Mapeamento das características do empreendedorismo transgênero no Brasil: um olhar para a Plataforma EmpoderaTrans

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v14.1840

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear as características do empreendedorismo transgênero no Brasil por meio da análise descritiva dos negócios cadastrados no EmpoderaTrans, plataforma virtual voltada para a divulgação e visibilidade do empreendedorismo de pessoas transgêneras no país. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva e exploratória, com uma análise dos conteúdos publicados na plataforma investigada. A amostra é composta por 92 empreendimentos, e os resultados demonstraram que 66% deles se referem a serviços profissionais, sendo que a maior parte dos serviços (31%) são de design gráfico e de edições de imagens e vídeos. Em relação ao alcance geográfico da atuação dos negócios, 29 (32%) atuam a nível nacional por meio da internet e 16 (17%) atendem unicamente na cidade de São Paulo. O estudo contribui teoricamente com a ampliação dos estudos de empreendedorismo social e de grupos minorizados, a partir da apresentação das áreas mais empreendidas, dos locais atendidos e do formato dos atendimentos. Além disso, visibiliza a atuação de pessoas trans no empreendedorismo, estimulando a criação de outros imagéticos sociais sobre pessoas transgêneras no Brasil que estão tentando acessar outros espaços sociais, para além da prostituição, que é compulsória para 90% de mulheres trans e travestis no país, devido aos preconceitos estruturais enraizados na sociedade, que lhes negam acesso ao mercado de trabalho formal. A originalidade da pesquisa está associada à lacuna na literatura sobre empreendedorismo social, que menciona apenas as pessoas cisgênero como empreendedoras, ficando as pessoas transgêneras, à margem dos estudos de empreendedorismo.

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Biografia do Autor

Juh Círico, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) com mobilidade internacional em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) em Portugal. Especialista nas áreas de Contabilidade; Gestão; Tecnologia e Educação. 

Akira Aikyo Galvão, Universidade de São Paulo

Mestranda em Administração - Universidade de São Paulo (USP). Possui MBA em Gestão de Pessoas e Liderança. É especialista em Antropologia; Psicanálise Clínica; Psicologia: Orientação Vocacional/Profissional e Terapia Cognitivo Comportamental de Alta Performance. Graduada em Gestão de Recursos Humanos; Administração; e Ciências Contábeis. 

Silvia Pereira de Castro Casa Nova, Universidade de São Paulo

Livre Docente - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP. Pós-Doutorado na Université Laval (Canadá). Pós-Doutorado na University of Minnesota System (Estados Unidos). Pós-doutorado na Fundação Getulio Vargas (Brasil). Doutora em Controladoria e Contabilidade (USP). Mestra em Controladoria e Contabilidade (USP). Graduada em Administração Pública (FGV-SP). Professora titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e professora do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Adminstração da Universidade de São Paulo (USP). 

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Publicado

2024-06-11

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Artigos