Capacitação em Educação 4.0 na Polícia Militar de Santa Catarina: novas perspectivas para a formação policial
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2188Resumo
A inovação que surge como diferencial para melhor formar profissionais é uma área que necessita de estudos constantes, visando o aperfeiçoamento e melhora dos processos e resultados. Nessa esteira, este artigo tem como objetivo analisar a capacitação dos instrutores à luz da Educação 4.0 na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O estudo, de natureza descritiva e com abordagem qualiquantitativa, utilizou como instrumentos de coleta as respostas das atividades realizadas em um treinamento específico para este público alvo, tais como questionários sócio-acadêmicos, questionários abertos, gravações em vídeo e podcasts. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise temática de conteúdo, considerando os pilares da Educação 4.0: personalização, colaboração, aprendizagem baseada em problemas (ABP) e aprendizagem ao longo da vida. Os resultados permitiram traçar o perfil dos instrutores, majoritariamente do sexo masculino, com especialização e até 5 anos de docência, e identificar o estilo de aprendizagem visual como predominante. A análise das atividades evidenciou que a experiência profissional dos policiais é um elemento crucial para a resolução de problemas complexos e para a contextualização do ensino. Ao final, tem-se que a capacitação contribuiu para a introdução de práticas pedagógicas inovadoras na formação policial, destacando a importância de se articular os princípios da Educação 4.0 com as especificidades do contexto policial militar. O estudo oferece interessantes subsídios para a reformulação de programas de formação docente em corporações militares.
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Copyright (c) 2025 Silvana Rodrigues de Souza, Sérgio Ricardo Trombetta

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