mensurar o valor desses ativos intangíveis. Verificou-se também o desejo dos gestores de obterem relatórios que evidenciem o grau de contribuição dos elementos formadores do CI na maximização do valor da empresa, de modo a subsidiar a tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Vanessa Aparecida Scantamburlo, Faculdade de Educação,Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)

Contadora e Pós-graduanda em Contabilidade Gerencial Estratégica pela Faculdade  de Educação,Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC).

Diander Saracho Delgado, Faculdade de Educação,Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)

Contador e Pós-graduando em Contabilidade Gerencial Estratégica pela Faculdade  de Educação,Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC).

Rafael Todescato Cavalheiro, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)

Mestre em Agronegócios (UFGD), Pós-graduação em Gestão de Pessoas (UCDB), Graduação em Ciências Contábeis (UFGD). Atualmente é professor e coordenador do curso Ciências Contábeis na Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC) e técnico administrativo na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Andréia Maria Kremer, Faculdade de Educação,Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)


Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especilização em Gestão Empreendedora de Negócios pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Graduada em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Professora Formadora do curso de Administração Pública na EaD da Universidade Federal da Grande Dourados e professora do curso de Administração na Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC).

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Publicado

2019-04-01

Edição

Seção

Artigos