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Recrutamento e seleção nas redes sociais: percepção dos estudantes de Psicologia

Recruitment and selection in virtual soci= al: perception of Psychology students

 

Marieli Florentino Lino

https://orcid.org/0000-0002= -4964-3790<= /o:p>

Doutoranda em Ciências da Linguagem. Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Brasil. marielilino@gmail.com=

Dâmaris de Oliveira Batista da Silva

https://orcid.org/0000-0002-4500-8052

Doutora em Ciências da Linguagem. Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Brasil. damarisobs@gmail.com

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RESUMO

Este e= studo teve como objetivo geral compreender a percepção de estudantes universitários do= curso de Psicologia quanto ao uso das redes sociais virtuais nos processos de recrutamento e seleção. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, aplicada a 10 participantes, estudantes dos= 9º e 10º semestres do curso de Psicologia. Como resultados, constatou-se o uso= das redes sociais para divulgação de vagas de emprego e análise dos perfis dos candidatos, apresentando fatores favoráveis no recrutamento e seleção. Fato= res negativos foram identificados apenas no processo de seleção, devido a uma potencial discrepância entre o perfil nas redes sociais e o perfil profissi= onal dos indivíduos. Por fim, revelou-se que os estudantes universitários manife= staram a intenção de projetar uma imagem profissional nas redes sociais, tomando cuidado com os conteúdos que publicam devido ao receio de serem analisados.=

Palavras-chave: recrutamento e seleção; redes sociais; Psicologia.

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ABSTRACT

This study aimed to understa= nd the perception of university students in the Psychology course regarding the us= e of virtual social networks in the recruitment and selection processes. The instrument used for data collection was a semi-structured interview applied= to 10 participants, students from the 9th and 10th semesters of the Psychology course. The study revealed that social networks were used for job vacancy announcements and for reviewing candidates' profiles, indicating favorable aspects in recruitment and selection. Negative factors were identified only= in the selection process due to the potential discrepancy between the candidat= e's social media profile and their professional profile. Finally, the study revealed that students are inclined to project a professional image on soci= al networks, taking care with the content they publish, as they fear being analyzed.  

Keywords: recruitment and selection; social networks; Psychology.

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Recebido em 02/10/2023.  Aprovado em 23/12/2023. Avaliado pelo s= istema double blind peer review. Publicado conforme normas da ABNT.

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1788

1 INTRODUÇÃO

 

Os avanços n= as tecnologias da informação e comunicação impactaram os campos da Gestão de Pessoas, tornando alguns processos mais práticos, rápidos e com custo reduz= ido. Além disso, com a chegada e o crescimento das redes sociais, observou-se uma modificação nos comportamentos das pessoas, tanto nas relações familiares e= de amizade quanto nas relações entre empresas, funcionários e clientes.=

As empresas = viram no uso das tecnologias uma oportunidade para inovar e crescer no mercado, refo= rmulando, por exemplo, os processos de recrutamento e seleção. O recrutamento on-line possibilita que os candidatos respondam aos anúncios enviando seus currícul= os, agilizando o processo e ampliando o alcance das empresas. Além disso, na seleção de pessoas, as empresas estão cada vez mais adotando a prática de buscar candidatos nas redes sociais. Isso possibilita aos recrutadores aces= sar diversas informações sobre os candidatos.

Araújo e Gar= cia (2014) identificam os processos de recrutamento e seleção como atividades p= lenamente interligadas, e embora seja difícil separá-las, cada uma se refere a um resultado diferente. Gil (2019) define recrutamento como o processo cujo objetivo é atrair o maior número possível de candidatos. A seleção, por sua vez, é o processo no qual as empresas selecionam os candidatos mais adequad= os para preencher as vagas de emprego em aberto.

Nos processo= s de recrutamento e seleção, alguns instrumentos podem ser utilizados com o auxí= lio da internet, desde a divulgação das vagas em anúncios nos meios eletrônicos= até a aplicação de técnicas e testes à distância. O uso das redes sociais també= m se mostrou uma prática adotada pelas organizações nos processos de recrutament= o e seleção. Gil (2019) salienta que as redes sociais são fonte de informação s= obre os candidatos: “Muitas empresas vêm adotando rotineiramente a busca de candidatos nas redes sociais. Isso porque os recrutadores têm acesso direto= a informações dos candidatos de diferentes locais com custo praticamente zero= ” (p. 118).

