Novas pistas sobre contaminação e qualidade percebida de produtos usados
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-14.1529Palavras-chave:
Contamination perception. Perceived quality. Sustainable consumption. Used product. Consumer behavior.Resumo
Este estudo investiga se a percepção de contaminação de produtos pessoais de segunda mão, usados pelo proprietário anterior, pode ser usada como uma pista pelos consumidores na avaliação de sua qualidade percebida. Os dados foram coletados por meio de pesquisa eletrônica com 332 consumidores brasileiros. Testes descritivos, correlacionais, ANOVA e Modelo Linear Geral foram realizados para analisar os dados. Os resultados confirmam que a percepção de contaminação pode alterar a qualidade percebida de produtos usados e, portanto, ser considerada uma pista extrínseca. No entanto, essa relação pode ser moderada por outros fatores como condição socioeconômica, consciência de valor e o sujeito-fonte da contaminação. Embora a compra de produtos usados esteja se popularizando, poucos estudos buscam compreender como consumidores avaliam a qualidade percebida desses itens.
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