Os elementos antecedentes do endividamento e a satisfação com a vida
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-18.1632Palavras-chave:
endividamento, satisfação com a vida, comportamento do consumidor, hedonismo, conhecimento e habilidades financeiras.Resumo
Estudos mostram que tempos de crise geralmente resultam em grandes transformações na sociedade. Nessa perspectiva, ao observar o comportamento do consumidor na busca por compreensão e para a análise do endividamento dos consumidores, fez-se necessário analisar os elementos individuais (hedonismo, teoria do comportamento planejado, impulsividade, fatores financeiros e materialismo) que se apresentam, em vários estudos aqui explicitados, como antecedentes ao endividamento. Além disso, busca-se também verificar o possível impacto do endividamento na satisfação com a vida dos jovens universitários brasileiros. Assim, foi criado e testado um modelo explicativo. Utilizando-se de uma abordagem descritiva, foi elaborado um questionário pela ferramenta Google Forms. Ao final do survey realizado entre agosto e novembro de 2020 por meio da divulgação nas mídias sociais obteve-se uma amostra de 350 elementos. A análise de dados foi realizada através de técnicas estatísticas multivariadas. Pôde-se concluir que o nível de conhecimento e as habilidades financeiras têm impacto negativo sobre o potencial de endividamento de uma pessoa e influenciam também uma atitude mais consciente em relação à utilização do crédito, levando a dívidas menores e de curto prazo. Conclui-se também que o nível de preocupação diante das dívidas impacta a satisfação com a própria vida.
Downloads
Referências
Ajzen, I. (2002). Residual effects of past on later behavior: Habitual and reasoned action perspectives. Personality and Social Psychology Review, 6(2), 107-122.
Ajzen, I., & Madden, T. J. (1986). Prediction of goal-directed behavior: Attitudes, intentions, and perceived behavioral control. Journal of Experimental Social Psychology, 22(5), 453-474.
Anderloni, L., & Vandone, D. (2011). Risk of over-indebtedness and behavioural factors. In C. Lucarelli, & G. Brighetti (Eds.), Risk tolerance in financial decision making (pp. 113-132). London: Palgrave Macmillan.
Atkinson, A., & Messy, F. (2012). Measuring Financial Literacy: Results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study (Working Paper Nº 15). OECD Publishing. Disponível em https://www.oecd-ilibrary.org/finance-and-investment/measuring-financial-literacy_5k9csfs90fr4-en
Avdzejus, É. E., Santos, A. C. dos, & Santanta, J. O. de. (2012). Endividamento precoce: Uma análise da concessão de crédito e dos fatores que influenciam no endividamento de jovens universitários da Faculdade UNIME no município de Lauro de Freitas/BA. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende, RJ, Brasil, 9.
Balikcioglu, B., & Arslan, Z. (2020). Explaining the link between materialism and life satisfaction: A life course study in Turkey. Journal of Global Scholars of Marketing Science, 30(1), 4-17.
Belk, R. (1985). Materialism: The trait aspects of living in the material world. Journal of Consumer Research, 12, 265-281.
Bengtsson, D. (2004). Pleasure and the Phenomenology of Value (Working Paper). Disponível em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.207.432&rep=rep1&type=pdf
Besharat, A., Varki, S., & Craig, A. W. (2014). Keeping consumers in the red: Hedonic debt prioritization within multiple debt accounts. Journal of Consumer Psychology, 25(2), 311-316.
Buaes, C. S., Comerlato, D., & Doll, J. (2015). Caderno de educação financeira: Viver bem com o dinheiro que se tem. (1ª Ed.). Porto Alegre: UFRGS.
Bustos, S. B., Coria, M. D., & Valenzuela, P. S. (2019). Consumption, attitudes to the debt, materialism, and peer influence in rural teenagers from southern Chile. Interdisciplinaria, 36(1), 203-219.
Choe, K. L., Lau, T. C., & Tan, L. P. (2011). Success, rich, motivator and importance: Establishing the contributory factors of money ethics towards business ethics. European Journal of Economics, Finance and Administrative Sciences, 37(9), 90-98.
Clemente, F. A. S., & Morosini, M. C. (2020). Competências interculturais: Interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior. Educação e Pesquisa, 46, e216262.
