Ferramentas tecnológicas como suporte ao compartilhamento de informações e conhecimento: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-16.1523

Palavras-chave:

Ferramentas tecnológicas. Compartilhamento de informações e conhecimento. Instituição Federal de Ensino. COVID-19.

Resumo

Em 2020, o mundo vivenciou um dos cenários mais caóticos em se tratando de saúde pública dos últimos tempos, visto que a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19) levou à morte de milhares de pessoas. De forma a minimizar a propagação do vírus, as organizações tiveram de readequar as formas de trabalho devido as recomendações advindas da Organização Mundial da Saúde, sendo comum a execução de atividades em home office para a manutenção do distanciamento social. Diante deste cenário, esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância das ferramentas tecnológicas como suporte ao compartilhamento de informações e conhecimentos em uma Instituição Federal de Ensino (IFE) durante a pandemia de COVID-19. Assim o problema se dá do seguinte modo: as ferramentas tecnológicas utilizadas em uma Instituição Federal de Ensino (IFE) durante a pandemia de COVID-19 tem dado suporte ao compartilhamento de informações e conhecimentos? Para tal, do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso, em que se fez uso de entrevistas semiestruturadas com gestores de um campus de uma IFE. Como técnica de análise dos dados, empregou-se a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Para agilizar a análise de conteúdo, o software IRaMuTeQ foi utilizado. Como principais resultados, verificou-se que a rotina de compartilhamento de informações e conhecimento entre os gestores desta Instituição se alterou durante a pandemia, realizando-se com o uso intensivo de ferramentas tecnológicas. Porém, isto, além de trazer vantagens como a continuidade dos trabalhos e flexibilidade nos fluxos administrativos, trouxe desvantagens como a mudança do cotidiano, impactando na distribuição do horário destinado ao particular/privado e o horário de trabalho. Esta pesquisa pode contribuir com demais Instituições que têm passado por situações semelhantes durante a pandemia.

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2021-05-16

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Artigos