Atributos, barreiras e desafios que impactam o processo decisório no desenvolvimento de Smart Campus
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2064Resumo
Este estudo identifica os atributos, barreiras e desafios que afetam o desenvolvimento de Smart Campus e influenciam o processo decisório. A pesquisa esclarece seu impacto na implementação e gestão desses ambientes, fornecendo subsídios para decisões mais eficientes. A metodologia adotada combina uma revisão sistemática da literatura e análise de conteúdo para mapear os principais atributos, barreiras e desafios associados ao desenvolvimento de Smart Campus. A abordagem teórica baseia-se na interação entre stakeholders e fatores contextuais, como governança, infraestrutura tecnológica e cultura institucional. Foram identificados 11 atributos essenciais, incluindo conectividade digital, interoperabilidade de sistemas e segurança da informação. Além disso, a pesquisa revelou 8 barreiras que dificultam a implementação, como resistência à mudança e restrições orçamentárias, e 7 desafios relacionados à gestão estratégica, integração tecnológica e políticas de privacidade. A análise evidenciou que a superação dessas barreiras e desafios requer estratégias adaptativas e um alinhamento entre stakeholders. Conclui-se que a adoção de atributos específicos, aliada a estratégias eficazes para mitigar barreiras e desafios, é fundamental para fortalecer a eficiência da gestão e promover a inovação e sustentabilidade dos Smart Campus. Os achados deste estudo contribuem para o desenvolvimento de diretrizes práticas voltadas à tomada de decisão informada e à melhoria contínua desses ambientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Navus - Gestão e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.