Dentre os es= tudos publicados sobre recrutamento e/ou seleção nas redes sociais, há aqueles qu= e abordaram a temática, concentrando-se em obter a percepção dos gestores ou pessoas responsáveis pelos processos de recrutamento e seleção dentro das empresas. Esses estudos demonstraram que o uso das redes sociais nesses processos já é uma realidade, tanto na divulgação das vagas de emprego quanto na busca de informações sobre funcionários e/ou candidatos em processos seletivos. As principais redes sociais utilizadas para consultas incluíam os perfis no LinkedIn, uma rede social voltada para fins profissionais, e no Facebook, uma rede considerada não profissional (Biberg, 2019; Cos= ta; Caregnatto, 2013; Dias, 2016; Lemes; Weschenfelder, 2015; Molina, 2011).

Outras produ= ções procuraram abordar a percepção de públicos distintos, participantes dos processos de recrutamento e seleção: estudantes, em sua maioria do curso de Administração (Belmonte, 2017; Neto et al., 2015; Sicuro, 2016); além de gestores e colaboradores simultaneamente (Formentin et al., 2014; Santos; Oliveira; Centurión, 2018).

Ou seja, a m= aioria dos estudos citados limitou-se a obter apenas a percepção dos gestores ou d= as pessoas responsáveis pela Gestão de Pessoas nas empresas, sendo produções predominantemente de cursos na área de Administração. No entanto, os psicól= ogos estão entre os profissionais que atuam nos processos de recrutamento e sele= ção das organizações. De acordo com Zanelli, Andrad= e e Bastos (2014), nesta área conhecida como Psicologia Organizacional e do Trabalho, o psicólogo atua visando contribuir para a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho.

Devido ao cr= escente uso das tecnologias pelos profissionais psicólogos em seu trabalho, a Resol= ução nº 11, de 11 de maio de 2018, regulamentou a prestação de serviços psicológ= icos por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação, revogando a Resoluç= ão anterior do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 11/2012. Em seu Art. 2º, esclare= ce que é autorizada a prestação dos devidos serviços psicológicos realizados p= or meios tecnológicos da informação e comunicação, desde que esteja em conformidade com as disposições do Código de Ética Profissional do Psicólog= o. Além disso, na alínea II, há referência aos processos de Seleção de Pessoal= . No entanto, não foram explicitadas quais são as atividades que os psicólogos p= odem prestar utilizando as tecnologias, tampouco foi mencionado o uso das redes sociais virtuais pelos profissionais psicólogos (CFP, 2018).

Com base no = exposto, o objetivo geral deste estudo é compreender a percepção dos estudantes universitários do curso de Psicologia quanto ao uso das redes sociais virtu= ais nos processos de recrutamento e seleção, visto que os psicólogos também pod= em atuar nas organizações de trabalho como recrutadores e/ou selecionadores. A= lém disso, foram elaborados três objetivos específicos destacados ao longo do texto. A seguir, serão apresentados os tópicos referentes à fundamentação teórica, à metodologia, aos resultados e discussão e, por fim, as considera= ções finais da pesquisa.

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2 FUNDAMENTAÇÃO= TEÓRICA

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Uma das preocupações da área de Gestão de Pe= ssoas está relacionada aos processos de recrutamento e seleção: utilizar os instrumentos mais adequados para atrair profissionais do mercado de trabalho com as competências necessárias e que desejam permanecer nas organizações (= Chiavenato, 2014).

Gestão de Pessoas é a expressão que visa substituir Administração de Recursos Humanos, de forma a “designar as pesso= as que trabalham nas organizações não mais como empregados ou funcionários, mas como cooperadores, colaboradores ou parceiros” (Gil, 2019, p. 18). Entre as funções do gestor de pessoas estão o desenvolvimento e a implementação de planos e programas de recrutamento e seleção.

Chiavenato (2014) apresenta o recrutamento e= seleção como processos de agregar pessoas, constituindo o primeiro grupo de process= os da moderna Gestão de Pessoa. Esses processos visam encontrar a correspondên= cia entre o que a empresa deseja e o que as pessoas têm a oferecer:<= /span>

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Mas não são= apenas as organizações que selecionam, as pessoas também escolhem as organizações = em que pretendem trabalhar. Assim, trata-se de uma escolha recíproca: as organizações escolhem as pessoas que pretendem engajar e as pessoas escolhe= m as organizações nas quais pretendem trabalhar (p. 91).<= /span>

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Ou seja, as atividades de recrutamento e sel= eção das empresas devem ser adequadamente estruturadas e motivadoras, com o obje= tivo de atrair candidatos potenciais e estimulá-los a desejar ingressar nas organizações de trabalho.

O recrutamento é o processo que visa atrair o maior número possível de candidatos com as qualificações e perfil necessári= os para preencher os cargos nas organizações, utilizando fontes e meios disponíveis. Para tanto, é realizado previamente um levantamento das informações da vaga em aberto, a fim de delinear o perfil que será procurad= o (Gil, 2019).

