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Nudge na decisão do Investidor: uma reflexão sobre as escolhas de investimento e as práticas ES= G

Nudge in investor decision: a reflection on investment choices and ESG practices

 

 

Beatriz da Silva Ferreira

https://orcid.org/0000-0002= -1588-3921 <= /o:p>

= Mestre em Ciências Contábeis. Universi= dade Federal da Paraíba (UFPB) – Brasil. beaatrizf94@gmail.com.

Isabella Christina Dantas Valentim=

https://orcid.org/0000-0001-9588-3683 <= /span>

Doutoranda em Ciências Contábeis. Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Brasil. i= sabella.cdantas@gmail.com.

Wenner Glaucio Lopes Lucena

http= s://orcid.org/0000-0002-2476-7383

Doutor em Ciências Contábeis. Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Brasil. wdlucena@yahoo.com.br.

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RESUMO

Este estudo objetiva identificar como o Nudge influencia a to= mada de decisão do investidor em empresas com ESG (Environmental, social and Governance). Para isso, compreende-se que os aspectos financeiros e não-financeiros devem ser considerados nas decisões sobre investimento ao se avaliar uma empresa. Não obstante, acredita-se que os Nudges podem influenciar os tomadores de decisões na busca por investimentos que sejam sustentáveis e que tenham práticas de ESG. A metodologia quase-experimental= proposta nesta pesquisa consiste na aplicação de um questionário, composto de dois ambientes de mercado, para uma população de 158 investidores. A pesq= uisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 5.246.628). Com base nestes cenários, foram feitas análises das escolhas de investimento dos participantes da pesquisa.= Os resultados demonstram que na aplicação do Nudge, a tendência da maio= ria dos respondentes foi optar por investimentos em empresas com práticas ESG. Ademais, o modelo de regressão demonstra a existência de influência significativa em algumas variáveis, indicando maior probabilidade de escolh= a, em ambientes de Nudge, por investimentos mais sustentáveis e que pos= suem práticas ESG. Foi possível constatar que a presença do Nudge nas decisões de investimentos pode aumentar as chances de escolha por investimentos mais sustentáveis.

Palavras-chave: Nudge. ESG. Quase-Experimento. Decisão de investimento.

 

ABSTRACT

This study aims to iden= tify how Nudge influences investor decision-making in ESG (Environmental, Social, and Governance) companies. To achieve this, it is understood that both financial and non-financial aspects should be considered in investment decisions when evaluating a company. Nevertheless, it is believed that Nudg= es can influence decision-makers in the pursuit of investments that are sustainable and adhere to ESG practices. The quasi-experimental methodology proposed in this research involves the application of a questionnaire, comprising two market environments, to a population of 158 investors. The research was approved by the Research Ethics Committee (no. 5,246,628). Bas= ed on these scenarios, analyses of the investment choices of the research participants were conducted. The results demonstrate that when the Nudge was applied, the majority of respondents tended to opt for investments in compa= nies with ESG practices. Furthermore, the regression model indicates a significa= nt influence of certain variables, suggesting a higher likelihood of choosing = more sustainable investments with ESG practices in Nudge environments. It was possible to observe that the presence of Nudges in investment decisions can increase the likelihood of choosing more sustainable investments.

Keywords:<= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'> Nudge. ESG. Quasi-Experiment. Investment decision.

Recebido em 17/02/2024.  Aprovado em 16/04/2= 024. Avaliado pelo sistema double blind = peer review. Publicado conforme normas da APA.

https://doi.org/10.22279/navus.v14.1873<= /span>

1 INTRODUÇÃO

 

Uma das gran= des preocupações desencadeadas pelas diversas crises econômicas do mundo, bem c= omo por uma série de impactos e danos ambientais, baseia-se nos objetivos de desenvolver atividades sustentáveis, de modo que sejam adotadas medidas que promovam a responsabilidade financeira e que as decisões sobre os investime= ntos ensejem sobre as melhores opções para o indivíduo.

Nessa perspe= ctiva, grandes são os esforços para que as empresas adotem cada vez mais práticas = que defendam a sustentabilidade e longevidade de suas atividades. Como também, compreend= e-se a necessidade de incentivos que auxiliem o investidor em suas escolhas, ben= eficiando-o sem comprometer sua livre escolha sobre o investimento, características dos estudos sobre o Nudge. Isto, representa uma oportunidade de pesquisa= , visto que os investidores e as empresas poderão se beneficiar, por meio das informações sobre sustentabilidade, crescente no mercado financeiro.=

No cotidiano= , pode-se observar que as tomadas de decisões são exigidas, conscientemente ou não. I= sto foi verificado no livro de Thaler e Sunstein (2019), os quais trazem como exemplo, os parquímetros nos lugares de pedintes, um caso adotado na cidade= de Denver em 2007 para ajudar os moradores de rua. O propósito do projeto foi instalar recipientes de doações “parecidos” com parquímetros, assim são instalados em lugares estratégicos, de forma que facilite as pessoas a toma= rem decisões sobre doações. Dessa forma, pretende-se desenvolver nesta pesquisa= uma situação que auxiliem as pessoas a tomarem melhores decisões por meio de Nudges.

Contudo, dia= nte dos estudos levantados sobre a temática, destaca-se o de Amel-Zadeh e Serafeim (2018) que relatam que nos últimos anos, a responsabilidade social e ambien= tal das empresas tem chamado atenção da sociedade como um todo e isso se espalh= ou para os mercados financeiros. Considerando esta perspectiva, percebe-se que existe uma estrutura para entendimento das motivações que levam a responsabilidade corporativa social (Bénabou & Tirole, 2010), mas pouco= se entende das motivações que levam os investidores a considerarem tais informações (sociais, ambientais, governança) nas decisões de investimentos (Amel-Zadeh & Serafeim, 2018; Bénabou & Tirole, 2010).

Ao analisar = as divulgações sobre sustentabilidade, percebe-se a existência de investidores= que consideram, especificamente, as informações sobre ESG (Enviromental, Soc= ial and Governance) ao decidir sobre um investimento, e isso tem evoluído c= om o passar do tempo. Os investimentos socialmente responsáveis, como no caso o = ESG, representam informações não financeiras, que garantem aos investidores que a organização possui práticas socialmente responsáveis junto a sociedade, funcionários, meio ambiente e investidores (Rossi et al., 2019). Para Rossi= et al. (2019), existe um grupo substancial de investidores disponíveis a inves= tir em produtos sustentáveis, dos quais buscam fugir da alta volatilidade financeira dos mercados e do comércio padrão que envolve o risco-retorno. N= esse sentido, as atribuições estritamente financeiras dos ativos negociados têm perdido um pouco de atenção, e as características sociais desses ativos têm crescido, devido à sua evolução nos mercados do mundo inteiro.

Não obstante= , para além dos aspectos financeiros que devem ser avaliados em uma empresa para decidir sobre investimentos, outros aspectos podem ser considerados, como os ambien= tais, sociais e de governança, caracterizados como não financeiros (Atan et al., 2018). Essas análises levam os tomadores de decisões a uma reflexão mais am= pla das ações desenvolvidas pelas organizações.

Diste disto, este estudo busca responder a seguinte problemática de pesquisa: Qual a influência do N= udge na tomada de decisão do investidor em empresas que adotam práticas ESG?= Para responder este problema, pretende-se como objetivo geral, identificar como = o Nudge influencia a tomada de decisão do investidor em empresas com ESG.

Dessa forma, justifica-se a real= ização desta pesquisa, pois, muito embora esse assunto tenha sido objeto de muitos debates e reflexões acerca de Nudges nas decisões do indivíduo (Pila= j, 2017; Bradbury et al., 2019; Jean-Francois et al., 2022; Ashtiani et al., 2021), pouca discussão tem sido desenvolvida sobre como esse comportamento = pode influenciar as decisões sobre investimentos em empresas que adotam práticas sustentáveis, como no caso de ESG.

