Perspectivas de carreira dos estudantes de administração da Universidade Federal de Mato Grosso: comparativo entre os estudantes das gerações X e Y

Autores

  • Mariana de Siqueira Haidamus Monteiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Diogo Barbosa Leite INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n1.p87-104.780

Palavras-chave:

Planejamento de carreira. Perspectiva profissional. Geração X. Geração Y.

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre as perspectivas de carreira dos estudantes de administração da Universidade Federal de Mato Grosso nas diferentes gerações dos participantes. O objetivo geral é identificar a pretensão de carreira após a conclusão do curso e, de modo mais especifico, pesquisar o quanto a universidade pode influenciar nessas decisões; detectar se o estudante tem desenhado o seu planejamento de carreira e as perspectivas de carreiras nas diferentes gerações. A metodologia é de caráter exploratório, descritiva, quantitativa e a técnica de coleta de dados foi um levantamento de dados por meio de questionário com perguntas fechadas. Notou-se no referencial teórico que as gerações comparadas (X e Y) são muito diferentes em termos de expectativas de vida e carreira, mas que nesse estudo as respostas foram similares. Identificou-se que os estudantes têm realizado o planejamento de carreira, ainda que na universidade não tenha sido abordado de forma concreta. Foram constatados em quais ramos os estudantes já atuam e comparou-se como isso pode influenciar na escolha de carreira, o que foi demostrado ao abordarem sobre quais as pretensões de carreira. Além disso, revelou-se quais as suas prioridades na escolha de seus empregos e os fatores que levariam a desistir dele, o que para ambas das gerações comparadas (X e Y) foi similar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Siqueira Haidamus Monteiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Bacharel em Administração pela UFMT

Diogo Barbosa Leite, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Cuiabá. Atualmente é Mestrando Regular do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Em pesquisa, atua com ênfase em Marketing, Inovação e Desempenho Organizacional. Tem experiência em projetos de Planejamento e Inteligência de Mercado, Estudos Prospectivos de Mercado e Modelagem de Negócios. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso - FACC/UFMT e Professor da Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFMT. É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Classe D1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. 

 

Referências

A ETIMOLOGIA do trabalho. e-PSICO. [2010]. Disponível em: http://www.ufrgs.br/e-psico/subjetivacao/trabalho/etim_trab.htm#. Acesso em: 22 jan. 2017.

AGUIAR, R. S. Conflito das gerações no mercado de trabalho. Thesis, São Paulo, n. 21, p. 1-24, 2014.

ALBERTO, L. C. F. R. Os determinantes da felicidade no trabalho: um estudo sobre a diversidade nas trajetórias profissionais de engenheiros. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

ANDRADE, G. A. Carreira tradicional versus carreira proteana: um estudo comparativo sobre a satisfação com a profissão, carreira e emprego. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2009.

ANDREASI, D. Consumismo X Pirâmide de Maslow – Uma outra visão da teoria. [2011]. Disponível em: http://jovemadministrador.com.br. Acesso em: 22 jan. 2017.

BLESSMANN, C. B. Perspectivas profissionais e planejamento de carreira dos estudantes de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012. Monografia (Graduação em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BLOCH, E. O princípio da esperança. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

CAXITO, F. Afinal, existe geração Y no Brasil? [2010]. Disponível em: http://www.dicasprofissionais.com.br/afinal-existe-geracao-y-no-brasil/. Acesso em: 15 mar. 2017.

CAZALEIRO, L. E. F. Práticas de liderança: um contraste entre Geração X e Geração Y. 2011. Monografia (Graduação em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CIA DE TALENTOS. Pesquisa: Carreira dos sonhos dos jovens. [2016]. Disponível em: http://www.ciadetalentos.com.br/esj/. Acesso em: 10 fev. 2017.

CORDEIRO, H. T. D. ; FREITAG, B. B. ; ALBUQUERQUE, L. G. . Existem Práticas Diferenciadas de Gestão de Pessoas para a Geração Y em Organizações Brasileiras?. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 15., 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2012. p. 1-17.

DALAPRIA, N. T. et al. A inserção da Geração Z no mercado de trabalho e o impacto causado nas organizações. [2015]. Disponível em: www.admpg.com.br/2015/down.php?id=1468&q=1. Acesso em: 10 fev. 2017.

DELUCA, Gabriela; OLIVEIRA, Sidinei Rocha de ; CHIESA, Carolina Dalla. Projeto e Metamorfose: Contribuições de Gilberto Velho para os Estudos sobre Carreiras. Rev. adm. Contemp, v. 20, n. 4, p. 458-476, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140080.

