Estratégias de fomento à inovação nas universidades públicas do nordeste brasileiro e seu impacto no depósito, concessão e transferência de patentes
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2021Resumo
Este estudo explorou as estratégias das Universidades públicas da região Nordeste no fomento à inovação e seu impacto nos indicadores de propriedade intelectual, com foco em depósitos, concessões e transferências de patentes. A análise qualitativa, baseada em estudo de casos múltiplos, revelou que 70% das universidades atualizaram suas políticas de inovação, com 11 delas constando no ranking de inovação do INPI de 2023. Evidenciou, também a carência de políticas atualizadas ou transparentes, como os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), que desempenham um papel crucial na gestão da inovação. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que visa a iniciação tecnológica, se mostrou presente em todas as universidades estudadas, mas a divulgação dos editais e resultados ainda é limitada. Eventos e capacitações relacionados à inovação ocorrem esporadicamente, e a participação em projetos de P&D, como as Unidades Embrapii, foi destacada somente em cinco instituições. A presença de vitrines tecnológicas, essenciais para a transferência de tecnologia, foi observada em 12 universidades, mas muitas delas mantêm portfólios desatualizados. O depósito de patentes mostrou crescimento instável, impactado pela pandemia de Covid-19, com algumas universidades, como a UFAL, apresentando queda significativa, enquanto outras, como a UFCG, lideraram o ranking com uma recuperação gradual após 2020. A quantidade insatisfatória de concessões e transferências de patentes demonstraram a predominância de dedicação às estratégias voltadas às atividades de proteção e gestão da PI, em detrimento de estratégias que possam facilitar a transferência de conhecimento e tecnologia das universidades para o setor privado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Cristina Ferreira Silva Pires, Ana Karla de Souza Abud

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.