Compartilhamento do conhecimento entre docentes em uma escola técnica do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-20.1615

Palavras-chave:

Compartilhamento do conhecimento. Ambiente acadêmico. Escola técnica.

Resumo

A Gestão do conhecimento (GC) tem como propósito ser um procedimento de criação, organização e acesso dos saberes existentes na organização. Toda e qualquer empresa, independentemente de sua natureza produtiva, deve investir no controle do conhecimento organizacional, não como um propósito principal, mas como uma prática capaz de melhorar a produção e seus resultados. Esse artigo tem como objetivo identificar, na percepção de docentes de uma escola técnica estadual, alguns deles membros da equipe diretiva, a incidência de ações de compartilhamento do conhecimento (CC), presentes no processo de conversão SECI (socialização, externalização, combinação e internalização). Trata-se de pesquisa qualiquantitativa, descritiva, aplicada, realizada de 2018 a 2020, que utiliza como estratégia de investigação o estudo de campo. A investigação de campo foi desenvolvida por meio de consulta a documentos institucionais e, em novembro e dezembro de 2019, aplicação de um questionário aos professores de ensino médio/técnico e à equipe diretiva e pedagógica da instituição. A escola técnica estadual, objeto da pesquisa, está localizada na região norte do estado de São Paulo e é administrada pelo Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de SP. Os resultados indicaram que as etapas de externalização e combinação são as que mais se destacam, deixando a ocorrência de constantes registros de atividades pedagógicas e agregação das informações existentes. Em contrapartida, ações de treinamento interno e valorização da missão e valores organizacionais necessitam de aprimoramento. A investigação se apresenta relevante, não apenas pela possibilidade de aplicação de seus resultados, mas pelo fato de serem poucos os trabalhos que tratam da GC na área acadêmica.

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Biografia do Autor

Matheus Dominguez Fernandes, Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC)

Mestre em Engenharia de Produção (UNIARA). Docente da Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC)

Vera Mariza Henriques de Miranda Costa, Universidade de Araraquara - UNIARA. Mestrado Profissional em Engenharia de Produção.

Livre Docente em Economia Brasileira (UNESP). Docente do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara (UNIARA).Bolsista Funadesp.

Cristina Lourenço Ubeda, Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) – UFSCar.

Doutora em Engenharia de Produção (USP). Docente do Programa de Pós-graduação em Gestão de organizações e sistemas públicos (PPGGOSP UFSCar). Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) – UFSCar.

Jorge Alberto Achcar, Universidade de Araraquara - UNIARA Mestrado Profissional em Engenharia de Produção

Livre Docente em Estatística, professor titular (USP). Docente do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara (UNIARA). Bolsista CNPq produtividade em pesquisa.

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Publicado

2021-11-04

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Seção

Artigos