O recrutamento pode ser tanto interno quanto externo (Chiavenato, 2014). O recrutamento interno prioriza os colaboradores que já trabalham na organização, permitindo que sejam promovidos para cargos mais elevados e complexos na mesma área de atuação ou transferidos para car= gos do mesmo nível hierárquico, porém envolvendo outras habilidades e conhecime= ntos para a execução de diferentes atividades. O recrutamento externo, por sua v= ez, atua sobre candidatos que estão fora da organização, com a intenção de envolvê-los em seu processo de seleção de pessoas.

Existem vários meios de recrutamento externo= , tais como indicação ou recomendação, banco de dados, headhunters, agência= s de recrutamento, anúncios, cartazes, instituições de ensino, consultorias em recrutamento e seleção, internet, entre outros. Todos os métodos de recrutamento apresentam vantagens e desvantagens. Para escolher o meio mais adequado, deve-se considerar os cargos oferecidos e os recursos disponibilizados pela organização.

Com a etapa de recrutamento executada adequa= damente, a organização terá à disposição um número consideravelmente alto de candida= tos para disputar o cargo a ser preenchido. A próxima etapa, então, é a de sele= ção de pessoas, que, de acordo com Gil (2019), visa selecionar o candidato mais compatível com as exigências do cargo mediante a utilização de procedimento= s, técnicas e/ou testes, com o intuito de comparar as características dos concorrentes e prever seus comportamentos no cargo.

A primeira etapa do processo de seleção é a análise dos currículos dos candidatos (Chiavenato, 2014). Os próximos passo= s do processo de seleção incluem a aplicação de técnicas e/ou testes para verifi= car os atributos e qualificações dos candidatos.

Dentre os instrumentos de seleção estão: a entrevista de seleção; as técnicas grupais como simulações, jogos e dramati= zações; a aplicação de testes, sejam eles na modalidade de teste prático, teste de conhecimentos, teste psicológico etc.; entre outros. Ao final do processo de seleção, os candidatos contratados serão integrados à cultura da organização (Araújo; Garcia, 2014).

Nos processos de recrutamento e seleção, ferramentas on-line podem ser usadas, desde anúncios de vagas até testes à distância. As empresas, por exemplo, podem utilizar entrevistas por videoconferências com objetivo de fazer uma primeira triagem dos candidatos (Chiavenato, 2014).

O recrutamento à distância, também conhecido= como recrutamento virtual ou recrutamento on-line, é realizado por meios eletrôn= icos, trazendo vantagens como imediatismo e facilidade de interação com os candid= atos, e tudo isso sem precisar sair de casa, reduzindo assim, os custos do proces= so. Segundo Chiavenato (2014), as empresas podem utilizar as redes sociais virtuais como meio para anunciar suas vagas de emprego, permitindo que os candidatos interessados enviem seus currículos.

Outro ponto importante é que as redes sociai= s representam ambientes virtuais destinados a reunir pessoas. Por meio delas, os membros podem interagir através de seus perfis pessoais, compartilhando fotos, text= os, mensagens e/ou vídeos, de acordo com as regras estabelecidas por cada plataforma, as quais definem o comportamento dos usuários.

Entre as redes sociais utilizadas nos proces= sos de recrutamento e seleção, estão o LinkedIn e o Facebook. Como o= LinkedIn foi criado com o propósito específico de estabelecer contatos profissionais, ele vem sendo usado preferencialmente para análise de currículos. O Face= book, por sua vez, é uma rede social pessoal que serve para que as empresas obten= ham informações que vão além do âmbito profissional, como preferências, hobbies= e sociabilidade. “Nessas redes, as pessoas tendem a ser mais espontâneas e a = se expor mediante a inserção de fotos e vídeos, o que também pode ser muito út= il no processo de recrutamento” (Gil, 2019, p. 118).<= /p>

O recrutamento e seleção on-line estão cresc= endo em comparação a outras abordagens tradicionais. A internet facilitou o aces= so a candidatos qualificados, tornando os processos mais rápidos e com custo reduzido. Mas além de analisar os benefícios que a internet trouxe, também é preciso considerar os possíveis impactos negativos.

Conforme apontado por Chiavenato (2014), a internet apresenta algumas limitações. Por ser um meio fácil para envio de currículos, muitos candidatos sem as qualificações requeridas se candidatam= às vagas, o que leva as empresas a despenderem muito tempo na triagem. Além di= sso, como a internet não é uma ferramenta de seleção, ela não pode substituir os contatos pessoais, as entrevistas presenciais e outras técnicas presenciais= de seleção. Essas são importantes para avaliar comportamentos e atitudes essenciais ao preenchimento da vaga.