Ademais, esta pesquisa também contribui à literatura, ao promover discussão sobre os efeitos dos Nudge= s nas tomadas de decisões sobre investimentos em empresas sustentáveis, visto= que estas realizam grandes investimentos com o objetivo de evidenciar aos tomad= ores de decisões, suas práticas. Além disso, contribui de forma teórica ao envol= ver discussão sobre a aplicação do Nudge, proposto por Richard Thaler em 1980, ao ambiente de investimentos financeiros. O estudo também apresenta contribuição de ordem prática, uma vez que leva aos investidores a reflexão sobre a importância dos investimentos em empresas com práticas sustentáveis, envolvendo as questões ESG. Considerando também que o impacto dessas escolh= as de investimentos reflete em diversas organizações, as quais realmente se preocupam com a sustentabilidade em seus modelos de negócio.

Vale destacar que esta pesquisa = também contribui de forma social, pois relaciona a decisão de investimentos em empresas, das quais possuem responsabilidade social e ambiental ao realizar suas atividades. Isso possibilita visualizar de forma crítica as divulgaçõe= s, feitas sobre as ações das empresas, das quais possuem efeitos sobre o meio ambiente, funcionários, organização e sociedade. Com isso, as pessoas poder= ão escolher, decidir e/ou priorizar seus investimentos em empresas que possuam responsabilidade e comportamento sustentável.

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2 REFERENCIAL TEÓRICO

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2.1 Nudge e a tomada de decisão de investimento

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As finanças comportamentais têm seguido uma linha crescente, oferecendo diversos insights sobre o comportamento do indivíduo e dos mercados financeiros e como cada vez mais são observados desvios da racionalidade, propostos nas teorias tradicionais (Puaschunder, 2018). Nesse sentido, as escolhas sobre investimentos, feitas pelos indivíd= uos atuantes nos mercados, estão propensas a se basear na avaliação de diversos outros aspectos. Em outras palavras, as decisões sobre investimentos são consideradas para além das simples oportunidades de maximização de lucros e retornos (Puaschunder, 2017; 2018).

Considerando= esta perspectiva, as escolhas podem ser previstas de acordo com a Teoria Econômi= ca Moderna, defendida por Richard Thaler em 1980 em seu trabalho intitulado “<= i>Toward a positive theory of consumer choice”. O autor argumenta que tais escol= has só seriam possíveis se os indivíduos tivessem conhecimento a um nível que os permitissem tomar decisões racionais sobre as previsões que forem avaliadas= .

Ademais, Hon= g, Li e Xu (2016) defenderam que os atores do mercado, em seus cálculos, apresentam diversas deficiências, dos quais dimensionam os riscos e as externalidades = com os resultados incertos. Ideia essa que corrobora com a perspectiva de que o mercado, por ter uma racionalidade limitada, possui diversas fontes de informações, as quais podem influenciar as decisões dos investidores.

Alguns outros estudos defendem que as características de decisões financeiras envolvendo o mercado precisavam ser repensadas de forma a considerarem a influência das perspectivas comportamentais na economia (Tversky & Kahneman, 1974; Kah= neman & Tversky, 1979; Thaler, 1980).

Não obstante= , em meio à crise financeira que afetou todo o mundo em 2008, Richard Thaler e C= ass Sunstein publicaram o livro “Nudge: como tomar melhores decisões sob= re saúde, dinheiro e felicidade”. A relação do livro com a crise financeira que afetou o mundo não era um evento desconexo, pois enquanto o mercado finance= iro estava se debruçando em um colapso, tentando entender os modelos que justificassem tal cenário, os autores traziam à tona a teoria de que os mod= elos tradicionais econômicos não estavam sendo suficientes e que a ideia dos age= ntes totalmente racionais seria questionável.

Essas ideias propostas pelo Nudge resultaram de muitas pesquisas e análises que advieram de tentativas anteriores como, por exemplo, os trabalhos de Da= niel Kahneman e Amos Tversky, os quais são referências no campo da economia da psicologia comportamental. Nessa perspectiva, compreende-se que o Nudge<= /i> se inseriu em todos os possíveis contextos (políticos, econômicos e cotidianos), nos insights sobre= seu entendimento e aplicações, desencadeando a ideia de equilíbrio entre o h= omo sapiens e o homo economicus (Cai, 2020).

Ainda considerando as ideias de = Thaler e Sunstein (2008), observa-se que, a partir da teoria do Nudge, as escolhas poderiam sofrer intervenções ou “empurrões”. Isso poderia facilitar e melho= rar as escolhas do indivíduo nos mais diversos contextos, visto que, por vezes,= não é possível obter resposta imediata que permita adequar as escolhas a cada situação (Oliveira & Stancioli, 2021).

Para Cesar e Alvarenga (2020), a preservação da liberdade é um aspecto importante dentro da arquitetura de escolha proposta por Thaler e Sunstein (2008), descrita pelos autores como paternalismo libertário. Neste sentido, observa-se que as escolhas do indiv= íduo não podem ser restringidas, de modo que as decisões possam ser tomadas com liberdade de seguir rumo distinto, se assim desejar, daquele que está sendo= proposto. Portanto, esta pesquisa tem como foco, a abordagem do Nudge da divulgação, pois, foram utilizados a simplicidade das informações como form= a de divulgação, do qual considera-se extremamente importante para tomada de decisão, uma vez que a divulgação mais detalhada e completa poderá ser disponibilizada aos usuários e auxiliar nas escolhas (Sunstein, 2017).

Também, Souza (2023) enfatiza a ideia de que o Nudge está intimamente ligado à arquitetura de escolha, na qual pequenas modificações na abordagem de um problema podem influenciar as decisões do indivíduo. Para ilustrar essa teo= ria proposta por Thaler e Sunstein (2008), uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos visando melhorar a alimentação de crianças em idade escolar foi realizada, e alguns testes revelaram que o consumo de maçãs aumentou mais de 60% quando servidas fatiadas. Para Thaler e Sunstein (2008), ficou claro qu= e as maçãs fatiadas são muito mais fáceis de consumir.<= /p>

No ambiente de tomada de decisão= sobre investimentos, alguns trabalhos retratam o impacto dos Nudges como f= orma de incentivos a escolha de investimentos sustentáveis (e.g. Beal et al., 20= 05; Pasewark & Riley, 2010; Pilaj, 2017; Gajewski et al., 2021).=

Beal et al. (2005) fornecem algu= mas motivações para decisões em investimentos éticos: dentre elas estão os reto= rnos financeiros superiores, do qual condiz com a teoria financeira tradicional, além dos retornos não relacionados à riqueza e a mudança social. Já Pasewar= k e Riley (2010) investigaram os efeitos dos valores de uma decisão de investimentos com um experimento, dos quais observaram como os indivíduos escolheriam os títulos emitidos por uma empresa de tabaco ou por uma empresa fora do ramo de tabaco. Sua conclusão remete que os valores pessoais dos indivíduos afetam as decisões de investimentos.

Para Pilaj (2017), a economia comportamental e os Nudges são importantes ferramentas que explicam o comportamento do investidor em decisões sobre investimentos em SRI (Soci= ally Responsible Investment), de modo que são avaliados os aspectos éticos em tais decisões de investimentos sustentáveis fornecendo uma adequada estrutu= ra para demonstrar tal comportamento em SRI.

De forma similar, Gajewski et al. (2021) avaliaram como são introduzidos os incentivos (Nudges) para a iniciativa dos investidores em escolher os fundos em SRI, em detrimento dos fundos tradicionais. Desta feita, os autores argumentam vários meios de decisões tomadas pelos participantes, de forma que estes avaliam outros aspectos que envolvem o fundo, além do SRI.

