Indicadores de gestão do ensino técnico federal e sua correlação com eficiência acadêmica: uma análise da relação entre o desempenho discente e os investimentos ocorridos com a política pública de expansão dos institutos federais da região Nordeste entre 2012 e 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n3.p07-19.769

Palavras-chave:

Indicadores. Políticas Públicas. Eficiência Acadêmica. Educação Pública Técnico-Tecnológica. Rede Federal de Ensino.

Resumo

A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFEs), enquanto política pública de expansão do ensino técnico-tecnológico ensejou um aumento exponencial de recursos aplicados nos mesmos. Para acompanhamento do desempenho e avaliação dos resultados quanto à destinação de recursos materiais e humanos, o Tribunal de Contas da União (TCU) estabeleceu indicadores acadêmicos que expressam o resultado da ampliação da oferta e a melhoria da eficiência e da eficácia das instituições federais de educação profissional. O objetivo deste artigo é analisar, nos Institutos Federais da Região Nordeste entre os anos de 2012 e 2016, a correlação entre a Taxa de Eficiência Acadêmica dos Concluintes – indicador de qualidade que mede a capacidade de alcançar êxito entre os alunos que finalizam – e os demais indicadores de gestão estabelecidos, desde 2005, pelo TCU, para as Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – EPCT. Quanto à metodologia, foi empregada a análise quali-quantitativa para melhor atender ao objetivo da pesquisa, que enseja a apreciação de dados numéricos mensuráveis, sem prejuízo da análise dos fatores motivacionais e interpretativos. Os resultados mostraram que não existe relação entre o indicador de qualidade Taxa de Eficiência Acadêmica de Concluintes e os indicadores de gestão estabelecidos pelo TCU na amostra analisada.

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Biografia do Autor

Marilia Souto Matsumoto, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Ciências Contábeis (UFAL), Especialista em Auditoria em Organizações do Setor Público (Unyleya) e Mestranda em Administração Pública (UFAL). Atuou como Contadora no Ministério da Saúde de junho de 2010 a novembro de 2011. É Auditora no Instituto Federal de Alagoas desde novembro de  2011.

Sheila Silva Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Licenciatura em Matemática pela UFAL, Bacharel em Ciências Contábeis, Especializações em Auditoria e Controladoria, Gestão Educacional e Contabilidade Pública. Mestranda no Mestrado Profissional de Administração Pública - PROFIAP. Atuou durante oito anos no Setor de Planejamento e Orçamento do Jornal Gazeta de Alagoas, exercendo a função de Analista de Planejamento. Lecionou matemática e contabilidade na AESA (Associação de Ensino Superior de Alagoas) durante dois anos. No Senac - AL foi responsável pelo Setor Orçamentário. Desde setembro de 2012 exerce o cargo de contadora no Instituto Federal de Alagoas.

Luciana Peixoto Santa Rita, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Alagoas (1993), graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal de Alagoas e ministra aulas no Curso de Graduação em Administração e nos Programas de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFINIT), Administração Pública (PROFIAP) e Economia Aplicada. Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: políticas públicas, estratégia e cenários, competitividade industrial, economia de empresas, inovação e sistemas de inovação. Atua como pesquisadora na FIEA. Consultora ADHOC da CAPES, Avaliadora do INEP e da EAD/CAPES.

Ibsen Bittencourt Pinto, Universidade Federal de Alagoas.

Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie-SP), Mestre Educação Brasileira na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC (UFAL), MBA em Gestão de Turismo (UBM-RJ), Especialista em Matemática (UFPE), Bacharel em Administração de Empresas (UFAL) e Bacharel em Turismo (CESMAC). É Professor Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais ? NEES/UFAL/CNPq, atuando como Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT e dos cursos de graduação de Administração de Empresas e Ciência da Computação. Já publicou mais de 100 artigos acadêmicos em Periódicos e Congressos Nacionais e Internacionais. É Sócio Proprietário da IT4LIFE empresa que desenvolve software baseado em recomendações humanas e consultoria na gestão de negócios complexos. Já trabalhou na Gerencia Comercial da VARIG Linhas Aéreas S/A e Contecny Contruções Ltda e na ICE Equipment que atuava no setor de importação e exportação de equipamentos SOREDEX da Finlândia e QR s.r.l da Itália.

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2019-07-01

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Artigos