Inovação no processo de gestão do conhecimento com o uso de uma plataforma digital na Empresa Santo Grão
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2022.v12.p01-17.1770Palavras-chave:
inovação, plataforma digital, gestão do conhecimento, processo, desenvolvimento de negócio.Resumo
Este artigo tecnológico tem como objetivo apresentar como foi a implementação do processo de gestão do conhecimento, desenvolvido na empresa Santo Grão, mediante a aplicação da plataforma digital Microsoft Sharepoint, que para o segmento de café gourmet, caracteriza-se como inovadora. A estratégia de crescimento da empresa é de expansão, utilizando unidades franqueadas. Assim, a tecnologia da plataforma digital possibilitará, de maneira estruturada e dinâmica, o mapeamento do conhecimento gerado pela empresa. A metodologia está embasada no Business Problem Solving incorporando a elaboração de trabalhos práticos e aplicados. Utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada com a técnica de entrevistas empregando um roteiro semiestruturado. Foi possível verificar os seguintes resultados: a entrega da plataforma digital parametrizada para a gestão do conhecimento, em operação, permitindo alavancar o negócio da empresa de acordo com sua estratégia; a aplicabilidade nas rotinas e procedimentos dos funcionários, gerentes gerais e sócios atuais, bem como na dos futuros franqueados, acelerando o aprendizado sobre como administrar uma loja Santo Grão; o mapeamento e o registro do conhecimento, assim como a atualização constante da informação e sua transmissão entre os usuários; por fim, identificaram-se ganhos financeiros com a utilização dessa plataforma, em comparação à ferramenta que utilizada anteriormente.
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