Nesse sentido, vários fatores pr= ecisam ser analisados nas decisões de investimentos, principalmente ao considerar aspectos financeiros e não financeiros sobre a decisão de investir. Assim, desencadeando aspectos cognitivos nos indivíduos que os façam se comportar = de determinada forma. Deste modo, os Nudges podem ser um importante ali= ado na decisão de investimentos sustentáveis, uma vez que deixa claro o aspecto= de livre escolha, em que o indivíduo possa decidir pelo que acredita ser mais benéfico.

Um estudo rece= nte conduzido por Santos et al. (2023) investigou= o impacto do Nudge na alocação de ativos dos investidores, demonstrando que pequenas intervenções na apresentação das opções de investimento podem = ter efeitos significativos sobre as decisões dos investidores. Os resultados destacaram que estratégias de Nudge, como a simplificação das informações sobre os diferentes produtos de investimento, levaram a uma mai= or diversificação das carteiras e a uma redução da concentração em ativos de a= lto risco.

Além disso, pode-se observar que= Chen e Wang (2023) exploraram a eficácia do Nudge na promoção de comportamentos de investimento mais sustentáveis e socialmente responsáveis. Através da implementação de intervenções baseadas em Nudge, como des= taque de fundos de investimento socialmente responsáveis ̴= 3;​nas plataformas de investimento = online, os pesquisadores observara= m um aumento significativo no interesse e na participação dos investidores em produtos financeiros com foco em ESG.

Outra área de pesquisa recente t= em se concentrado na aplicação do Nudge para mitigar comportamentos irracionais, como a aversão à perda e o excesso de confiança, que podem prejudicar a tomada de decisões de investimento. Um estudo conduzido por Le= e e Park (2022) investigou o impacto do Nudge na redução do viés de confiança dos investidores, demonstrando que intervenções simples, como o fornecimento de feedbacks regul= ares sobre o desempenho da carteira, podem ajudar os investidores a tomarem deci= sões mais informadas e objetivas.

No entanto, apesar dos benefícios potenciais do Nudge na decisão de investimento, é importante conside= rar as questões éticas e de transparência associadas à sua implementação. Um ar= tigo recente de Oliveira et al. (2023) abordou essas preocupações, enfatizando a importância de garantir que as estratégias de Nudge sejam utilizadas= de forma ética e responsável, respeitando os direitos e interesses dos investidores.

Outrossim, o conceito de nudg= ing tem sido alvo de diversas abordagens e investigações. Aliás, Banerjee e John (2024) introduzem o conceito de "nudge p= lus", que incorpora estratégias reflexivas ao Nudge clássico, ampliando as= sim o repertório de habilidades de tomada de decisão dos indivíduos. Enquanto i= sso, Kuyer e Gordijn (2023) analisam sistematicamente as questões éticas relacionadas ao nudging, destacando preocupações sobre autonomia, bem-estar, efeitos adversos a longo prazo e democracia. Essas discussões ét= icas são cruciais, dado o potencial impacto dos Nudges na sociedade e nas escolhas individuais.

Além das considerações éticas, Murayama, Takagi, Tsuda e Kato (2023) observam a ampla aplicação do conceit= o de nudging pelos governos em diversas áreas de políticas públicas, tant= o em países ocidentais quanto não ocidentais. Destacam a eficácia dos Nudges<= /i> na promoção de hábitos saudáveis e na gestão de preconceitos cognitivos, evidenciando assim sua utilidade em várias esferas da vida pública.

Considerando estas diversas deci= sões cotidianas, esta pesquisa defende que os Nudges podem ser um importa= nte aliado às decisões de investimentos sustentáveis, como aqueles que são propostos pelo ESG.

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2.2 Enviromental, Social and Governance (ESG)

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As questões = de sustentabilidade levaram a um crescente aumento da divulgação de informações sobre práticas ambientais, sociais e de governança (Li et al., 2018). De ac= ordo com a iniciativa da bolsa de valores sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), todas as grandes empresas devem relatar o impacto da prática ambiental e social até 2030. No intuito de coordenar as empresas de modo conjunto rumo a um progresso sustentável, o Pacto Global da ONU foi considerado, pelas empresas que atuam no Brasil, a principal iniciativa de sustentabilidade corporativa do País.

As empresas = estão cada vez mais concentradas nas questões que envolvem a responsabilidade ambiental, por exemplo, redução das emissões de CO2, aquecimento global e seus efeitos colaterais, mudanças climáticas e impactos ambientais decorrentes de um negócio, isso acontece devido a um senso global de urgênc= ia, pressão da mídia e das partes interessadas.

Neste interim, Cardoso (2021) po= ntua que os princípios de sustentabilidade e gestão ambiental têm provocado uma transformação na percepção dos consumidores em relação ao impacto ambiental= e à importância do consumo responsável. Isso tem levado as empresas a reavaliar= em suas estratégias e mentalidade, visando assegurar a viabilidade de opções econômicas, ambientalmente conscientes e socialmente responsáveis. Como resultado, buscam reduzir seu impacto ambiental ao mesmo tempo em que atend= em às necessidades de seus clientes.

 A responsabilidade ambiental é considera= da parte integrante do amplo conceito de gestão da sustentabilidade (Lee, Cin & Lee, 2016). Na agenda ESG questões desse tipo estão integradas a outr= os fatores, de modo a atender uma demanda mais sustentável nas organizações. O modelo ESG é estruturado em três pilares, a saber: Meio Ambiente, Social e Governança. A classificação MSCI ESG (Morgan Stanley Capital Internation= al) é utilizada para avaliar empresas de acordo com seus impactos e desempenho nessas três áreas, e tem por finalidade coletar dados em relação a diversos aspectos ESG das empresas (Linhares, 2017).

Os índices M= SCI servem para verificar o desempenho das principais bolsas internacionais, auxiliam os investidores institucionais a compararem de forma mais efetiva o desempenho do investimento ESG, bem como proporcionam aos investidores transparência na sustentabilidade e alinhamento de valores ESG, juntamente = com a capacidade de comparar as participações dos acionistas (Linhares, 2017). O MSCI define algumas questões-= chave no processo de avaliação destas empresas.

ESG (Envi= ronmental, Social and Governance) se refere a como as empresas e investidores inte= gram questões ambientais, sociais e de governança em seus modelos de negócios (Gillan et al., 2021). O ESG incorpora em sua análise de investimento estes três critérios e leva em consideração a sustentabilidade de longo prazo.

Nos últimos anos, o foco dos relatórios tem mudado, os mercados em todo o mundo estão empenhados em divulgações cada vez mais detalhadas. Segundo especialistas em economia, pa= ra uma entidade ser sustentável, não se pode focar apenas nas divulgações fina= nceiras ou apenas divulgar as informações para um grupo específico. Em vez disso, acredita-se que a sustentabilidade requer a divulgação de um espectro muito mais amplo de informações (De Laan et al., 2017).<= /p>

Conforme relatório da Organizaçã= o das Nações Unidas de 2015, muitos investidores e gestores, das entidades listad= as nas bolsas de valores, estão usando informações de sustentabilidade em suas decisões de investimento. Diante disso, a ONU estabeleceu os Princípios par= a o Investimento Responsável (PRI), que tratam basicamente da relação dos investidores com estes princípios e sua implementação e aplicabilidade nas entidades (Alexandrino, 2020).

Uma pesquisa de sustentabilidade= da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) realizada em 2018 mostra que a atenção de investidores brasileiros sobre a incorporação de práticas ESG na decisão de investimento é crescente, porém tímida, estando ainda em estágio inicial. A pesquisa aponta que apenas 20% dos gestores possuem política específica para tratamento de investimento responsável (ANBIMA, 2018).