Como apontado anteriormente, os psicólogos f= azem parte dos profissionais que podem atuar nas empresas, inclusive aplicando os processos de recrutamento e seleção. De acordo com Zanelli, Andrade e Bastos (2014), as organizações e o trabalho fazem parte dos fenômenos de natureza psicossocial da vida humana não podendo ser separados das demais esferas da vida pessoal. Ao longo do tempo, eles assumem novas configurações dando ori= gem a diferentes processos e fenômenos individuais e grupais. Estes, por sua ve= z, tornam-se objetos de estudo e campo de atuação para os psicólogos. Para os autores, é nesse cenário que a Psicologia procura compreender as interações= dos indivíduos nas múltiplas dimensões dos seus grupos sociais, para, a partir disso, construir estratégias com objetivo de promovoer a qualidade de vida = e o bem-estar das pessoas, além de manter sua produtividade. Cabe então destaca= r a percepção desses profissionais em meio à adoção crescente das redes sociais= nos processos de recrutamento e seleção de pessoas.

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3 METODOLOGIA

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Com base nos objetivos anteriormente apresen= tados, a presente pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando uma aborda= gem qualitativa e empregando procedimentos da pesquisa de campo. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo.

A pesquisa envolveu a participação de 10 estudantes universitários matriculados regularmente no curso de Psicologia = da Universidade do Sul de Santa Catarina no ano de 2019. Esses alunos cursavam= os 9º e 10º semestres e frequentavam as disciplinas referentes aos campos de estágio obrigatório I ou II, na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. O método utilizado para a coleta de dados consistiu em uma entrev= ista semiestruturada. O roteiro da entrevista, composto por 16 perguntas, foi desenvolvido com base nos objetivos da pesquisa.

Durante os procedimentos de coleta de dados,= a pesquisadora visitou as salas durante os períodos de aula, com o intuito de explicar aos alunos as informações relacionadas ao projeto de pesquisa e os requisitos necessários para se tornar um participante. Ela solicitou que os interessados escrevessem seus nomes e números de telefone em uma folha disponibilizada para esse fim. Posteriormente, a pesquisadora entrou em con= tato para confirmar a participação dos interessados.

As entrevistas foram realizadas individualme= nte, em uma sala reservada no Serviço de Psicologia da Universidade do Sul de Sa= nta Catarina, assegurando o sigilo dos dados e um ambiente livre de interferênc= ias sonoras. As datas e os horários das entrevistas foram agendados de acordo c= om a disponibilidade de cada participante. No dia e horário determinados, a pesquisadora se apresentou e forneceu orientações aos participantes sobre o= s objetivos e as questões éticas da pesquisa.

Em seguida, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi apresentado aos participantes, que o assinaram e receberam uma cópia para eventuais consultas e esclarecimento de dúvidas. C= ada entrevista teve uma duração média de 20 minutos. É importante ressaltar que este estudo aderiu aos princípios éticos delineados nas Resoluções n° 466/1= 2 e n° 510/16 e obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade= do Sul de Santa Catarina, com o parecer número 3.562.855.

Após a coleta, os dados foram submetidos a u= ma análise de conteúdo:

 

A análise de conteúdo visa o conhecimento de variávei= s de ordem psicológica, sociológica, histórica etc., por meio de um mecanismo de dedução com base em indicadores reconstruídos a partir de uma amostra de mensagens particulares (Bardin, 2004, p. 39).

 

Em seguida, procedeu-se a interpretação dos = dados, relacionando-os com os conceitos e estudos presentes na fundamentação teóri= ca, os quais serão discutidos no próximo tópico.

 

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

A amostra final compreendeu 10 estudantes unive= rsitários, matriculados nos 9° e 10° semestr= es do curso de Psicologia, os quais responderam à entrevista. A idade variou entr= e 21 a 30 anos. Por razões éticas, os participantes serão identificados ao longo= do texto pelas nomenclaturas A1 a A10, escolhidas aleatoriamente pela pesquisadora.

Todos os particip= antes declararam possuir perfil em pelo menos uma rede social: dez no Instagra= m, nove no Facebook, dois no Twitter e dois no LinkedIn. = Quanto ao tempo de atuação dos participantes no estágio de Psicologia Organizacion= al e do Trabalho, obteve-se uma média de sete meses. Dentre os participantes, no= ve já haviam realizado atividades de recrutamento e seleção em empresas. Após estes dados de identificação geral, as demais questões foram analisadas de = acordo com a técnica de análise de conteúdo, e as categorias de análise construída= s a partir das respostas.

