Front End da Inovação na indústria da moda: a seleção de ideias inovadoras
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-16.1633Palavras-chave:
Inovação. Indústria da moda. Front end. Seleção de ideias.Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar como ocorre a seleção de ideias inovadoras na indústria de moda feminina de Belo Horizonte. O foco da pesquisa esteve voltado para o primeiro subprocesso da inovação – conhecido como Front End, ou linha de frente – pois é nele que ocorre a identificação e seleção das oportunidades de inovação. O estudo conduzido possui abordagem qualitativa e caráter descritivo. Para a coleta de dados, foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com gestoras de empresas inseridas no contexto competitivo da indústria da moda. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Com os resultados e discussões desta pesquisa foi possível obter uma maior compreensão da tomada de decisão no contexto da moda, contribuindo assim para o estado da arte da literatura científica e para a melhoria dos processos organizacionais nesse setor. A partir dos dados coletados, construiu-se o modelo Front End da Inovação na indústria da moda, o qual indica que o processo de seleção de ideias para o desenvolvimento de novas coleções se dá de forma estruturada. Todavia, apesar de ser sequencial, o processo não segue um fluxo linear, pois a necessidade de alterações provoca ‘idas e vindas’ entre os estágios. Nesse modelo, as decisões envolvem testes, critérios definidos e filtros de avaliação a cada etapa de decisão.
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