O panorama dos investimentos ESG= no Brasil e no mundo são diferentes, o mercado internacional tem apresentado maiores avanços. Existe a expectativa de que, nos próximos anos, os investimentos sustentáveis sejam o tipo mais representativo na Europa. Atua= lmente, isso já acontece em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão (ANBIMA, 2020).

Dados da Global Sustainable Investment Alliance (2020) indicam que investimentos em empresas alinha= das com o ESG representam mais de US$ 31 trilhões em todo o mundo, chamados de Investimentos Socialmente Responsáveis (SRI). A última pesquisa de sustentabilidade desenvolvida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, mostrou que 85,4% dos gestores de investimentos do país sabem o que é ESG e usam os critérios relativos a est= as questões ambientais, sociais e de governança para tomar decisões de investimento (ANBIMA, 2020).

Também, Edmans (2023) observou um aumento significati= vo no envolvimento com o PRI até o final de 2021, com um total de 4.375 investido= res, que administram um montante combinado de US$ 121 trilhões, assinando-os. Is= so marca um aumento notável em relação aos 63 investidores e US$ 6,5 trilhões = de ativos sob gestão que fundaram o PRI em 2006. Paralelamente, os reguladores estão desenvolvendo taxonomias para categorizar as atividades corporativas = como "sustentáveis" e estão avaliando os fundos com base em sua integr= ação de critérios ESG. As escolas de negócios estão respondendo a essa tendência, implementando cursos e programas dedicados ao ESG, estabelecendo centros de excelência e capacitando seus professores para se tornarem especialistas ne= ssa área. Além disso, os veículos de comunicação estão dedicando mais espaço pa= ra cobrir questões ESG, com a publicação de boletins informativos específicos sobre o assunto. Consequentemente, os consumidores estão cada vez mais leva= ndo em consideração o impacto ESG de uma empresa ao tomar decisões de compra.

Investidores responsáveis irão considerar a posição de uma empresa nos fatores ESG, além de seu desempenho= ao tomar decisões de investimento (Atan et al., 2018). Investidores e demais partes interessadas mostram-se preocupados com os fatores ESG de uma empres= a, saber onde a empresa investe dinheiro e como a empresa conduz seus negócios= .

Um estudo desenvolvido por Wong = et al. (2021) em empresas da Malásia durante o período de 2005 a 2018 verificou qu= e a certificação ESG agrega valor as empresas. A hipótese levantada e confirmad= a na pesquisa foi a de que quando as empresas são incluídas na pontuação ESG da Bloomberg, isso envia um sinal confiável para os investidores em potencial sobre o compromisso da empresa com uma agenda ESG. As descobertas desse est= udo demonstraram os benefícios para as partes interessadas das empresas que bus= cam uma agenda ESG e propõe o incentivo para os investidores, bem como o investimento responsável, dado esse impacto positivo da certificação ESG no valor da empresa.

Conforme Amel-Zadeh e Serafeim (= 2018) a responsabilidade social e ambiental tornou-se um ponto focal da sociedade= nos últimos anos, e tem se disseminando como uma tendência para os mercados financeiros, ainda destacam que um número cada vez maior de investidores socialmente responsáveis considera as informações ESG em suas alocações de investimento, sugerindo que essas informações se tornaram mais importantes = no processo de investimento do que no passado, dessa forma, enfatiza a motivaç= ão de investidores em usar dados ESG. Em contrapartida, Amel-Zadeh e Serafeim (2018) apresentam como um desafio para a tomada de decisão de investimentos= a falta de comparabilidade das informações relatadas entre as empresas.<= /o:p>

O conceito de ESG refere-se à integração de critérios ambientais, sociais e de governança nas práticas de negócios e decisões de investimento. Na China, e= sse paradigma tem ganhado destaque, conforme Shen et al. (2023) isso acontece devido à crescente conscientização sobre questões ambientais e sociais, bem como à necessidade de melhorar os padrões de governança corporativa. Shen et al. (2023) também alertam sobre os desafios enfrentados pelas empresas e investidores chineses ao adotar abordagens ESG, como a necessidade de adaptar-se a um contexto regulatório em desenvolvimento e a demanda por métricas de avaliação de desempenho mais robustas.=

Igualmente, Redecker e Trindade (2021) destacaram a dissemin= ação generalizada do ESG na economia contemporânea, especialmente no contexto dos investimentos. Eles apontam que ao divulgar relatórios de ESG, as empresas fortalecem sua credibilidade e aumentam suas chances de alcançar um desempe= nho financeiro superior. Em uma pesquisa sobre empresas listadas na bolsa de valores chinesa, Zhou, Lio e Luo (2022) revelaram que um bom desempenho em termos de ESG contribui para o aumento do valor de mercado das empresas. El= es também indicam que o desempenho financeiro atua como um mediador na relação positiva entre o desempenho em ESG e o valor de mercado das empresas.<= /o:p>

Não obstante, = Yang et al. (2024) discurrem sobre a importância da inovação verde para as empre= sas, destacando como essa forma de inovação desempenha um papel crucial na transformação verde, na otimização do uso de recursos e na redução das emis= sões de poluição. Essa abordagem envolve o desenvolvimento de tecnologias, produ= tos e serviços ambientalmente sustentáveis. Além de ser fundamental para o próp= rio desenvolvimento sustentável das empresas, a inovação verde também é vista c= omo uma medida essencial para que as empresas assumam responsabilidades ambient= ais e impulsionem o desenvolvimento sustentável. É fundamental investigar mais a fundo os métodos pelos quais as empresas realizam iniciativas de inovação v= erde e identificar os fatores que moldam esse processo, principalmente considera= ndo o cenário do investimento ESG.<= /span>

 

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

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A pesquisa caracteriza-se como aplicada, pois, seus objetivos visam alguma utilidade prática no que consiste a compreensão da influência do Nudge na toma= da de decisão de investidores.

Ao analisar = os objetivos propostos a pesquisa pode ser caracterizada como descritiva, pois= o objetivo principal consiste na definição das características do Nudge, e a descrição do fenômeno que é a sua influência na tomada de decisão do investidor em empresas com ESG. Adicionalmente, pode-se atrelar a pesquisa descritiva à observação dos fatos, sua classificação e interpretação, sem a interferência do pesquisador.

Também busca= nos estudos que envolvem as Finanças Comportamentais, a expansão do conheciment= o na área. Com base nisso, a pesquisa apresenta o seguinte fluxograma (Figura 1)= .

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= Figura 1. Fluxograma de pesquisa.

 

 

3.1 População e Amostra

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Este estudo = tem como universo as pessoas que investem no mercado de ações na federação brasileir= a. A amostra do estudo foi constituída por 158 investidores, a partir do compart= ilhamento do formulário e da identificação do respondente. No que tange ao período de aplicação, a pesquisa foi realizada durante o mês de março de 2022.<= /p>

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3.2 Coleta e Tratamento de Dados

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Os dados par= a a realização da pesquisa foram coletados por meio de um questionário, disponibilizado aos respondentes via aplicativo específico de coleta de dad= os (Google Forms), do qual passou pela avaliação do Comitês de Ética em Pesquisa – CEP, aprovado pelo parecer nº 5.246.628 e com aplicação do Termo= de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE.

A pesquisa foi composta de três dimensões, na primeira parte do estudo, os participantes destacaram informações sociodemográficas (sexo, faixa etária, estado civil, nível de escolaridade e renda), na segunda parte, as perguntas foram relativas ao perfil dos investidores (há quanto tempo faz investiment= os, quais investimentos possui, as prioridades na hora de investir e se possuía alguma certificação) e, na terceira parte foram apresentados dois ambientes envolvendo tomada de decisão, dos quais contêm e não contém Nudge, em empresas distintas que adotam e não adotam as práticas ESG (Figura 2).