 

4.1 Recrutamento e seleção nas redes sociais

 

Quanto ao primeiro objetivo específico (identificar o conhecimento e a opinião dos estudantes universitários quanto ao uso das redes sociais virtuais em processos de recrutamento e seleção), foram elaboradas quatro categorias de análise:

(1a) fa= tores favoráveis ao uso das redes sociais no recrutamento;

(1b) fa= tores favoráveis ao uso das redes sociais na seleção;

(1c) fa= tores desfavoráveis ao uso das redes sociais na seleção;=

(1d) fa= tores de eliminação de candidatos/funcionários.

Na categoria (1a)= “fatores favoráveis ao uso das redes sociais no recrutamento”, a predominância nas respostas dos participantes foi o uso dessas plataformas para a divulgação = de vagas de emprego. Os participantes destacaram como fatores favoráveis ao uso das redes sociais no processo de recrutamento: o alcance das redes sociais = e a rapidez; a possibilidade de incluir os requisitos nos anúncios para direcio= nar o público-alvo e reduzir o tempo despendido na triagem; o aumento do número= de currículos no banco de dados; a função de servir como meio de comunicação p= ara entrar em contato com os candidatos; a aproximação da empresa dos candidato= s. Os participantes consideraram esse método superior em comparação a outros méto= dos de recrutamento, como rádio, sites, jornal, televisão e indicação. Ademais,= não foram encontradas desvantagens nas falas dos participantes.

Observou-se que o= uso das redes sociais virtuais é mais frequente no processo de recrutamento, ma= is especificamente na divulgação de vagas de emprego. Isso apresenta vantagens= que colaboram com o seu uso cada vez mais crescente. Os autores Araújo e Garcia (2014) enfatizam o uso das redes sociais pelas empresas como meio de divulg= ação de vagas de emprego no processo de recrutamento.

Quanto à categori= a (1b) “fatores favoráveis ao uso das redes sociais na seleção”, observou-se que predominou, nas respostas dos entrevistados, o emprego das redes sociais pa= ra visitar o perfil dos candidatos. Apresentando como fatores favoráveis: visi= tar o perfil para conhecer a pessoa; por meio das informações encontradas nas r= edes sociais, é possível realizar uma triagem e eliminar candidatos; confirmar informações apresentadas na entrevista ou no currículo; associada à entrevi= sta, permite construir o perfil do candidato. Os participantes consideraram essa prática como um auxílio no processo de seleção.

Além disso, visit= ar o perfil das pessoas foi considerado uma prática que também pode ser realizada após a contratação. O uso das redes sociais também possibilita a entrevista virtual, tornando o processo de seleção acessível às pessoas que moram long= e. De acordo com Chiavenato (2014), algumas empresas adotam entrevistas por videoconferência com o objetivo de realizar uma primeira avaliação dos candidatos. Gil (2019) também destaca o uso das redes sociais nos processos= de seleção. Em contraposição, os estudos de Formentin et al. (2014) e Santos, Oliveira e Centurión (2018) demonstraram que o uso das redes sociai= s na seleção ainda não é uma prática comum em algumas regiões.=

Verificou-se que = o uso das redes sociais virtuais no processo de seleção apresenta fatores favoráv= eis que podem ser considerados como supérfluos, dificultando, assim, a mensuraç= ão de sua validade e suscitando questões éticas relacionadas à utilização dessa prática pelos profissionais psicólogos. No Art. 2° do Código de Ética Profissional do Psicólogo são apresentadas as proibições, tais como: “Prati= car ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão” (CFP, 2005). I= sso destaca a importância de considerar a ética profissional ao se optar por utilizar informações das redes sociais no contexto de seleção de pessoal.

Na categoria (1c)= “fatores desfavoráveis ao uso das redes sociais na seleção”, o fator mais mencionado= foi a hipótese da existência de uma discrepância entre o perfil nas redes socia= is e o perfil profissional ou real das pessoas, conforme os trechos a seguir:

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“[...] as pessoas nas redes sociais não são o que elas realmente são [...]” (Particip= ante A2).

“[...] na rede social a gente mostra aquilo que a gente quer, não aquilo que a gente é [...]” (Participante A3).

“[...] qu= ando um sujeito está diante de uma rede social por muitas vezes, ele age de uma forma, e o sujeito enquanto pessoa age de outra [...]” (Participante A7).

