Impactos da utilização da Applicant Tracking System nos processos de recrutamento e seleção de pessoas: estudo em uma organização do segmento de soluções de Recursos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2022.v12.p01-12.1718

Palavras-chave:

recrutamento e seleção, tecnologias de informação e comunicação, inteligência artificial, applicant tracking system.

Resumo

A utilização de ferramentas de inteligência artificial assegura a mudança no formato de gestão, com a otimização de processos, aumentando a produtividade, e consequentemente gerando valor ao cliente. O uso da inteligência artificial na seleção de pessoas transformará como as empresas se relacionam com o recrutamento de candidatos, tornando os processos mais ágeis e assertivos com o auxílio de ferramentas tecnológicas, sendo suas contribuições um campo ainda a ser explorado, assim como as técnicas por trás de cada tecnologia. O objetivo do presente trabalho é investigar o impacto de novas tecnologias nos processos de recrutamento e seleção de pessoas nas organizações. Para o cumprimento deste objetivo, selecionou-se uma empresa especializada em soluções de recursos humanos que utiliza principalmente a ferramenta Applicant Tracking System - ATS. Como abordagem metodológica, utilizou-se uma estratégia de pesquisa qualitativa e de coleta de dados por roteiro de perguntas semiestruturado e análise de dados de forma interpretativa. O estudo mostra como a ferramenta impacta nos processos de recrutamento e seleção, e qual o grau de assertividade do uso dela, dado a capacidade em organizar o processo seletivo, angariar candidatos e perfis, qualificação e finalização da vaga que o ATS apresenta.

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Biografia do Autor

Luísa Puccini, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mateus Pedro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Monique Ventura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Valentina Vasconcelos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Alexandre Cappellozza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV)

Professor e coordenador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Almir Martins Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Educação pela UNESP (2007); mestre (2001) e graduado (1996) em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2022-04-10

Edição

Seção

Artigos