Recrutamento e seleção nas redes sociais: percepção dos estudantes de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1788

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral compreender a percepção dos estudantes universitários do curso de Psicologia quanto ao uso das redes sociais virtuais nos processos de recrutamento e seleção. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada aplicada a 10 participantes, estudantes dos 9° e 10° semestres do curso de Psicologia. Como resultados, constatou-se o uso das redes sociais para divulgação de vagas de emprego e análise dos perfis dos candidatos, apresentando fatores favoráveis no recrutamento e seleção, e fatores desfavoráveis apenas no processo de seleção, como a hipótese de uma discrepância entre o perfil nas redes sociais e o perfil profissional dos indivíduos. Por fim, revelou-se que os estudantes universitários manifestaram a intenção de projetar uma imagem profissional nas redes sociais, tomando cuidado com os conteúdos que publicam, pois estes temem serem analisados.

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Biografia do Autor

Marieli Florentino Lino, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especialista em Tecnologias para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Dâmaris de Oliveira Batista da Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atualmente é professora em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade do Sul de Santa Catarina.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos