Auditoria Interna na Rede Federal de Educação Profissional: Um Olhar nos Institutos Federais do Nordeste Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-19.1584

Palavras-chave:

Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), Plano Anual de Atividades da Auditoria interna (PAINT), Relatório Anual de Atividades de Auditoria interna (RAINT).

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as atividades desenvolvidas pelas unidades de auditoria interna dos onze Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) localizados na região Nordeste do Brasil, no triênio 2015-2017. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo descritivo com abordagem quantitativo-qualitativa, cuja estratégia de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos e a coleta de dados, realizada por meio de análise documental e entrevista. Estatística descritiva simples e análise descritiva básica foram utilizadas para o processamento dos dados. Dentre os resultados obtidos, observou-se que as IFs priorizam a aplicação de auditorias, principalmente operacionais, especiais, gerenciais e contábeis. Detectou-se que as instituições investigadas realizaram, com praticamente a mesma intensidade e frequência, atividades planejadas (79,36%) e 65 atividades não programadas em seus respectivos horários.

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Biografia do Autor

Wenia Ventura de Farias Caldas, Universidad Federal de Sergipe (UFS)

Maestría en Administración Pública. Universidad Federal de Sergipe (UFS)

Maria Elena Leon Olave, Universidad Federal de Sergipe (UFS)

Doctorado en Ingeniería de Producción. Profesor de cursos de pregrado y maestría en administración de la Universidad Federal de Sergipe (UFS).

Ronalty Oliveira Rocha, Universidad Federal de Paraná (UFPR)

Estudiante de Doctorado en Administración (UFPR). Maestría en Administración. Universidad Federal de Sergipe (UFS)

Wanderson Roger Azevedo Días, Instituto Federal de Rondonia (IFRN)

Doctorado en Ciencias de la Computación. Profesor de Instituto Federal de Rondonia (IFRN) 

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

Artigos