Comportamento do consumidor nova-pratense para compras em ambientes físicos ou virtuais
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p102-114.597Palavras-chave:
Consumidor. Logística. Loja Virtual.Resumo
O tema trata sobre o comportamento do consumidor nova-pratense, que efetua compras físicas e/ou virtuais com o propósito de poder identificar seu perfil, os produtos e o que o leva a adquirir esses produtos de forma física e/ou virtual, por meio de entrevistas com empresas sobre o comportamento desse consumidor e aplicação de questionários à população. Por fim, criar recomendações aos lojistas de Nova Prata a partir da análise e identificação dos resultados propostos anteriormente. O método adotado é de natureza qualitativa, de nível exploratório com estudo de caso quando tratado das entrevistas com as empresas participantes do estudo e quantitativa, de nível descritivo e aplicação de estratégia survey para a análise e apreciação das informações obtidas através da coleta de dados da pesquisa com a maior amostra possível de consumidores residentes em Nova Prata/RS.
Downloads
Referências
COOPER, Donald R; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de Pesquisa em Administração. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
DE ANGELO, F. Claudio; GIANGRANDE, Vera. Marketing de relacionamento no varejo. São Paulo: Saint Paul Editora. 2007.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HAIR JUNIOR, F. et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HAWKINS, Del. I; MOTHERSBAUGH, David. L; BEST, Roger. J. Comportamento do Consumidor: construindo a estratégia de marketing. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.
MICHEL, Helena M. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2009.
MOURA, Amauri. Diferenças e semelhanças do comércio físico e virtual. 2014. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/diferencas-e-semelhancas-comercio-fisico-e-virtual/>. Acesso em 06 abr. 2016.
PEREIRA, M. José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
PETER, J. Paul; OLSON, C. Jarry. Comportamento do Consumidor e estratégia de marketing. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
ROCHA, Lygia Carvalho. Consumidor: Como Elaborar o seu Perfil. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
SANTOS, Pedro Antônio dos; KIENEN, Nádia; CASTIÑEIRA Maria Inês. Metodologia da Pesquisa Social: Da proposição de um problema à redação e apresentação do relatório. São Paulo: Atlas, 2015.
SCHWERINER, Mario René. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Saraiva, 2006.
SOLOMON, Michael. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
TEIXEIRA, Tarcísio. Comércio Eletrônico: conforme o marco civil da internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2015.
TURBAN, Efraim; KING, David. Comércio eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
WALLIMAN, Nicholas. Métodos de Pesquisa. Tradução: Arlete Simille Marques. São Paulo: Saraiva, 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.