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Observa-se que, ao mesmo tempo em que afirmam a possibilidade de usar as consultas às redes sociais dos candidatos para fins de seleção, a mesma ação é percebida pelos participantes com fatores desfavoráveis, citando-se: risco de perder bons candidatos devido às suas postagens nas redes sociais; circunstâncias em qu= e os perfis inativos apresentarão informações escassas sobre os candidatos; poss= ibilidade de os gestores das empresas criarem estereótipos em relação aos candidatos = com base nas postagens das redes sociais; risco de o candidato manipular suas informações das redes sociais em detrimento da vaga de emprego; divergência entre as opiniões e os valores dos gestores e candidatos, em diversos assun= tos, pode exercer influência na decisão do gestor; falta de fidedignidade das informações postadas nas redes sociais; informações encontradas nas redes sociais que podem ser consideradas supérfluas; utilizar as redes sociais co= mo único instrumento de seleção não é aconselhável; não contemplar o público q= ue não possui redes sociais; formação acadêmica dos gestores pode diferenciá-l= os do psicólogo na busca pelas informações dos candidatos nas redes sociais; o desconhecimento da lei que poderia talvez caracterizar a prática como “inva= são de privacidade”.

Por fim, visitar o perfil dos candidatos foi considerado pelos participantes uma prática infer= ior em relação a outros métodos de seleção, como entrevista e demais processos presenciais. Constatou-se que, para os entrevistados da presente pesquisa, o uso das redes sociais virtuais no processo de seleção apresenta mais fatores desfavoráveis do que favoráveis, exigindo ponderação sobre a sua utilização= .

Cabe destacar aqu= i as observações dos autores estudados quanto aos riscos associados ao ato de examinar as redes sociais dos candidatos: o risco de pré-julgamento, a poss= ibilidade de os gestores analisarem o perfil virtual conforme seus valores pessoais, = a exclusão de candidatos que não tem acesso à internet e a consideração de que é um mé= todo facilitador, mas que não substitui a entrevista pessoal e outros processos presenciais (Costa; Caregnatto, 2013; Dias, 2016).

Quanto à categori= a (1d) “fatores de eliminação de candidatos/funcionários”, os fatores mencionados = como possíveis influenciadoras na exclusão de candidatos a vagas de emprego ou punição/demissão de colaboradores dependem do conteúdo da publicação, sendo citados: fotos comprometedoras; fotos de abuso de drogas e bebidas alcoólic= as; excessivas postagens sobre festas; postagens de conteúdos agressivos; posta= gens envolvendo a exposição de armas; postagens envolvendo outros comportamentos fora da lei e ilícitos; postagens vinculadas à empresa, principalmente prej= udicando a imagem da corporação. Além disso, a visão do gestor pode influenciar o qu= e se procura nas redes sociais dos candidatos e os possíveis critérios para sua eliminação.

Diante de um colaborador que tenha manifestado algum dos comportamentos citados acima, os participantes sugeriram que, antes de optar por uma punição, deve-se conver= sar com os envolvidos na situação. Observa-se, na fala dos participantes, que os fatores de eliminação estão relacionados principalmente ao uso de drogas, c= onsumo excessivo de bebidas alcoólicas, participação em festas, comportamentos vio= lentos e publicações de conteúdos difamatórios contra pessoas ou instituições.

Nas pesquisas de = Biberg (2019), Lemes e Weschenfelder (2015) e Molina (2011), os gestores afirmaram= já ter excluído candidatos a vagas de emprego devido aos conteúdos postados em suas redes sociais. Os motivos variam desde suspeita de depressão, aparência física considerada inadequada, homossexualidade e requisitos solicitados pe= lo empregador (Biberg, 2019) até discordância de gostos pessoais entre a equip= e de trabalho e o candidato, como bandas de música, e “besteiras” publicadas (Mo= lina, 2011). Os participantes da pequisa de Molina (2011) relataram que há casos = em que os gestores já repreenderam funcionários devido a publicações nas redes sociais, e apesar de ainda não demitirem ninguém por esse motivo, não desca= rtariam essa opção em eventos futuros.

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4.2 Análise de = perfil nas redes sociais

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O segundo objetivo específico (identificar quais aspectos os estudantes universitários acredit= am que são analisados nos perfis das redes sociais virtuais em processos de recrutamento e seleção) originou três categorias de análise:

(2a) as= pectos profissionais e educacionais;

(2b) as= pectos comportamentais;

(2c) im= agem virtual.

Dentro da categor= ia (2a) “aspectos profissionais e educacionais”, incluíram-se os seguintes aspectos: formação acadêmica; cursos; experiências profissionais; fotos de trabalhos produzidos de acordo com a vaga disponível; quem a pessoa segue dentro da área de atuação da vaga em aberto; requisitos solicitados pelo empregador e compatibilidade entre os valores do candidato e os valores da empresa empregadora.

