Videotutoriais como apoio à Gestão do Conhecimento em Instituições de Ensino Superior: Proposta de um Modelo de Desenvolvimento e Estudo de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-19.1625

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, processos institucionais, material didático instrucional, videotutoriais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de desenvolvimento de vídeos educacionais baseado no Design Instrucional e na construção de narrativas digitais baseadas em vídeo, para viabilizar a construção de artefatos do tipo vídeo tutoriais para apoiar a gestão do conhecimento, em uma instituição de ensino superior (IES).  Para sua avaliação, foi realizado um estudo de caso envolvendo o Portal de Projetos de uma IES, para o qual foram desenvolvidos 07 videotutoriais com o objetivo de auxiliar docentes na gestão dos processos de criação e manutenção de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Os videotutoriais foram avaliados sob duas perspectivas: junto aos técnicos-administrativos em educação (TAE) responsáveis pelos Gabinetes de Projetos dos diferentes centros de ensino da universidade; e, em um segundo momento, junto a professores, público-alvo dos vídeos produzidos.  Como resultados, pode-se destacar que os TAE consideraram que o uso de videotutoriais pode possibilitar, de forma eficiente, a compreensão dos processos organizacionais da IES, assim como avaliaram positivamente os vídeos produzidos, no que concerne às perspectivas técnicas e de conteúdo, o que pode ser atribuído como resultado do uso de um modelo sistematizado de produção. Do ponto de vista dos docentes, os resultados demonstram que eles conseguiram resolver suas pendências, assimilando de forma rápida as instruções dos vídeos, indicando eficiência e eficácia deles. Destaca-se que os videotutoriais já foram visualizados por cerca de 4600 usuários, o que demonstra o alcance que esse tipo de artefato pode ter para geração e compartilhamento de conhecimento dentro de uma organização educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lovaina Aparecida Batista Ribeiro Menin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Secretária-Executiva na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, desenvolvendo atividades no Gabinete de Projetos junto à Direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH. Mestra em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM). 

Taís Fim Alberti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Associada do Departamento de Psicologia, do Centro de Ciências Sociais e Humanas/CCSH/UFSM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), do Centro de Educação/UFSM. Doutora em Educação.

Giliane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Associada do Departamento de Computação Aplicada do Centro de Tecnologia/CT/UFSM. Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - PPGTER, do Centro de Educação/CE/UFSM. Doutora em Informática na Educação. 

Andre Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor Associado do Departamento de Arquivologia, do Centro de Ciências Sociais e Humanas/CCSH/UFSM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), do Centro de Educação/UFSM e do Programa de Pós-Graduação Patrimônio Cultural. Doutor em Informática na Educação.

Referências

AMANTE, Claudio José; PETRI, Cristiele Aparecida. Técnicas e Ferramentas de Gestão do Conhecimento & Inovação: O caso do Instituto Federal de Santa Catarina. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 17., 2017, Mar del Plata, Argentina. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/25876. Acesso em: 15 set. 2021.

ARPACI, Ibrahim. Antecedents and consequences of cloud computing adoption in education to achieve knowledge management. Computers in Human Behavior, v. 70, p. 382-390, 2017.

BAHIA, Ana Beatriz.; SILVA, Andreza Regina Lopes da. Modelo de produção de vídeo didático para EaD. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 1, p. 1-10, jul. 2017.

BARRÉRE, Eduardo. Videoaulas: aspectos técnicos, pedagógicos, aplicações e bricolagem. In: JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 1., 2014, Dourados, MS. Anais[...]. Dourados: SBC, 2014. p. 70-105. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/3154/2668. Acesso em: 15 set. 2021.

BITKOWSKA, Agnieszka. The orientation of business process management toward the creation of knowledge in enterprises. Human Factors and Ergonomics in Manufacturing & Service Industries, v. 25, n. 1, p. 43-57, 2015.

BUKOWITZ, Wendi. R.; WILLIAMS, Ruth L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

BRANCH, Robert Maribe. Instructional design: The ADDIE approach. Alemanha: Springer Science & Business Media, 2009.

COSTA, Maria Tereza Pires; MOREIRA, Elzeni Alves. Gestão e mapeamento de processos nas instituições públicas: um estudo de caso em uma Universidade Federal. GUAL, Florianópolis, v. 11, n. 1, p.162-183, 2018.

CUFFA, Denise de; COSTA, Rejane Costa; VIANNA, Cleverson Tabajara; TRZECIAK, Dorzeli Salete; GAUTHIER, Fernando Ostuni. Diagnóstico de gestão do conhecimento: o caso de uma organização de pesquisa e desenvolvimento. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 40-50, abr./jun. 2019.

DIAS, Almerinda Bianca Bez Batti; HEIZEN, Daiane Aparecida de Melo. Criação e Gestão do Conhecimento em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina na perspectiva de Lustri, Miura e Takahachi. Principia, João Pessoa, n. 41, p. 67-74, 2018.