Collares, C. L. (2019). Endividamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do poder executivo do Estado do Ceará com empréstimos consignados. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará). Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48448
Ekici, A., Sirgy, M. J., Lee, D. J., Yu, G. B., & Bosnjak, M. (2017). The effects of shopping well-being and shopping ill-being on consumer life satisfaction. Applied Research in Quality of Life, 13(2), 333-353.
Ferreira, M. B., Pinto, D. C., Herter, M. M., Soro, J., Vanneschi, L., Castelli, M., & Peres, F. (2020). Using artificial intelligence to overcome over-indebtedness and fight poverty. Journal of Business Research, 131, 411-425.
Flores, S. A. M., Coronel, D. A., & Vieira, K. M. (2011). Influência de fatores comportamentais na propensão ao endividamento. Revista de Administração Faces Journal, 12(2), 13-35.
Flores, S. A. M., & Vieira, K. M. (2014). Propensity toward indebtedness: An analysis using behavioral factors. Journal of Behavioral and Experimental Finance, 3, 1-10.
Flores, S. A. M., & Vieira, K. M. (2016). Determinantes comportamentais da propensão ao endividamento: Análise da influência do gênero. Revista Internacional de Investigacion en Ciencias Sociales, 2(12), 118-143.
Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), p. 39-50.
Gerhard, F., Sousa, T. M. de P., Souza, L. L. F. de, Carvalho, H. A. de, & Pañaloza, V. (2015). Consumo na baixa renda: Influência dos valores de compra hedônico e utilitário no endividamento. RACE - Revista De Administração, Contabilidade e Economia, 14(2), 797-824.
Hair, J. F., Hult, T. M., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2014). A primer on Partial Least Squares Structural Equations Modeling (PLS-SEM). Los Angeles: Sage.
Hamilton, H. A., Wickens, C. M., Ialomiteanu, A. R., & Mann, R. E. (2019). Debt stress, psychological distress and overall health among adults in Ontario. Journal of Psychiatric Research, 111, 89-95.
Hoffmann, S., Balderjahn, I., Seegebarth, B., Mai, R., & Peyer, M. (2018). Under which conditions are consumers ready to boycott or buycott? The roles of hedonism and simplicity. Ecological Economics, 147, 167-178.
Hong, I. (2018). Social and personal dimensions as predictors of sustainable intention to use Facebook in Korea: An empirical analysis. Sustainability, 10(8), 28-56.
Hoppe, A., Barcellos, M. D., & Matos, C. A. (2012). Comportamento do consumidor de produtos orgânicos: Uma aplicação da teoria do comportamento planejado. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 9(2), 174-188.
Huston, S. J. (2010). Measuring financial literacy. The Journal of Consumer Affairs, 44(2), 296-316.
Kirk, C. P., & Rifkin, L. S. (2020). I’ll Trade you diamonds for toilet paper: Consumer reacting, coping and adapting behaviors in the COVID-19 pandemic. Journal of Business Research, 117, 124-131.
Ksendzova, M., Iyer, R., Hill, G., Wojcik, S. P., & Howell, R. T. (2015). The portrait of a hedonist: The personality and ethics behind the value and maladaptive pursuit of pleasure. Personality and Individual Differences, 79, 68-74.
Matos, C., Vieira, V., Bonfanti, K., & Mette, F. (2019). Antecedents of indebtedness for low-income consumers: The mediating role of materialism. Journal of Consumer Marketing, 36(1), 92-101.
Moura, L. R. C. (2010). Um estudo comparativo de teorias da ação e suas extensões para explicar a tentativa de perder peso (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais). Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BEFU5/1/tese_luiz_rodrigo_cunha_moura.pdf
Moura, L. R. C., Souki, G. Q., Veiga, R. T., Cunha, N. R. da S., & Fontes, S. T. (2017). Beliefs, attitudes, subjective rules and perceived control about water saving behavior. Mediterranean Journal of Social Sciences, 8(4), 77-85.
Moura, L. R. C., Veiga, R. T., Souki, G. Q. & Cunha, N. R. da S. (2018). A teoria do comportamento planejado: Um projeto sobre a economia de água pelos consumidores. Revista DELOS Desarrollo Local Sostenible, 33, 5245-5265.
