Visual merchandising no varejo de moda e a experiência do consumidor: um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n3.p81-98.669

Palavras-chave:

Visual Merchandising. Varejo de Moda. Experiência do Consumidor. Atmosfera de Loja. Comportamento do Consumidor.

Resumo

As técnicas de visual merchandising são utilizadas no varejo de moda a fim de adquirir vantagem competitiva frente a um cenário cada vez mais dinâmico e desafiador. Ademais, os consumidores atuais não almejam apenas o produto ideal, mas principalmente a experiência advinda deste processo de busca e aquisição O presente estudo investiga a produção científica referente à utilização das técnicas de visual merchandising no varejo de moda associado à experiência do consumidor. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliométrica em periódicos nacionais e internacionais com a utilização das bases de dados Ebsco, Scopus, Spell, Web of Science e Scielo, abrangendo o escopo dos últimos sete anos (2010-2016). Após a coleta dos dados, foi realizada a análise de conteúdo, sendo esta uma pesquisa de abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Dentre os resultados foi possível identificar, além das variáveis de visual merchandising mais pesquisadas, possíveis lacunas teóricas ainda a serem desenvolvidas, tais como às relacionadas ao varejo online, área em crescimento, mas ainda incipiente em termos de pesquisa acadêmica, e as que associam as variáveis de visual merchandising com a experiência de compra como um todo, sendo estas variáveis normalmente estudadas de forma isolada.


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Biografia do Autor

Ludmila Bandeira Lima Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração - Linha Marketing e Estratégia (UFSC-SC, 2016), Professora do Curso Técnico de Design de Interiores (SENAC-SC), Administradora de empresas com formação em Bacharelado em Administração na Universidade Federal de Pelotas (UFPel-RS, 2015) e Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição (UFPel-RS, 2010). Participou do programa de Trainee e exerceu a atividade de gerência de loja em uma das maiores redes varejistas do país, desenvolvendo as atividades de gestão de equipe e processos a fim de atingir os resultados propostos, com ênfase no desenvolvimento de pessoal. Exerceu a atividade de gestora de projetos de arquitetura junto a MGM Empresa Construtora e desde o inicio de sua atividade acadêmica desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a gráfica digital e gestão da construção. Hoje desenvolve pesquisa na área de administração com interesse nos temas relacionados ao visual merchandising, marketing e comportamento do consumidor.

Ana Maria Simões Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

É mestranda, bolsista da CAPES, no Programa de Pós Graduação em Administração, na linha de Marketing e Estratégia, na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha como tutora de educação à distância no curso de graduação em administração, na Universidade Federal de santa Catarina. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Publicidade e na área de Marketing.

Martin de La Martinière Petroll, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto C1 do Departamento de Ciências da Administração do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/CSE/UFSC). Doutor (2013) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período de doutorado-sanduíche na Boston College (Boston/MA/EUA). Mestre (2007) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado (2003) em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/UFSC) e do Curso de Administração (CAD-UFSC). Linha de pesquisa: Marketing, Comunicação, Comportamento do Consumidor. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO). 

Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular - Ph.D., do Departamento de Ciências da Administração, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado em Administração pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG-U.Minho/2013-2014 - Braga/Portugal - Bolsa Estágio Sênior CAPES), Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP-UFSC-2000 - Bolsa CAPES), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA-UFSC-1992 - Bolsa CAPES) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1982). Professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC), Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC) e do Curso de Administração (CAD-UFSC). Linha de pesquisa: Marketing, Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Acreditação Hospitalar e Universitária. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO).

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Publicado

2018-06-30

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Artigos