FIALHO, Francisco Antônio Pereira; MACEDO, Marcelo; SANTOS, Neri dos; MITIDIERI, Tibério da Costa. Gestão do conhecimento e aprendizagem: as estratégias competitivas da sociedade pós-industrial. Florianópolis: Visual Books, 2006.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

FILATRO, Andrea.; CAIRO, Sabrina. Produção de Conteúdos Educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

GONZALEZ, Rodrigo Valio Dominguez; MARTINS, Manoel Fernando. O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual. Gest. Prod., São Carlos, v. 24, n. 2, p. 248-265, 2017.

KAEOPHANUEK, Siriwatchana; NA-SONGKHLA, Jaitip; NILSOOK, Prachyanun. A Learning Process Model to Enhance Digital Literacy using Critical Inquiry through Digital Storytelling (CIDST). International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 14, n. 3, p. 22-37, 2019.

MENIN, Lovaina Aparecida Batista Ribeiro. Produção de Videotutoriais como apoio a Gestão do Portal de Projetos SIE - WEB da UFSM. 2019. 191 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

PEREIRA, Rafael Morais; CASTRO, Sabrina Olimpio Caldas de; MARQUES, Humberto Rodrigues; BOTELHO, Luciano Henrique Fialho; SILVA, Thaís Santos; FREITAS, Alan Ferreira de. A Informatização de Processos em Instituições Públicas: o caso da Universidade Federal de Viçosa. Navus, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 17-29, 2016.

PETROVIĆ, Marijana; RAJIN, Danica; STOJILJKOVIĆ, Aleksandra. Knowledge management as the foundation of business process management – an overview of the relevant literature. Journal of Process Management – New Technologies, v. 7, n. 3, p. 72-80, 2019.

RIBEIRO, Jurema Suely de Araújo Nery; SOARES, Marco Antônio Calijorne; JURZA, Paulo Henrique; ZIVIANI, Fabricio; NEVES, Jorge Tadeu de Ramos. Gestão do conhecimento e desempenho Organizacional: integração dinâmica entre competências e recursos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, Número Especial, p. 4-17, mar. 2017.

ROCHA, Karla Marques da; ZIMMERMANN, Angelita; PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira. Desafios e Perspectivas da Gestão e Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – Universidade Federal de Santa Maria. Revista Tecnologias Educacionais em Rede – ReTER, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2021.

ROQUE, Gabriela Rocha; SILVA, Isabela Nardi; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; SILVA, Juarez Bento; ALVES, João Bosco da Mota; ALVES, Gustavo Ribeiro da Costa. Construção do Modelo SECI no Projeto VISIR+: um estudo de caso das práticas e iniciativas de compartilhamento de conhecimento interorganizacional. In: XLVI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 46., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: COGENGE, 2018. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/13446/1/COM_GustavoAlves_2018_1.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.

SCHMIDT, Margarita. Cine y vídeo educativo: selección y diseño. Madri: Ministerio de Educación y Ciencia, 1987.

SGOTTI, Rogério Ferreira; ZUIN, Luís Fernando Soares. Gestão do Conhecimento na Pesquisa Científica: uma perspectiva dialógica e experiencial. In: ZUIN, Luís Fernando Soares (org.). A linguagem como atividade constitutiva nos processos de ensino-aprendizado nas organizações. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 109-127.

SOUZA, Jano Moreira; SAMPAIO, Jonice de Oliveira; COSTA, Viviane Cunha Farias; ESTEVES, Maria Gilda Pimentel. Gestão do conhecimento e memória de grupo. In: PIMENTEL, Mariano, FUKS, Hugo (org.) Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro : Elsevier, 2011. cap. 13.

SPITZCOVSKY, Celso. Direito Administrativo Esquematizado. São Paulo : Saraiva Educação, 2019.

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro Nonaka. Gestão do conhecimento. Porto Alegre : Bookman, 2008.

TOMOMITSU, Henrique Takashi Adati; CARVALHO, Marly Monteiro de; MORAES, Renato de Oliveira. A evolução da relação entre a gestão de projetos e a gestão do conhecimento: um estudo bibliométrico. Gest. Prod., São Carlos, v. 25, n. 2, p. 354-369, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026. Santa Maria: UFSM, 2016. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/pdi/. Acesso em: 15 set. 2021.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VIEIRA, Carla de Cássia Nardelli; PADILHA, Carolina Klein; MACHADO, Denise Del Prá Netto; CARVALHO, Luciano de Castro. Processos de gestão do conhecimento no ensino superior: estudo em uma universidade de Santa Catarina. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 4, p. 104-119, 2017.

WEI, Y.; MIRAGLIA, S. Organizational culture and knowledge transfer in project-based organizations: Theoretical insights from a Chinese construction firm. International Journal of Project Management, v. 35, n. 4, p. 571–585, 2017.

ZANUZZO, Lenir Terezinha; BESEN, Jaqueline; SANTOS, Jaqueline Besen; MUSSI, Clarissa Carneiro, de LIMA, Maurício Andrade. Compartilhamento do conhecimento: um estudo de caso no Instituto Federal de Santa Catarina. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 4, p. 177-194, 2019.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Edição

Seção

Artigos