Nudge na decisão do Investidor: uma reflexão sobre as escolhas de investimento e as práticas ESG
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.1873Resumo
Este estudo objetiva identificar como o Nudge influencia a tomada de decisão do investidor em empresas com ESG (Environmental, social and Governance). Para isso, compreende-se que os aspectos financeiros e não-financeiros devem ser considerados nas decisões sobre investimento ao se avaliar uma empresa. Não obstante, acredita-se que os Nudges podem influenciar os tomadores de decisões na busca por investimentos que sejam sustentáveis e que tenham práticas de ESG. A metodologia quase-experimental proposta nesta pesquisa consiste na aplicação de um questionário, composto de dois ambientes de mercado, para uma população de 158 investidores. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 5.246.628). Com base nestes cenários, foram feitas análises das escolhas de investimento dos participantes da pesquisa. Os resultados demonstram que na aplicação do Nudge, a tendência da maioria dos respondentes foi optar por investimentos em empresas com práticas ESG. Ademais, o modelo de regressão demonstra a existência de influência significativa em algumas variáveis, indicando maior probabilidade de escolha, em ambientes de Nudge, por investimentos mais sustentáveis e que possuem práticas ESG. Foi possível constatar que a presença do Nudge nas decisões de investimentos pode aumentar as chances de escolha por investimentos mais sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Navus - Revista de Gestão e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.