DUTRA, J. S. Gestão de carreiras na empresa contemporânea. São Paulo: Atlas, 2010.

FARIAS, T. F. A. O conceito de trabalho nos manuscritos econômico-filosófico de Karl Marx. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

FEIXA, Carles; LECCARDI, Carmem. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. Soc. estado, Brasília , v. 25, n. 2, p. 185-204, ago./2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922010000200003.

FREITAS, Lêda Gonçalves de; FACAS, Emílio Peres. Vivências de prazer-sofrimento no contexto de trabalho dos professores. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro , v. 13, n. 1, p. 7-26, abr. 2013.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil. São Paulo: SEBRAE, 2015.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil: 2016. Curitiba: IBQP, 2017.

GLOOB. Geração Alpha - Um mindset em construção. Parceria entre o canal Gloob e Play Conteúdo Inteligentes. [2016]. Disponível em: http://gente.globosat.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Globosat-Gente-Geracao-Alpha.pdf. Acesso em: 25 jan. 2017.

JORDANI, P. S. et al. Fatores determinantes na escolha profissional: um estudo com alunos concluintes do ensino médio da região Oeste de Santa Catarina. Revista ADMpg Gestão Estratégica, Ponta Grossa, v. 7, n. 2, p. 25-32, 2013.

MALLET, E. A importância do planejamento de carreira na vida profissional. [2015]. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-do-planejamento-de-carreira-na-vidaenio-mallet. Acesso em: 25 jan. 2017.

MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTINS, T. S; PENA, F. G. Baby boomers, x e y: diferentes gerações “coexistindo” nos ambientes organizacionais. Revista do Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, v. 1, n. 10, p. 1-14, 2015.

MEGGINSON, L. C.; MOSLEY, D. C.; PIETR P. H. Administração: conceitos e aplicações. São Paulo: Harbra, 1998.

MEYE, M. Quais as diferenças entre as gerações X, Y e Z e como administrar os conflitos? [2016]. Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/post/13498-quais-as-diferencasentre-as-geracoes-x-y-e-z-e-como-administrar-os-conflitos. Acesso em: 26 jan. 2017.

NASCIMENTO, A.E.; BARBOSA, J.P. Trabalho História e Tendências. São Paulo: Ática, 1996.

NUNES, V. K. Como os pais podem ajudar na escolha da profissão de seus filhos. [2011]. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/carreira/noticia/2242001/veja-como-pais-podem-ajudar-escolha-profissao-seus-filhos. Acesso em: 26 jan. 2017.

OLIVEIRA, L. M. S at al. Atitudes de Carreira e Diferenças Geracionais: Um Estudo em Empresas Cearenses. In: ENCONTRO DA ANPAD 35., 2001. Anais [...]. Rio de Janeiro: EnANPAD, 2011.

OLIVEIRA, M. F. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011.

PEDROSA, F. B. O.; SANTOS, J. N. Da Relação Entre Projeto de Vida e o Opt-Out na Carreira. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 5., 2015, Salvador. Anais [...]. Salvador: ANPAD, 2015.

REIS, J. T. História do trabalho e seu conceito. [2010]. Disponível em: http://blog.newtonpaiva.br/direito/wp-content/uploads/2012/08/PDF-D6-10.pdf. Acesso em: 28 fev. 2017.

RIBEIRO, A. L. Teorias da administração. São Paulo: Saraiva, 2004.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ROMÃO, C. A relação homem-trabalho. [2004]. Disponível em: http://www.cesarromao.com.br/redator/item24141.html. Acesso em: 09 mar. 2017.

SANT’ANNA, A. S.; KILIMNIK, Z. M. Nova carreira. São Paulo: GV Executivo, 2009.

SANTOS, C. F. et al. O processo evolutivo entre as gerações X, Y e Baby Boomers. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 24., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FIA/USP, 2011.

SANTOS, L. M. M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 57-66, jan./abr. 2005.

SPAGGIARI, A. Com crise, os jovens voltam a valorizar estabilidade da geração X. [2016]. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2016/12/15/com-crise-jovensvoltam-a-valorizar-estabilidade-da-geracao-x.htm?mobile&width=600. Acesso em: 09 mar. 2017.

STEFFEN, E. G. Geração X: "geração do CDI". [2014]. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/colunistas/financas-e-investimentos-semcomplicacao/geracao-x-geracao-do-cdi. Acesso em: 09 mar. 2017.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

2019-02-24

Edição

Seção

Artigos