Na categoria (2b)= “aspectos comportamentais”, apareceram como aspectos analisados: as atividades recreativas como frequentar festas e o uso de bebidas alcoólicas; o comportamento social e as relações sociais; publicações que demonstrem desinteresse em desenvolver atividades profissionais; comportamento on-line= , ou seja, a forma como as pessoas interagem com os demais usuários nas redes sociais; e, por fim, demais publicações e os comentários publicados.

Quanto à categori= a (2c) “imagem virtual”, foram citadas as fotos e a aparência dos candidatos como aspectos analisados nas redes sociais, sendo que a aparência procurada pode estar relacionada aos requisitos solicitados pelo empregador, como ausência= de tatuagens.

Observa-se que a prática de análise de perfil foi considerada válida por alguns participante= s. No entanto, eles citaram alguns aspectos que não contribuem para a formação= do perfil profissional dos candidatos ou dificilmente seriam apresentados nas redes sociais, além de serem possíveis critérios de exclusão.

Também se verific= ou que determinados participantes acatam as exigências da empresa empregadora, mes= mo que solicitem padrões fora dos requisitos profissionais, desviando-se dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo. De ac= ordo com o inciso VII deste código: “O Psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância= com os demais princípios deste Código” (CFP, 2005).

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4.3 Construção = da imagem profissional nas redes sociais

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O último objetivo específico (verificar o uso das redes sociais virtuais pelos estudantes universitários na busca de oportunidades de emprego e na construção da imag= em profissional) contemplou as seguintes categorias de análise:

(3a) mé= todos de projeção da imagem profissional nas redes sociais;=

(3b) va= ntagens do uso das redes sociais na projeção da imagem profissional;

(3c) at= enção às exigências do mercado de trabalho.

Quanto à categori= a (3a) “métodos de projeção da imagem profissional nas redes sociais”, apenas um participante confirmou a utilização das redes sociais como forma de projeta= r a imagem profissional. Ademais, cinco participantes demonstraram intenção de = usar as redes sociais como forma de projetar a imagem profissional após o términ= o da graduação. Destes, dois participantes planejam ter um perfil exclusivamente para postagens profissionais e outro perfil separado para postagens pessoai= s, enquanto outros dois participantes planejam ter apenas um perfil para posta= gens tanto pessoais quanto profissionais concomitantemente. Por fim, um particip= ante expressou ainda estar indeciso sobre a separação ou não do perfil profissio= nal e pessoal.

Na categoria (3b)= “vantagens do uso das redes sociais na projeção da imagem profissional” estão incluída= s: a facilidade na divulgação; o alcance das redes sociais e a possibilidade de conseguir pacientes na área clínica de Psicologia.=

Por fim, na categ= oria (3c) “atenção às exigências do mercado de trabalho”, apareceu a opinião qua= se unânime de que pode existir uma separação entre a vida pessoal e profission= al das pessoas, refletindo-se também nas redes sociais. Além disso, os estudan= tes declararam que deixaram de postar determinados conteúdos nas redes sociais = devido à perspectiva de se tornarem futuros psicólogos. Isso ocorreu pelo receio do julgamento e interpretações feitas por outras pessoas, inclusive pelos futu= ros pacientes dos participantes, os quais poderiam visualizar seus perfis nas r= edes sociais, conforme os trechos a seguir:

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“[...] eu tenho medo de às vezes eles confundirem o meu pessoal com o meu profissional [...]” (Participante A1).

“[...] eu fico preocupada com algumas coisas que às vezes eu gostaria de postar, mas = eu acho que é muito questão de talvez um pré-julgamento das outras pessoas ‘uma estudante de Psicologia, formanda, postando esse tipo de coisa’ né, então eu fico mais contida em alguns momentos [...]” (Participante A4).

“[...] fo= tos indecentes eu não posto mais, exclui tudo que tinha assim de barriguinha de fora, de biquíni na praia, tirei tudo porque sei que futuramente quando eu tiver pacientes, eles vão acessar minha rede social para ver [...]” (Participante A7).

&nbs= p;

&n= bsp;

Os dois participa= ntes que responderam não terem preocupação quanto ao conteúdo que publicam nas s= uas redes sociais declararam que postam conteúdos básicos e não expõem excessivamente comportamentos pessoais.

Observa-se que, ao mesmo tempo em que os estudantes consideram válido o uso das redes sociais = no processo de seleção, eles, quando colocados na posição de avaliados, temem o julgamento das outras pessoas que podem causar situações de injustiça. Além disso, receando as análises e suas consequências na carreira profissional, = os participantes deixam de postar determinados conteúdos. Contudo, isso não implica que eles tenham mudado seus comportamentos em relação às antigas publicações.

