Gestão por competência: uma análise das competências sob a perspectiva dos servidores do IBAMA de Santa Catarina

Autores

  • Fernando Clemente Cunha Bastos UNIVALI
  • Felipe Borges UNIVALI
  • Altir Webber de Mello Neto FATENP
  • Aretuza Balardin Sainz FATENP
  • Larisa Hemkemeier Webber de Mello FATENP

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n1.p74-86.778

Palavras-chave:

Gestão. Competência. Serviço Público.

Resumo

Configura-se como um desafio às organizações contemporâneas, sejam elas públicas ou privadas, a utilização de instrumentos de gestão que possam proporcionar a sustentabilidade de certo grau de competitividade. Para a obtenção de vantagem competitiva, a prática e a literatura atual têm apontado para a gestão por competências como uma direção para este alcance. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar as competências sob a percepção dos servidores da área fiscal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis – IBAMA. Para tal a pesquisa foi classificada como aplicada, exploratória e descritiva, sendo também bibliográfica, documental e de campo, com base em entrevista semiestruturada, tratando-se de um estudo de caso. Estudou-se a organização, seu histórico e realizou-se uma análise organizacional. A justificativa da abordagem para adequar e rever as lotações dos servidores, identificando as lacunas e adequando a lotação de acordo com a competência e o conhecimento de cada servidor. Assim, foi possível analisar que a gestão por competência no meio institucional público, ou até mesmo privado, torna um ambiente de trabalho mais harmonioso. Grande parte dos agentes ambientais federais possui clareza muita bem definida e a importância do trabalho de cada um. Finalmente, como sugestão para a instituição é necessário que os gestores se dediquem em solucionar problemas internos na área da fiscalização.

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Biografia do Autor

Fernando Clemente Cunha Bastos, UNIVALI

Possui graduação em Administração pela UNISOCIESC (2003) e mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2017). Atualmente é docente da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP) e Faculdade Borges de Mendonça. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia organizacional, recursos humanos, gestão de projetos, gestão estratégica, estruturas organizacionais, gestão da qualidade.

Felipe Borges, UNIVALI

Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí

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Publicado

2019-02-24

Edição

Seção

Artigos