 

= Figura 2. Quase-Experimento da Pesquisa.

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Nos ambiente= s 01 e 02 foram apresentadas empresas que adotam medidas mais sustentáveis em seus negócios (empresas com ESG) e empresas que não adotam essas práticas (empre= sas sem ESG), além dessas informações, todas as empresas, em ambos os cenários, continham informações acerca da sua situação financeira (preço médio da açã= o, risco e rentabilidade da empresa no mercado).

Especificame= nte, no ambiente 01, os participantes escolheram entre duas opções de investimen= tos: na primeira opção a empresa possuía um preço por ação menor no mercado, sua rentabilidade era menor, ou seja, o retorno sobre o investimento era menor = que a segunda opção, no entanto tal empresa investia e divulgava informações so= bre ESG; já a segunda opção de investimento, apresentava um preço por ação maio= r, um retorno sobre o investimento mais alto, no entanto não apresentou informações sobre as práticas de ESG.

O ambiente 0= 2, especificamente, apresentou o Nudge relativo as práticas ESG, sendo colocado = para os respondentes uma figura explicando o que são as medidas ESG, benefícios = aos investidores a partir da sua adoção e a forma que cada pilar ESG é aplicado= na prática nas organizações. As opções para os participantes, também foram dua= s: uma em que a empresa que possui um preço por ação maior no mercado e uma rentabilidade maior, mas ainda está em avaliação a possibilidade de aplicaç= ão das práticas de ESG; na segunda opção de investimento, o preço por ação será menor, assim como sua rentabilidade, no entanto a empresa investe, emite e divulga suas práticas ESG.

Os ambientes= da pesquisa foram construídos com base na literatura referente aos Nudges na forma de= dados e características de empresas ESG, envolvendo cenários de tomada de decisão= . Os participantes tiveram que escolher em qual das empresas fariam opção de investimento com base nas informações disponibilizadas.

Inicialmente= foi feita uma análise descritiva dos dados obtidos, a pesquisa também utilizou métodos estatísticos (regressão logística) para verificar a probabilidade da amostra utilizada (investidores). A partir de dados primários, foi feita uma identificação na forma como o Nudge influencia a tomada de decisão do investi= dor em empresas com ESG. A escolha de dois cenários, onde um não apresenta o Nudge e outro apresenta, permite fazer um comparativo da influência desse “empurrão” na tomada de decisão do investidor em duas situações similares.

A pesquisa pretende analisar a tomada de decisão de forma individual, por isso, caracteriza-se como um quase-experimento com base nos estudos econômicos, s= ob uma ótica comportamental. A característica de quase-experimento trazida nes= ta pesquisa, está baseada na perspectiva de Campbell e Stanley (1979), dos qua= is descrevem que os quase-experimentos carecem de rigor e delineamentos de controle em relação às pesquisas verdadeiramente experimentais.<= /span>

A validação = do questionário foi realizada por meio da técnica de validade de conteúdo apresentada por Hernández-Nieto et al. (2002). A análise da validade de conteúdo verifica a pertinência da linguagem e a sua clareza utilizando o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) (Hernandez-Nieto et al., 2002). O valor adotado como ideal para determinar níveis satisfatórios para clareza = da linguagem e pertinência recomendado de CVC ≥ 0,70.<= /span>

De forma a garantir maior confiabilidade do instrumento de coleta de dados, foi realiz= ado um pré-teste com 3 (três) investidores que possuíam experiência em investimentos no mercado para verificação do realismo e compreensão dos ambientes de pesquisa. O objetivo foi avaliar o instrumento de coleta de fo= rma qualitativa sob dois aspectos: pertinência da linguagem e clareza, bem como= com sugestões para a melhor formulação do conteúdo dos ambientes da pesquisa.

A análise de confiabilidade da compreensibilidade das informações, isto é, a consistência interna da escala foi efetuada por meio do coeficiente alfa de Cronbach. Segundo Co= rtina (1993), o coeficiente alfa é uma das ferramentas estatísticas mais importan= tes e difundidas em pesquisas envolvendo a construção de testes e sua aplicação= . A avaliação dos investidores resultou em um CVC de 0,94 no que diz respeito à= clareza e atingiu o CVC de 0,84 no que diz respeito à pertinência, acima de 0,70 indica, consequentemente, a validade do questionário.

 <= /o:p>

3.3 Variáveis do Estudo

 

As variáveis dependentes neste estudo possuem características binárias como o Nudge, das quais assumem o valor de 1 quando a escolha for por investimento com prática ESG = e 0 quando ocorre o inverso. As variáveis independentes do estudo foram as informações dos respondentes obtidas na primeira e na segunda parte do instrumento de coleta, sendo: sexo, idade, escolaridade, renda, experiência= com investimento, prioridade na hora de investir e certificação do investidor. = Esses dados estão descritos no Quadro 1. Essas observações possibilitam verificar= as relações entre cada uma das características sociodemográficas básicas dos participantes e o Nudge.

 <= /o:p>

Quadro 1

Variáveis da Pesquisa

Variáveis

Descrição

SEM.ND

Variável dependente (dummy) 

COM.ND

Variável dependente (dummy)SEX

Variável independente (dummy)FA.ETA

Variável independente (ordinal)EST.CIV

Variável independente (ordinal)QT.CSA

Variável independente (numérica)REND

Variável independente (ordinal)FORM

Variável independente (dummy)formação acadêmica do participante, atribuído 1 (um) para quem possui formação e z= ero para quem não possui.

EXPER

Variável independente (ordinal)PRIOR

Variável independente (ordinal)CERT

Variável independente (dummy)as variáveis da pesquisa relacionadas ao perfil dos investidores e as escolhas de investimento, considerando suas escolhas relativas aos critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). O modelo escolhido envolve variáveis dummy, ordinais e numéricas e é utilizado com a finalidade de compreender como ess= as variáveis independentes de sexo, idade, estado civil, renda, dentre outras) influenciam na escolha de investimentos com ou sem critérios ESG.

 <= /o:p>

3.4 Modelo de Regressão Logística (LOGIT)

 <= /o:p>

Considerando= as informações da pesquisa, um fator determinante para adoção da regressão logística neste estudo, foi a utilização das variáveis dependentes dummy, em que ass= umem valores de (0) zero ou (1) um. Considerando esses aspectos, o modelo logit é o adequad= o a ser empregado neste estudo. Contudo, serão realizadas duas regressões com a finalidade de avaliar o impacto do Nudge e sua ausência. Por avaliar que algumas variáveis são influentes, buscou-se a correspondência de nove variáveis em relação as opções de investimentos, das quais podem ser apresentadas nos seguintes modelos de regressão logística:

 <= /o:p>

(1)          SEM.ND(x) =3D = 𝖺 + 1SEX + = = ꞵ= ;2FA.ETA + 3EST.CIV + = ꞵ= ;4QT.CSA

         = + = = ꞵ= ;= 5<= /span>= RE= ND + = ꞵ= ;= 6<= /span>= FO= RM += ꞵ= ;= 7<= /span>= EX= PER + = ꞵ= ;= 8<= /span>= PR= IORI + = ꞵ= ;= 9<= /span>= CE= RT + = 𝗌

 

(2)          <= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>COM.ND(x) =3D 𝖺 + = 1<= /span>= SE= X + = ꞵ= ;= 2<= /span>= FA= .ETA + = ꞵ= ;= 3<= /span>= ES= T.CIV + = ꞵ= ;= 4<= /span>= QT= .CSA

        + <= span style=3D'mso-bookmark:_Hlk4746433'>= ꞵ= ;= 5<= /span>= RE= ND + = ꞵ= ;= 6<= /span>= FO= RM += ꞵ= ;= 7<= /span>= EX= PER + = ꞵ= ;= 8<= /span>= PR= IORI + = ꞵ= ;= 9<= /span>= CE= RT + = 𝗌

 

Onde,

SEM.ND(x) =3D Variável que representa a decisão de investimento sem= o Nudge.