O estudo de Sicuro (2016) mostrou que os estudantes consideram que as redes sociais são um território pertencente às suas vidas pessoais e não refletem o lado profissional. Nas pesquisas de Belmonte (2017) e Neto et al. (2015), os acadêmicos relataram a preocupação em manter = um perfil adequado às exigências profissionais, o que influencia o conteúdo de suas postagens nas redes sociais. Por fim, Zanelli, Andrade e Bastos (2014) afirmam que as organizações e o trabalho fazem parte dos fenômenos de natur= eza psicossocial da vida humana, ou seja, não podem ser separados das demais esferas da vida pessoal.

Constata-se que os estudantes que participaram da presente pesquisa não apresentam embasamento teórico para sustentar a afirmativa de que pode existir uma discrepância en= tre o perfil nas redes sociais e o perfil real ou pessoal das pessoas. Além dis= so, desconhecem os aspectos éticos e jurídicos envolvidos na prática de análise= de perfil e, consequentemente, o papel do Psicólogo Organizacional e do Trabal= ho.

 

5 CONSIDERAÇÕES= FINAIS

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Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de abordar o seguinte objetivo geral de pesqui= sa: compreender a percepção dos estudantes universitários do curso de Psicologia quanto ao uso das redes sociais virtuais nos processos de recrutamento e seleção. A partir desse objetivo geral, foram delineados três objetivos específicos, apresentados ao longo do texto.

Em relação ao pri= meiro objetivo específico, constatou-se que a maioria dos participantes tinha conhecimento prévio da utilização das redes sociais virtuais nos processos = de recrutamento e seleção. De acordo com suas percepções, no processo de recru= tamento, predominou o uso das redes sociais na divulgação de vagas de emprego, segui= do pela prática de visitar os perfis das pessoas candidatas durante o processo= de seleção.

Foram citados fat= ores considerados favoráveis ao uso das redes sociais no recrutamento e seleção,= e fatores considerados desfavoráveis apenas no processo de seleção. No recrut= amento, o uso das redes sociais foi percebido como um método superior em comparação= a outros métodos de recrutamento. No entanto, na fase de seleção, o uso das r= edes sociais foi visto como uma prática inferior em relação aos instrumentos de seleção presenciais. Isso ocorreu porque, de acordo com os participantes, as pessoas tendem = a se comportar de maneira diferente nas redes sociais em comparação com o ambien= te profissional.

Os participantes acreditam que o uso das redes sociais no processo de seleção pode resultar = na eliminação de candidatos a vagas de emprego quando seus perfis on-line são analisados sem aviso prévio, seja antes ou após a entrevista e outros proce= ssos presenciais. Analisar o perfil foi apontado como uma prática que também pode ser utilizada após a contratação dos funcionários, podendo resultar em repreensões e até mesmo em possíveis demissões dependendendo do tipo de conteúdo compartilhado nas redes sociais. Mesmo que alguns participantes te= nham mencionado que o uso das redes sociais pode ser uma prática auxiliar e que,= por si só, não eliminaria candidatos, eles também citaram aspectos que podem ser considerados excludentes.

Por meio do segun= do objetivo específico, foi constatado que, embora alguns estudantes considere= m a análise de perfil uma prática válida, eles também apontam possíveis aspectos supérfluos que contribuem pouco para avaliar os conhecimentos e habilidades profissionais essenciais para o desempenho das atividades laborais. Aspectos como a aparência física e requisitos solicitados pelo empregador, que não e= stão relacionados às competências profissionais, destacam-se como possíveis font= es de discriminação, levantando questões éticas relacionadas à atuação do psic= ólogo nas organizações de trabalho.

Quanto ao último objetivo específico, a análise dos dados indica que os estudantes buscam oportunidades de emprego nas redes sociais e em sites na internet. Além dis= so, planejam usar as redes sociais como meio de projetar sua imagem profissiona= l, porém, com a intenção de manter uma separação entre a vida pessoal e a profissional. Isso ocorre devido ao receio de que a análise de suas redes sociais possa prejudicá-los. Eles argumentam que as pessoas se comportam de maneira diferente nas redes sociais, e que esse ambiente não reflete suas características profissionais.

Em outras palavra= s, os participantes acreditam que as redes sociais podem revelar aspectos profissionais ao analisar candidatos a vagas de emprego. No entanto, quando= têm seus perfis examinados, justificam que suas redes sociais não refletem adequadamente seu lado profissional, revelando assim uma contradição.<= /o:p>

 

REFERÊNCIAS

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Recrutamento e seleção nas r= edes sociais: percepção dos estudantes de Psicologia

Marieli Florentino Lino; Dâmaris de Oliveira Batista da Silva

 

 

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