O perfil dos contadores públicos e das instituições da Rede Federal de Ensino diante das NBC TSP à luz das estratégias de legitimidade de Suchman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-14.1578

Palavras-chave:

NBC TSP. Rede federal de ensino. Teoria da Legitimidade. Estratégias de Legitimidade de Suchman.

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar as correlações entre as características individuais (gênero, faixa etária e tempo no setor de contabilidade) e organizacional (tipo de instituição) dos contadores públicos frente às exigências das NBC TSP, à luz das estratégias de legitimação de Suchman. Para tanto, o estudo aplica testes de correlação e análise de correspondência. A fundamentação baseia-se na Teoria da Legitimidade e na revisão da literatura sobre as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público (NBC TSP). A amostra contempla contadores públicos de universidades e institutos federais. Os dados foram coletados via survey e analisados por abordagens quantitativas (Correlação de Spearman e Análise de Correspondência). Os achados permitem concluir que existem pequenas diferenças e semelhanças nas percepções das estratégias de legitimidade de Suchman utilizadas pelos contadores públicos, a depender de suas características individuais e organizacional. Todas três tipologias são correlacionadas. Altas percepções de legitimidade cognitiva e moral (contadores “olhando” para fora) tendem a maior aproximação, juntamente com proximidade média da legitimidade pragmática (sociedade “olhando” para dentro), no intento dos contadores para evidenciar legitimação das NBC TSC ao público. Os resultados da pesquisa fornecem insights e contribuições para a teoria e para a prática organizacional.

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Biografia do Autor

Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Contabilidade. Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Anderson Betti Frare, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Contabilidade. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mestre em COntabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico. Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública e Exame de Suficiência do CFC Comentado. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

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Publicado

2021-07-28

Edição

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Artigos