O Uso da Inteligência Estratégica como Instrumento de Informação Organizacional: o caso de Empresas Estratégicas de Defesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v14.1849

Resumo

No contexto organizacional, a informação tem sido empregada para agregar valor tanto no âmbito interno quanto externo, a fim de garantir a sobrevivência e a competitividade. Considerada um método, a Inteligência Estratégica (IE) tem o objetivo de auxiliar as organizações na tomada de decisão em contextos de rápidas mudanças. Este estudo objetiva analisar as Empresas Estratégicas de Defesa (EED) brasileiras quanto ao uso da IE e, ao mesmo tempo, despertar a relevância desse construto no monitoramento do ambiente a fim de reduzir as incertezas na tomada de decisão, o que de forma prática, pode contribuir com o desempenho organizacional das empresas. A metodologia é qualitativa, utiliza-se de uma pesquisa bibliométrica, e a coleta de dados é realizada por meio de um survey com questões testadas e validadas no estudo de Giacomello (2009). Os resultados permitiram avaliar o nível de IE das empresas participantes da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Gonçalves da Silva, Exército Brasileiro

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Oficial do Exército. Analista no Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar da Amazônia.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Edição

Seção

Artigos