A Influência da Capacidade Absortiva no Desempenho Inovativo dos Grupos de Pesquisa no Piauí
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.1872Resumo
Este estudo analisou a influência das dimensões da capacidade absortiva (potencial e realizada) sobre o desempenho inovativo dos grupos de pesquisa das instituições de ensino superior públicas no Piauí. A pesquisa foi realizada entre julho e setembro de 2023, abrangendo o universo de 670 grupos de pesquisa nas seguintes instituições: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A amostra foi composta por 90 líderes de grupos de pesquisa, representando cerca de 13,4% do universo total pesquisado. Os resultados indicam que as dimensões da capacidade absortiva (potencial e realizada) exercem um efeito positivo no desempenho inovativo, tanto no que se refere à inovação comportamental quanto à inovação tecnológica. Assim, recomenda-se que os líderes dos grupos de pesquisa adotem rotinas e processos contínuos de renovação do conhecimento para melhorar seus resultados de inovação. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda sobre como a capacidade absortiva influencia o desempenho inovativo dos grupos de pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Romario Martins de Sousa, Marcio Nannini da Silva Florencio, Luis Felipe Dias Lopes, Thiago Assunção de Moraes, Mauricio Mendes Boavista de Castro, Alexandre Rodrigues Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.