Potrich, A. C. G., Vieira, K. M., Coronel, D. A., & Bender, R., Filho. (2016). Modelando a propensão ao endividamento: Os fatores comportamentais e socioeconômicos são determinantes? Revista de la Facultad de Ciencias Económicas: Investigación e Reflexión, 24(2), 85-110.
Ramos, G. J. (2018). Understanding the factors that impact on household food waste (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Grande Dourados). Disponível em http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1001.
Richins, M., & Dawson, S. (1992). Consumer values orientation for materialism and its measurement. Journal of Consumer Research, 19, 303-317.
Ringle, C. M., Silva, D., & Bido, D. S. (2014). Modelagem de Equações Estruturais com utilização do Smartpls. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 54-71.
Ringle, C. M., Wende, S., & Becker, J. M. (2015). SmartPLS 3. Boenningstedt: SmartPLS GmbH. Disponível em http://www.smartpls.com
Rook, D. W. (1987). The buying impulse. The Journal of Consumer Research, 14(2), 189-199.
Santos, G. M. dos, Ferreira, M. C. O., Bizarrias, F. S., Cucato, J. da S. T., & Silva, J. G. da. (2019). O papel da educação financeira no endividamento: Estudo de servidores de uma Instituição Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Congresso Latino Americano de Varejo, São Paulo, SP, Brasil, 12.
Silva, J. G. da, Silva, O. S., Neto, & Araújo, R. C. da C. (2017). Educação financeira de servidores públicos: Hábitos de consumo, investimento e percepção de risco. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 5(2), 104-120.
Sirgy, M. J., Grace, B. Y., Lee, D. J., Joshanloo, M., Bosnjak, M., Jiao, J., ... & Grzeskowiak, S. (2019). The dual model of materialism: Success versus happiness materialism on present and future life satisfaction. Applied Research in Quality of Life, 16, 201-220.
Sistema Proteção ao Crédito Brasil. (2018). Número de jovens inadimplentes atinge 4,81 milhões de negativados entre 18 e 24 anos, mostra SPC Brasil. Disponível em https://www.spcbrasil.org.br/wpimprensa/wp-content/uploads/2018/02/Release-Inadimpl%C3%AAncia-PF-_-Jovens.pdf
Soares, F. P. (2000). A descartabilidade do humano. A dinâmica do consumismo na globalização contemporânea. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro). Disponível em http://www. publicacoes.ifba.edu.br/index.php/etc/article/view/19
Solomon, M. R. (2016). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo, sendo (11ª ed.). Porto Alegre: Bookman.
Tilley, J. J. (2012). Hedonism. Indianapolis: Elsevier.
Trindade, L. de L., Righi, M. B., & Vieira, K. M. (2012). De onde vem o endividamento feminino? Construção e validação de um modelo PLS-PM. Read. Revista Eletrônica de Administração, 18(3), 718-746.
Ulker-Demirel, E., & Ciftci, G. (2020). A systematic literature review of the theory of planned behavior in tourism, leisure and hospitality management research. Journal of Hospitality and Tourism Management, 43, 209-219.
Vieira, K. M., Oliveira, M. O. R. de, & Kunkel, F. I. R. (2016). O uso do cartão de crédito e a dívida: Há um trade-off entre o comprar compulsivo e a percepção de mal-estar? Journal of Behavioral and Experimental Finance, 10, 75-87.
Xiao, L. (2020). When financial literacy meets textual analysis: A conceptual review. Journal of Behavioral and Experimental Finance, 28, 100402.
Xiao, G., & Tessema, K. (2019). Values, materialism and life satisfaction: A study of cultural influence and gender differences in China. Journal of Business Diversity, 19(5), 100-107.
Wang, L., Lu, W., & Malhotra, N. K. (2011). Demographics, attitude, personality and credit card features correlate with credit card debt: A view from China. Journal of Economic Psychology, 32(1), 179-193.
Warth, J., Puth, M. T., Tillmann, J., Porz, J., Zier, U., Weckbecker, K., & Münster, E. (2019). Over-indebtedness and its association with sleep and sleep medication use. BMC Public Health, 19(1), 1-15.
Zhang, T., Grunert, K.G., & Zhou, Y. (2020). A values–beliefs–attitude model of local food consumption: An empirical study in China and Denmark. Food Quality and Preference, 83, 103916.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.