Avaliação da comunicação do posicionamento estratégico: medição do impacto de uma marreta ou análise do envolvimento de uma neblina?
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n2.p51-60.843Palavras-chave:
PPosicionamento Estratégico. Comunicação. Avaliação de Efeitos.Resumo
Pensando a avaliação da comunicação do posicionamento estratégico nas organizações, frente à complexidade dos dias atuais, é viável continuar utilizando os tradicionais modelos de hierarquia de efeitos? Os efeitos da comunicação do posicionamento não podem ser comparados ao impacto de um golpe de marreta e sim a uma neblina que envolve seus potenciais clientes. Porém, os modelos tradicionalmente utilizados para medição dos efeitos da comunicação têm como principais características, a linearidade e unidirecionalidade, se aproximando assim da medição do impacto de uma marreta, mas não dando conta de avaliar as nuances de uma neblina. Nesse sentido, tomando como base a visão sistêmica sobre comunicação, podem-se buscar na cibernética os modelos alternativos para tarefa de analisar o envolvimento da neblina da comunicação do posicionamento. Todavia, em termos de estratégia, os modelos cibernéticos se aproximam mais da escola de configuração do que da escola de posicionamento liderada por Porter. Mas, considerando que a primeira escola enxerga a formação de estratégia como um processo de transformação, se a organização está em movimento seu posicionamento também não seria passível de mudanças? Entretanto, o presente ensaio não pretende encontrar respostas definitivas para essa questão ou outras que surgirão durante o texto, mas sim permitir reflexões aprofundadas sobre o tema em discussão. Ao final, caberá ao leitor decidir se é melhor continuar medindo o impacto de uma marreta ou se aventurar nos mistérios de uma neblina.
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