COM.ND(x) =3D Variável que representa a decisão de investimento com= o Nudge.

<= span style=3D'color:black;mso-themecolor:text1;mso-bidi-font-weight:bold;mso-bid= i-font-style: italic'>1SEX =3D Sexo do participante da pesquisa.<= o:p>

<= span style=3D'color:black;mso-themecolor:text1;mso-bidi-font-weight:bold;mso-bid= i-font-style: italic'>2FA.ETA =3D Representa a faixa etária do investidor.

<= span style=3D'color:black;mso-themecolor:text1;mso-bidi-font-weight:bold;mso-bid= i-font-style: italic'>3EST.CIV =3D Representa o estado civil do participante.

<= span style=3D'color:black;mso-themecolor:text1;mso-bidi-font-weight:bold;mso-bid= i-font-style: italic'>4QT.CSA =3D Quantitativo das pessoas na cas= a do investidor.

<= span style=3D'color:black;mso-themecolor:text1;mso-bidi-font-weight:bold;mso-bid= i-font-style: italic'>5REND =3D Renda do investidor.

<= span style=3D'color:black;mso-themecolor:text1;mso-bidi-font-weight:bold;mso-bid= i-font-style: italic'>6FORM =3D Formação superior do participante= .

<= span style=3D'color:black;mso-themecolor:text1;mso-bidi-font-weight:bold;mso-bid= i-font-style: italic'>7EXPER =3D Representa o tempo de experiênci= a do investidor.

<= span style=3D'color:black;mso-themecolor:text1;mso-bidi-font-weight:bold;mso-bid= i-font-style: italic'>8PRIORI =3D Prioridade do participante no m= omento da decisão de investir.

<= span style=3D'color:black;mso-themecolor:text1;mso-bidi-font-weight:bold;mso-bid= i-font-style: italic'>9CERT =3D Representa a certificação de investimentos.

 <= /o:p>

Para análise= e tratamento dos dados foi utilizado como método estatístico o teste não paramétrico Mann-Whitney, sendo feita uma análise dos dados, partindo dos investimentos ESG, com o Nudge presente no segundo ambiente. As empresas listadas nos ambientes (Alfa e Beta), se diferenciam quanto aos investiment= os em ESG, sendo atribuído uma = dummy de valor 1 na escolha do investidor pela empresa com o investimento ESG e 0 na opção de investimento por empresas sem ESG, sendo verificado a decisão dos investidores em ambos os cenários. Os d= ados da pesquisa foram tratados no software estatístico STATA para obtenção dos achados do estudo.

 <= /o:p>

4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

 <= /o:p>

4.1 Estatística Descritiva

 

Nesta seção,= serão apresentados os resultados da estatística descritiva, da distribuição de frequência, bem como as tabelas e quadros referentes as análises das respos= tas obtidas. Na Tabela 1, são apresentadas as descrições sobre as variáveis da pesquisa, contendo assim a média, mediana, desvio padrão, variância e os valores mínimos e máximo dos dados obtidos a partir da coleta de informaçõe= s.

 

Tabela 1

Estatística Descritiva das Variáveis da Pesquisa

Variáveis

Obs.

Média

Mediana<= /o:p>

Desvio Padrão=

Variância

Mínimo

Máximo

SEM.ND

123

0.439

0

0.498

0.2483

0

1

COM.ND

123

0.537

1

0.501

0.2507

0

1

SEX

123

0.618

1

0.488

0.238

0

1

FA.ETA

123

3.431

3

1.056

1.1161

1

5

EST.CIV

123

1.992

1

1.191

1.418

1

5

QT.CSA

123

2.407

2

1.078

1.1613

1

5

REND

123

2.976

3

1.067

1.1387

1

4

FORM

123

0.935

1

0.248

0.0613

0

1

EXPER

123

2.537

2

1.217

1.4802

1

4

PRIOR

123

1.78

2

0.946

0.894

1

4

CERT

123

0.146

0

0.355

0.1259

0

1

 

A partir da aplicação do instrumento de coleta foram obtidas 158 respostas, no entanto o número de observações consideradas para esta pesquisa foram de 123, que corresponde a todos aqueles que fazem algum tipo de investimento.

Analisando q= ue em média 44% dos respondentes, em um ambiente do qual não apresentava Nudge, optaram por empresas com práticas ESG, assim 56% destes não investiriam em empresas com ESG. No entanto, ao observar o ambiente que possuía Nudge, 54% dos respondentes optaram por investir em empresas com práticas ESG a partir do “empurrão” em relação a essa informação. Estes achados apoiam as afirmações feitas por Jean-Francois et al. (2022), de que os Nudges representam táticas atraentes no momento de decisão de investimentos, assim consideraram que o Nudge possui um impacto forte sobre os investimentos socialmente responsáveis.

Continuando a análise descritiva da pesquisa, um percentual de 57,3% dos participantes da pesquisa é do sexo masculino e 42,7% do sexo feminino. A maioria dos respondentes 32,5% possuem entre 30 e 40 anos de idade. A pesquisa observou= que metade dos investidores 50,3% possuem o estado civil de casado (a). Um percentual de 33,8% mora com até duas pessoas em casa. Quanto a renda mensa= l, 42% afirmaram possuir uma renda acima de 8 salários mínimos. <= /span>

Um número de= 92,4% afirmou já ter feito curso superior, sendo predominante entre os respondent= es o curso de ciências contábeis, os demais participantes estão em outras áreas = de atuação como administração, economia, engenharia, arquitetura, direito, tec= nologia da informação, medicina, matemática, publicidade, comunicação social, gestão financeira, geografia, serviço social, história e psicologia. Foi verificado que 86,3% dos participantes possuíam pós-graduação, seja mestrado, doutorad= o, pós-doutorado ou especialização. Trabalhos de Augusto e Freire (2014) confi= rmam que o maior nível de escolaridade proporciona ao investidor melhores decisõ= es e tolerâncias ao mercado.

Na segunda parte do questionário as perguntas foram relacionadas ao perfil dos investidores. O mapeamento deste perfil pode contribuir para a identificação de padrões de comportamento dos investidores em relação aos investimentos sustentáveis e tradicionais, bem = como entender quais fatores têm maior impacto nas suas decisões. A primeira perg= unta direcionada foi se atualmente os respondentes possuíam algum investimento, e 79% afirmou possuir algum investimento no período da pesquisa. A Tabela 2 apresenta os dados relativos aos tipos de investimento realizados pelos investidores.

A Tabela 2 t= ambém apresenta o percentual das escolhas de investimentos realizados em cada uma das opções listadas. Os respondentes poderiam marcar mais de um tipo de opção de investimento: ações, títulos públicos/privados, moedas digitais, moedas estrangeiras, fundos imobiliários, tesouro direto, debêntures, CDB (certifi= cado de depósito), LCI/LCA (letras de crédito imobiliário e agronegócio), ouro, = LC (letra de câmbio) e fundos de investimento.

Nesta tabela é apresentada uma distribuição percentual dos diferent= es tipos de investimentos entre os participantes da pesquisa. Cerca de 58,9% d= os participantes investem em ações, o que indica uma preferência por esse tipo= de investimento, o qual oferece potencial de retorno significativo, embora com maior volatilidade. Aproximadamente 47,6% dos participantes investem em CDB= s, que são títulos de renda fixa emitidos por bancos e geralmente oferecem retornos seguros e previsíveis.

