Avaliação do Balanced Scorecard em microempresa na percepção do gestor, colaboradores e clientes

Autores

  • Marcelo da Costa Borba Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Josefa Ediliede Santos Ramos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Fulvia Fernanda Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria do Carmo Maracajá Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodolfo Araújo Moraes Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n3.p172-185.675

Palavras-chave:

Balanced Scorecard. Microempresa. Análise estratégica.

Resumo

O presente trabalho traz uma pesquisa conduzida em uma microempresa varejista de alimentos localizada no município de Serraria/PB. O objetivo desse estudo foi analisar e apresentar a visão dos envolvidos (gestor, colaboradores e clientes) sobre a execução do Balanced Scorecard (BSC), após quatro anos de sua implantação. Nos aspectos metodológicos, o estudo foi de caráter intervencionista, por meio de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e quantitativa nas análises dos dados. A fonte dos dados utilizada foi de natureza primária e secundária. Os resultados mostraram que o processo dinâmico da execução do BSC, gera uma gestão da estratégia capaz de fornecer estrutura adequada à microempresa, garantindo o desenvolvimento dos serviços e engajando no esforço de planejamento do gestor, os colaboradores e apoio dos clientes. Com isso, há o aprimoramento da gestão dos processos alimentada por um articulismo entre ações executadas e o plano de comunicação ajustados dinamicamente.


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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos