Comunidade de Prática no setor de educação com enfoque na inovação
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-18.1369Palavras-chave:
Comunidade de Prática. Educação. Inovação.Resumo
Conhecimento, aprendizagem e inovação é uma tríade de vocábulos que deve estar presente em organizações de qualquer setor de atuação. Na educação, esforços têm sido empreendidos para tornarem as práticas mais condizentes com a tônica contemporânea. Diversos autores definem Comunidade de Prática (CoP) de formas distintas. Neste artigo uma CoP é conceituada como um grupo de pessoas voltadas a um processo de aprendizagem coletivo baseado em interações sociais. Assim, consiste de uma revisão bibliográfica sistemática, tendo como enfoque principal identificar como as CoPs têm sido aplicadas para a inovação no setor de educação. Analisou-se 23 artigos completos das bases de dados Scopus e Web of Science e se detectou que as CoPs, embora sejam estudadas sob perspectivas e domínios, e em diferentes segmentos educacionais, apresentam aspectos comuns, entre estes: a percepção da abordagem coletiva e social da aprendizagem e, principalmente, um campo fértil para a proliferação de conhecimentos e formação de identidade. Além disso, identifica-se uma predominância para o emprego de CoPs para a inovação de práticas pedagógicas.
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