Inovação no processo de gestão do conhecimento com o uso de uma plataforma digital na Empresa Santo Grão

Autores

  • Jennifer Alencar de Araújo Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Programa - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios http://orcid.org/0000-0002-1572-0022
  • Marcos Antonio Franklin Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Programa - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2022.v12.p01-17.1770

Palavras-chave:

inovação, plataforma digital, gestão do conhecimento, processo, desenvolvimento de negócio.

Resumo

Este artigo tecnológico tem como objetivo apresentar como foi a implementação do processo de gestão do conhecimento, desenvolvido na empresa Santo Grão, mediante a aplicação da plataforma digital Microsoft Sharepoint, que para o segmento de café gourmet, caracteriza-se como inovadora. A estratégia de crescimento da empresa é de expansão, utilizando unidades franqueadas. Assim, a tecnologia da plataforma digital possibilitará, de maneira estruturada e dinâmica, o mapeamento do conhecimento gerado pela empresa. A metodologia está embasada no Business Problem Solving incorporando a elaboração de trabalhos práticos e aplicados. Utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada com a técnica de entrevistas empregando um roteiro semiestruturado. Foi possível verificar os seguintes resultados: a entrega da plataforma digital parametrizada para a gestão do conhecimento, em operação, permitindo alavancar o negócio da empresa de acordo com sua estratégia; a aplicabilidade nas rotinas e procedimentos dos funcionários, gerentes gerais e sócios atuais, bem como na dos futuros franqueados, acelerando o aprendizado sobre como administrar uma loja Santo Grão; o mapeamento e o registro do conhecimento, assim como a atualização constante da informação e sua transmissão entre os usuários; por fim, identificaram-se ganhos financeiros com a utilização dessa plataforma, em comparação à ferramenta que utilizada anteriormente.

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Biografia do Autor

Jennifer Alencar de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Programa - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

 

É mestre em administração do desenvolvimento de negócios, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em administração de empresas pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é Senior Product Manager- Digital Product Specialist no Banco Itaú-Unibanco. Atuou a área de Inovação na Empresa Brasileira de Aeronáutica - Embraer. Tem experiência na área de administração e inovação.

Marcos Antonio Franklin, Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Programa - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Experiência profissional na área de gestão da inovação e processos organizacionais. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada em temas relacionados com gestão da inovação, sustentabilidade, redes, qualidade, ambiente e processos organizacionais. Têm publicações em congressos e revistas nacionais e internacionais nesses temas.

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Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Artigos