Um percentual de 40,3% dos participantes investem no Tesouro Direto= , a partir deste programa é possível investir em títulos públicos do governo brasileiro, oferecendo uma variedade de opções de investimento com diferent= es níveis de risco e retorno. Aproximadamente 39,5% dos participantes investem= em fundos de investimento que oferecem diversificação e acesso a uma variedade= de ativos financeiros.

Cerca de 36,3% dos participantes investem em fundos imobiliários, q= ue oferecem exposição ao mercado imobiliário e podem proporcionar renda estáve= l e potencial de valorização do capital. Um percentual de 33,1% dos participant= es investem em títulos públicos ou privados, que incluem uma variedade de títu= los de dívida emitidos por governos ou empresas.

Os investidores em LCI/LCA (Letras de Crédito Imobiliário e Agronegócio) foram da ordem de 27,4%, este investimento corresponde a títul= os de renda fixa emitidos por instituições financeiras para financiar atividad= es imobiliárias e do agronegócio. Moedas Digitais (Criptomoedas)foram cerca de 21,0%. As Moedas Estrangeiras (Euro, Dólar) foram aproximadamente 15,3%.

 

Tabela 2

Investimentos=

Tipos de investimentos<= /span>

%<= /span>

58,9%

47,6%

40,3%

39,5%

36,3%

33,1%

27,4%

21,0%

15,3%

10,5%

7,3%

4,0%

=  

 = ;

É possível observar, a partir da Tabela 2, que as opções de investimento menos utilizadas foram as Letras de Câmbio, Ouro e Debêntures. Cerca de 10,5% dos participantes afirmaram que investem em debêntures, estes são títulos de dívida emitidos por empresas e oferecem potencial de retorno mais elevado em comparação com títulos de renda fixa tradicionais. Aproximadamente 7,3% dos participantes investem em ouro, que é considerado = um ativo de refúgio em momentos de incerteza econômica e inflação. Por fim, qu= anto as LC (Letra de Câmbio), cerca de 4,0% dos participantes investem em LCs, q= ue são títulos de crédito emitidos por financeiras e oferecem retornos atrativ= os com prazos variados.

A pesquisa t= ambém buscou investigar as prioridades de investimento dos respondentes, a Tabela= 3 apresenta os percentuais de Risco, Retorno, Ações sociais e ambientais, Dividendos e Outros que cada um dos investidores considera como sendo importantes no momento de investir seus recursos financeiros. A maior parte= dos respondentes, 49,2% entendem que o Retorno deve ser a prioridade ao investi= r. Para Beal et al. (2005) todos os investidores exigem algum retorno financei= ro, até mesmo para que atividade seja considerada como “investimento”, mas diferentemente do que propõe os autores, as respostas obtidas nesta pesquisa como: ações sociais e ambientais, não foram consideradas como prioridade de investimento pelos participantes.

 

Tabela 3

Prioridades de Investim= ento

Questão: = O que você prioriza/considera importante na hora de investir?<= span lang=3DPT style=3D'font-size:10.0pt;mso-bidi-font-size:11.0pt;font-family= :"Times New Roman",serif'>

Retorno<= /o:p>

49,2%

Risco

30,6%

Maiores dividendos

11,3%

Outros

8,9%

Ações sociais= e ambientais

0,0%

 =

Para todos os investidores que marcaram a opção “outros” foi necessário destacar por escrito quais seriam as outras prioridades consideradas pelos respondentes no momento de investir, o Quadr= o 2 detalha as respostas de 11 investidores que destacaram de modo específico o= que cada um deles entende que deve ser priorizado no que tange aos seus investimentos.

Considerando as informações contidas no Qu= adro 2, pode-se relacionar com as contribuições de Pasewark e Riley (2010), que = além de atrelar as decisões de investimentos as satisfações pessoais, consideram= que os investidores são propensos a buscar investimentos conscientes com seus valores pessoais e que estão dispostos a aceitar retornos menores.

 

Quadro 2

Prioridades no Momento = de Investir<= o:p>

Investidores<= o:p>

Respostas

Investidor 01=

Um conjunto de custo-benefício, atrelado a análise fundamentalista.

Investidor 02=

Objetivo e horizonte de investimento

Investidor 03=

Data de venci= mento do título

Investidor 04=

Invisto em imóveis, galpões para alugar

Investidor 05=

Investimentos estão relacionados aos objetivos específicos, assim acaba envolvendo dive= rsos dos fatores citados

Investidor 06=

O propósito

Investidor 07=

São vários fatores: riscos, dividendos

Investidor 08=

Além de retor= no e risco, liquidez, custo de administração, cenário econômico e perspectiva pessoal

Investidor 09=

Reserva para poder viajar

Investidor 10=

Ter reserva p= ara emergência e investimentos para longo prazo diversificando o risco

Investidor 11=

Rentabilidade e segurança

 

Dentre as questões relacionadas ao perfil dos investidores, também = foi perguntado se estes possuíam algum tipo de certificação em investimentos. Um estudo realizado por Smith e Jones (2019) investigou como as certificações influenciam as escolhas dos investidores e revelou que estes tendem a depos= itar maior confiança nos profissionais certificados, considerando-os mais capaze= s e confiáveis. Esse achado ressalta o valor da credibilidade e segurança que as certificações proporcionam aos profissionais do mercado financeiro.

 Um percentual de 14,5% dos respondentes = (18 pessoas) afirmaram que possuíam algum tipo de certificação. A Tabela 4 dest= aca os tipos de certificações dos participantes do estudo. Para Daibert (2016), considera-se que na expertise dos profissionais imersos no mercado financei= ro, deve-se considerar o tempo de experiência e do leque de certificações que e= stes possuem.

 

Tabela 4

Certificações=

Tipo de Certificação=

Nº de investidores=

CPA-20

5

CFP

4

CNPI

3

CPA-10

2

Ancord

1

CEA

1

PQO-B3

1

MBA Mercado Financ.

1

Total

18

 

Da mesma for= ma Coaguila et al. (2014) afirmou que a melhoria do desempenho dos fundos de investimentos no Brasil, é relevante a partir da gestão de pessoas certificadas, trazendo assim benefícios práticos sociais, não apenas de interesse pessoal do detentor da certificação.

 

4.2 Teste de Mann-Whitney

 <= /o:p>

Nesta seção = serão apresentados os resultados do teste estatístico Mann-Whitney, do qual é utilizado para a comparação de 2 (dois) grupos independentes por meio de uma variável dependente qualitativa ordinal.

O teste foi aplicado com as variáveis binárias (dummy) listadas na Tabela 4 para cada um dos do= is ambientes, com e sem a presença do Nudge. A aplicação do teste estatístico mostrou= que não existe influência significativa entre as variáveis. O sexo dos participantes, primeira variável independente da Tabela 5, evidenciou que n= ão existe diferença significativa na tomada de decisão por homens e mulheres em ambos os ambientes do estudo.

 

Tabela 5

Teste Mann-Whitney

           Variáveis

SEM.ND

             COM.ND

             SEX

0,1040

0,1612

             FORM

0,2750

0,0162*

             CERT

0,1128

0,4943

Notas: *Diferença significati= va – p<0,05: “U” de Mann-Whitney

 =

A formação acadêmica dos participantes foi analisada a partir de uma dummy, onde foi atribuído 1 para quem possuía formação acadêmica e 0 para quem não possui, pelos resultados do teste é possível identificar que no ambiente sem a pres= ença do Nudge essa variável não apresentou influência significativa, já no ambie= nte com o Nudge é possível perceber que houve diferença significativa, em que o p-valor corresponde a 0,0162, sendo p<0,05. Tal diferença significativa = nos leva a inferir que a formação acadêmica do investidor, em ambientes de Nudge, contribui = na escolha por opções investimentos mais sustentável, com práticas ESG.

