Identificação de melhorias nos processos críticos do setor de transporte de uma Instituição Federal de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.1991

Resumo

Este artigo propõe-se identificar oportunidades de melhorias para otimizar o trabalho desempenhado pelo setor de transporte de uma Instituição Federal de Ensino Superior através da aplicação de ferramentas relacionadas à gestão de processos. Inicialmente, por meio da pesquisa bibliográfica, exploraram-se os conceitos fundamentais pertinentes a essa temática. Com o apoio de técnicas metodológicas como a observação simples e a análise documental, prosseguiu-se então ao estudo de caso, estruturado em cinco etapas: compreensão da cadeia de valor, identificação dos processos, definição dos processos críticos, mapeamento AS-IS e mapeamento TO-BE. Como resultado, obteve-se uma clara compreensão dos processos executados na área, além da definição dos processos com maior criticidade para o negócio, da representação da atual maneira como são realizados e da sugestão de seis possíveis melhorias que podem ser implementadas mediante a adoção dos novos mapeamentos propostos, de modo a tornar o setor mais eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Marcelino de Lima, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Uberaba (UNIUBE, 2013), especialista em Logística e Supply Chain Management pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2016) e Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM, 2023). Servidor público federal, ocupante do cargo de assistente em administração na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, com lotação na Seção de Transporte/Departamento de Serviços e Logística. Atua nas rotinas administrativas da seção, com foco na otimização de processos, redução de custos, melhoria do nível de serviço e gestão dos indicadores-chave de desempenho.

 

Gilberto de Araújo Pereira , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo dentro do Programa de Ciências da Computação e Matemática Computacional (1998) e Doutor em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro desde 1996. Na ensino tem atuado na coordenação e tutoria de diversos projetos de ensino extracurriculares tais como: Programa de Educação Tutorial do Curso de Enfermagem (PET-ENF); Liga Acadêmica Multiprofissional de Atenção Hospitalar (LAMAH) e Empresa Junior da Enfermagem (PREVEN), bem como na responsabilidade ou colaboração em disciplinas que envolvem o conhecimento de estatística e métodos de pesquisa, tanto na graduação, quanto na pós-graduação lato e stricto sensu, nos mais diversos cursos da área da saúde, biológicas, exatas e humanidades. Na pesquisa tem contribuído para o desenvolvimento de modelos estatísticos voltados para análise de sobrevivência, avaliação de testes diagnósticos e estudos epidemiológicos, tanto a partir da abordagem estatística frequentista quanto bayesiana, bem como na coordenação de projetos de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e em Administração Pública, com temas sobre segurança transfusional, qualidade de vida, gestão por processos, saúde baseada em evidência, judicialização da saúde, gestão de resíduos, centro de custos em saúde, dentre outros. Quanto a extensão universitária, tem coordenado vários projetos extracurriculares em especial junto ao PET-ENF. Na área administrativa, tem experiência na direção de Fundação de Apoio e Coordenação de Pesquisa e Inovação Tecnológica de Hospital Universitário Federal, bem como na Coordenação de Comitê de Ética em Pesquisa.

Downloads

Publicado

2025-08-26

Edição

Seção

Artigos