Desafios para a inserção e permanência dos alunos nas empresas vinculadas ao Programa Jovem Aprendiz do Senac Chapecó, SC
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-15.1557Palavras-chave:
Programa Jovem Aprendiz, educação profissional, Senac.Resumo
O Programa Jovem Aprendiz (PJA) integra políticas públicas voltadas à educação profissionalizante, sendo ofertado pelo sistema S em parceria com as empresas, e já possibilitou a formação e inserção profissional de milhares de jovens em todo o país. As formas como as empresas se organizam para receber e manter os jovens durante o PJA, é parte fundamental do processo de educação profissional. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de inserção e permanências dos jovens nas empresas, com vistas à qualificação do Programa Jovem Aprendiz, ofertado pelo Senac no município de Chapecó, Santa Catarina. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa-ação, sendo composto Grupo Estratégico de Trabalho (GET). Este contou com professores e gestores do PJA e com representantes de empresas participantes do Programa, e contribuiu com as diferentes etapas do estudo. Foram realizados encontros de discussão com o GET e aplicado questionário junto às empresas que recebem os jovens. O estudo foi realizado durante o ano de 2020. Os resultados apontam que a inserção e permanência dos jovens nas empresas, compreende realidades muito distintas. Isso inclui desde a realização de processos de seleção e integração, assim como suporte para a permanência dos alunos, até contextos em que a presença dos jovens é vista como mera obrigação legal, e/ou em que não há estratégias para auxiliar o ingresso e permanência desses. Entre as propostas para qualificar o PJA, se destaca a necessidade de melhorar a comunicação e aproximação entre empresas, Senac e famílias, para o quê o Professor de Vivências, figura presente no Senac do município, poderia desempenhar função estratégica.
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