A última var= iável avaliada no teste Mann-Whitney foi a certificação, a estatística descritiva aponta que essa variável não apresentou influência significativa na escolha= dos ambientes do estudo.

 

4.3 Resultados do Modelo de Regressão Logística (LOGIT)

 <= /span>

Antes da aná= lise da regressão logística, foi analisado se o modelo possuía multicolinearidad= e, ou seja, se existe associações lineares de forma significativa. Para isso, o teste do Fator de Inflação de Variância (FIV) foi realizado. Considerando os valores encontrados para os modelos, em que o valor máximo do FIV foi de 1,= 74 (FA.ETA) e o valor mínimo foi de 1,09 (QT.CSA), estão livres de interferênc= ias de multicolinearidade, sendo possível realizar a regressão.

Dessa forma,= na Tabela 6 são apresentados os resultados da Regressão Logit, no qual foi aplicado a partir dos dois modelos propostos. Essa análise permite estimar a probabilidade associada à ocorrência de determinado evento em face de um conjunto de variáveis explanatórias.

Na Tabela 6 é possível observar que foi estabelecida a relação entre as opções de escolha= de investimento em dois ambientes, sem Nudge (1) e com o Nudge (2), com as variáveis de sexo, faixa etária, estado civil, quantidade de pessoas em cas= a, renda, formação acadêmica, experiência com investimentos, prioridade na hor= a de investir e certificação.

O número de observações presentes no modelo é de 123, correspondente as pessoas que faz= em algum tipo de investimento. Os resultados do modelo apresentaram que houve influência estatística significativa na variável de faixa etária, formação acadêmica e prioridade para investir. Quanto a faixa etária dos investidore= s, analisada a partir de uma variável independente ordinal, foi identificado q= ue essa variável exerce influência significativa no ambiente sem a presença do= Nudge, o que é um indicativo de que a variação na idade dos participantes possui influência s= obre as suas escolhas de investimentos.

Para a variá= vel de formação acadêmica, os dados do modelo resultaram em um p-valor de 0,105, q= ue indica a maior probabilidade de escolha, em ambientes de Nudge, por investimentos mais sustentáveis e que possuem práticas ESG. Para prioridade= de investimento foi atribuído uma variável independente ordinal, sendo uma med= ida que identifica o que é priorizado em uma decisão de investimento, com um p- valor de 0,011 é possível admitir que esse tipo de critério possui influênc= ia significativa nas decisões de investimentos, aumentando as chances de escol= ha por investimentos mais sustentáveis quando existe presença do Nudge.=

 <= /o:p>

Tabela 6

Resultado do Modelo Logit=

Variáveis=

Modelos

(1)

(2)

SEX

-1,097019

0,016

-0,3657788

0,393

FA.ETA

0,3685796

0,139*

0,1579952

0,524

EST.CIV

-0,0629978

0,725

0,1281705

0,453

QT.CSA

-0,3694836

0,062

-0,0961942

0,608

REND

0,0549416

0,821

-0,2791321

0,240

FORM

-2,227643

0,014

1,867872

0,105*

EXPER

0,2277717

0,287

0,1620329

0,429

PRIOR

0,2109341

0,355

0,5974416

0,011*

CERT

0,8979305

0,144

-0,0173498

0,977

Constante

0,989658

0,439

-2,583984

0,076

Número de observações

123

123

Pseudo R2

0,1281

0,0968

Log likelihood

-73,53658

-76.705134

LR chi2

21,61

16,44

Prob > chi2

0,0102

0,0582

Nota:(1) Sem Nudge; (2) Com Nudge Obs.: os valores representam os coeficientes e o p>z da regressão. *significativa: p < 0,05. <= /p>

 <= /o:p>

Conforme o q= uadro 2, é possível verificar que o Pseudo R2 é de aproximadamente 13% para o mod= elo (1) e de 9% para o modelo (2), o que implica na variação da variável depend= ente pelas variáveis dos modelos, considerando nesta situação, que o modelo (1),= do qual não possui o Nudge, há um melhor percentual de explicação.

Adicionalmen= te, pode-se observar o Log likelihood, do qual representa a adequação do modelo logístico que foi utilizado, com os dados obtidos, representam valores negativos para o modelo (1) de -73,53658 e par= a o modelo (2) de -76.705134. Com base em Minussi et al. (2002), para o ajustam= ento do modelo, quanto menor for seu valor, melhor na previsão dos parâmetros.

Os achados d= essa pesquisa corroboram com os achados de Pilaj (2017) em que considera que as baixas participações que existem em investimentos socialmente responsáveis podem ser justificadas pelas limitações cognitivas e vieses psicológicos dos investidores, e que as falhas que afetam o mercado, podem ser remediadas a partir de melhorias nas arquiteturas de escolhas.<= /p>

 =

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 <= /o:p>

As evidências levantadas neste estudo, demonstram que a partir da aplicação do Nudge, observa-se= que a tendência da maioria dos respondentes (54%) consiste em optar por investime= ntos em empresas com práticas ESG, corroborando assim com a literatura sobre o impacto do Nudge na tomada de decisão sobre investimentos, corroborando com as afir= mações feitas por Jean-Francois et al. (2022).

Além disso, = por meio do teste Mann-Whitney, foi possív= el analisar as variáveis e perceber que não existe influência significativa entre estas= . Considerando, contudo, que a variável do sexo dos participantes e da certificação não se apresentaram de forma significativa que influenciasse a tomada de decisão em ambos os ambientes do estudo. Entretanto, ao analisar a formação acadêmica = dos participantes foi possível identificar que no ambiente sem a presença do Nudge não apresen= ta influência significativa, mas o ambiente com o Nudge percebe-se = que houve diferença significativa, inferindo que a formação acadêmica do investidor, contribui na escolha por opções investimentos mais sustentáveis= , de acordo com os achados de Coaguila et al. (2014) e Daibert (2016).

Dessa forma, pode-se concluir que características dos investidores (expertise e formação acadêmica) possuem influência sobre sua decisão de investimento em um ambie= nte que possui características de um Nudge.

Por fim, os resultados do modelo de regressão demonstram a existência de influência significativa nas variáveis (Pilaj, 2017): de faixa etária, indicando que a variação na idade dos participantes influencia as escolhas de investimentos= ; de formação acadêmica, indicando maior probabilidade de escolha, em ambientes = de Nudge, por investimentos mais sustentáveis e que possuem práticas ESG; por fim, priori= dade para investir, sendo possível admitir que nas decisões de investimentos, a presença do Nudge, aumenta as chances de escolha por investimentos mais sustentáveis.

Enquanto limitação, o estudo analisou as respostas de um grupo limitado de participantes, não devendo tais resultados serem generalizados, mas compreendidos em uma perspectiva de entendimento do comportamento desses investidores específicos. Sugere-se para futuras pesquisas abranger um núme= ro maior de participantes, além da inserção de outras características sobre o ambien= te de investimento (variáveis), para análise do comportamento e identificação = das escolhas feitas pelo investidor.

 

 

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Nudge na decisão do Investid= or: uma reflexão sobre as escolhas de investimento e as práticas ESG

Beatriz da Silva Ferreira; Isabella Christina Dantas Valentim; Wenner Glaucio Lopes Lucena <= o:p>

 

 

IS= SN 2237-4558    Navus    Florianópolis    SC    v. 14 • p. 01-26 • jan./dez. 2024

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                  =                                                                            =                                       

 

ISSN 2237-4558    Navus  •  Florianópolis  •  SC    v.9    n.2    p. XX-XX    <= /span>abr./jun. 2019

 

 

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