Aplicação da UTAUT2 em app de vídeos curtos para planejar viagens: um estudo qualitativo no Brasil
a Qualitative Study in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2053Resumo
Aplicativos de vídeos curtos em redes sociais têm se mostrado influentes no planejamento de viagens, afetando percepções e comportamentos turísticos. Este estudo aplica a UTAUT2 para identificar as dimensões relevantes para aceitação de uso de aplicativos de vídeos curtos de turismo para o planejamento de viagem, bem como indicar suas potenciais implicações práticas para desenvolvedores de aplicativos turísticos e profissionais de marketing de destinos. Baseado em 66 entrevistas com usuários brasileiros de vídeos curtos sobre destinos turísticos, utilizou análise de conteúdo e mapeamento de palavras-chave via VOSviewer. Os resultados confirmam que expectativa de desempenho, esforço, motivação hedônica e hábito são determinantes no uso desses aplicativos de vídeos curtos no planejamento de viagens, enquanto influência social, condições facilitadoras e valor do preço têm impacto irrelevante. Os usuários percebem esses aplicativos como ferramentas úteis, práticas e funcionais, gerando sentimentos hedônicos diversos e reforçando sua utilidade no planejamento de viagens. Revela uma mudança no comportamento dos turistas, que se tornam planejadores autônomos ao ter fácil acesso à informação por meio desses apps de vídeos curtos, impactando a dinâmica do turismo com maior controle e personalização. Além disso, na prática, desenvolvedores devem projetar funcionalidades que enfatizem desempenho e motivação hedônica, enquanto profissionais de marketing devem focar em conteúdos visuais rápidos e informativos para engajar potenciais viajantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leylane Meneses Martins, Luiz Mendes Filho, Marcelo de Santana Porte, Sérgio Marques Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.


