A universidade empreendedora como instituição social
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v13.1807Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender, teoricamente, sobre a interlocução entre universidade como instituição social e a concepção de universidade empreendedora. A instituição universidade, com o processo de mercantilização da sociedade, a partir da década de 90, com o advento do neoliberalismo, teve historicamente, uma mudança do seu papel, passando a ser protagonista no estímulo e divulgação do empreendedorismo, contribuindo para uma cultura que valoriza critérios sócios-econômicos e conhecimento aplicado. Antagonicamente, mesmo diante de inúmeros desafios estruturais e de legitimidade diante da sociedade mercantilizada, a universidade sempre foi uma instituição social, pois se constitui em uma prática social que tem como fundamento o reconhecimento público de sua legitimidade e de suas atribuições. O presente estudo, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, quanto aos meios, bibliográfica e documental; e, quanto aos fins, descritiva e aplicada. Os resultados apontam que a universidade como instituição social pode ser empreendedora e vice-versa. Negar esta relação, é negar a relação constituída e instituída pela e com a sociedade e a universidade. A dualidade da relação da universidade com a sociedade, de negação e de afirmação, constitui a dialética da sua identidade. O ato de empreender, está na essência da concepção de inovar. Inovar para uma sociedade mais inclusiva e reflexiva na sua essência. Não podemos negar a realidade que estamos inseridos, mas podemos mudá-la e quiçá transformá-la, por meio de uma prática de gestão que potencialize a universidade como uma prática social, inclusiva e empreendedora, na sua essência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rúbia Sedemaka Silva Virgilio, André Lopes Fialho, Carla Cristina Dutra Burigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.