Aplicação da UTAUT2 em app de vídeos curtos para planejar viagens: um estudo qualitativo no Brasil

a Qualitative Study in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.2053

Resumo

Aplicativos de vídeos curtos em redes sociais têm se mostrado influentes no planejamento de viagens, afetando percepções e comportamentos turísticos. Este estudo aplica a UTAUT2 para identificar as dimensões relevantes para aceitação de uso de aplicativos de vídeos curtos de turismo para o planejamento de viagem, bem como indicar suas potenciais implicações práticas para desenvolvedores de aplicativos turísticos e profissionais de marketing de destinos. Baseado em 66 entrevistas com usuários brasileiros de vídeos curtos sobre destinos turísticos, utilizou análise de conteúdo e mapeamento de palavras-chave via VOSviewer. Os resultados confirmam que expectativa de desempenho, esforço, motivação hedônica e hábito são determinantes no uso desses aplicativos de vídeos curtos no planejamento de viagens, enquanto influência social, condições facilitadoras e valor do preço têm impacto irrelevante. Os usuários percebem esses aplicativos como ferramentas úteis, práticas e funcionais, gerando sentimentos hedônicos diversos e reforçando sua utilidade no planejamento de viagens. Revela uma mudança no comportamento dos turistas, que se tornam planejadores autônomos ao ter fácil acesso à informação por meio desses apps de vídeos curtos, impactando a dinâmica do turismo com maior controle e personalização. Além disso, na prática, desenvolvedores devem projetar funcionalidades que enfatizem desempenho e motivação hedônica, enquanto profissionais de marketing devem focar em conteúdos visuais rápidos e informativos para engajar potenciais viajantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leylane Meneses Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Turismo.

Luiz Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente Associado do Departamento de Turismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Administração (Auckland University of Technology, Nova Zelândia) com Pós-doutorado em Turismo (Bournemouth University, Inglaterra).

Marcelo de Santana Porte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e docente convidado no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Contabilidade (Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, Portugal) com Pós-doutorado em Educação (Universidade Federal do Tocantins – UFTO)

Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Agronomia.

Downloads

Publicado

2025-11-17

Edição

Seção

Artigos