Perspectivas de carreira dos estudantes de administração da Universidade Federal de Mato Grosso: comparativo entre os estudantes das gerações X e Y
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n1.p87-104.780Palavras-chave:
Planejamento de carreira. Perspectiva profissional. Geração X. Geração Y.Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre as perspectivas de carreira dos estudantes de administração da Universidade Federal de Mato Grosso nas diferentes gerações dos participantes. O objetivo geral é identificar a pretensão de carreira após a conclusão do curso e, de modo mais especifico, pesquisar o quanto a universidade pode influenciar nessas decisões; detectar se o estudante tem desenhado o seu planejamento de carreira e as perspectivas de carreiras nas diferentes gerações. A metodologia é de caráter exploratório, descritiva, quantitativa e a técnica de coleta de dados foi um levantamento de dados por meio de questionário com perguntas fechadas. Notou-se no referencial teórico que as gerações comparadas (X e Y) são muito diferentes em termos de expectativas de vida e carreira, mas que nesse estudo as respostas foram similares. Identificou-se que os estudantes têm realizado o planejamento de carreira, ainda que na universidade não tenha sido abordado de forma concreta. Foram constatados em quais ramos os estudantes já atuam e comparou-se como isso pode influenciar na escolha de carreira, o que foi demostrado ao abordarem sobre quais as pretensões de carreira. Além disso, revelou-se quais as suas prioridades na escolha de seus empregos e os fatores que levariam a desistir dele, o que para ambas das gerações comparadas (X e Y) foi similar.
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