Videotutoriais como apoio à Gestão do Conhecimento em Instituições de Ensino Superior: Proposta de um Modelo de Desenvolvimento e Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-19.1625Palavras-chave:
gestão do conhecimento, processos institucionais, material didático instrucional, videotutoriais.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de desenvolvimento de vídeos educacionais baseado no Design Instrucional e na construção de narrativas digitais baseadas em vídeo, para viabilizar a construção de artefatos do tipo vídeo tutoriais para apoiar a gestão do conhecimento, em uma instituição de ensino superior (IES). Para sua avaliação, foi realizado um estudo de caso envolvendo o Portal de Projetos de uma IES, para o qual foram desenvolvidos 07 videotutoriais com o objetivo de auxiliar docentes na gestão dos processos de criação e manutenção de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Os videotutoriais foram avaliados sob duas perspectivas: junto aos técnicos-administrativos em educação (TAE) responsáveis pelos Gabinetes de Projetos dos diferentes centros de ensino da universidade; e, em um segundo momento, junto a professores, público-alvo dos vídeos produzidos. Como resultados, pode-se destacar que os TAE consideraram que o uso de videotutoriais pode possibilitar, de forma eficiente, a compreensão dos processos organizacionais da IES, assim como avaliaram positivamente os vídeos produzidos, no que concerne às perspectivas técnicas e de conteúdo, o que pode ser atribuído como resultado do uso de um modelo sistematizado de produção. Do ponto de vista dos docentes, os resultados demonstram que eles conseguiram resolver suas pendências, assimilando de forma rápida as instruções dos vídeos, indicando eficiência e eficácia deles. Destaca-se que os videotutoriais já foram visualizados por cerca de 4600 usuários, o que demonstra o alcance que esse tipo de artefato pode ter para geração e compartilhamento de conhecimento dentro de uma organização educacional.
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