Omnichannel, da ênfase no Comportamento do Consumidor ao Impacto Organizacional: um levantamento Bibliométrico sob a ótica do Marketing

Autores

  • Marcelo Lisboa Pereira UFSC
  • Martin de La Martiniere Petroll UFSC
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-17.1115

Palavras-chave:

Omnichannel. Comportamento do Consumidor. Marketing. Estratégia.

Resumo

Comprar, vender, interagir, integrar, enfim, relacionar-se. As empresas atuam em processo de ampla adaptação, uma vez que as diferentes formas de interação com seus clientes sofrem modificações sistemáticas em função da revolução que a tecnologia, em especial a internet, impõe ao mercado. Entender esta complexidade sobre o aspecto do varejo omnichannel é o principal objetivo deste trabalho. Com a utilização de estratégias metodológicas da bibliometria e revisão sistemática, este estudo apresenta um levantamento sobre o referido tema, considerando a lente do marketing como principal abordagem. A pesquisa foi realizada em sete bases de dados com intuito de elencar os principais artigos sobre o tema. Os termos pesquisados foram omnichannel e sua principal variação omni-channel. As bases utilizadas foram: Google Scholar, Webof Science, Scopus, Periódicos Capes, Scielo, Ebsco Host e Spell. Os principais resultados indicam que os pesquisadores de marketing tratam de omnichannel sob a perspectiva do consumidor (experiências de consumo e a importância da jornada do cliente no varejo omnichannel), das estratégias empresariais adotadas pelas empresas para atuar neste formato de varejo (investimentos em tecnologia para integrar a atuação em diferentes canais) e da interação do marketing com outras áreas organizacionais (integração da área de marketing com outras áreas para atuar neste contexto de varejo). Como conclusão sugere-se as seguintes pesquisas futuras: a) tópicos de entendimento da jornada do cliente; b) as etapas percorridas e, decifrar como as experiências do consumidor podem impactar em novas compras; c) entender como as empresas estão se preparando para lidar com este cenário omnichannel.

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Biografia do Autor

Marcelo Lisboa Pereira, UFSC

Mestrando em Administração PPGA/UFSC

Martin de La Martiniere Petroll, UFSC

Doutora em Engenharia da Produção. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brasil

Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, UFSC

Doutora em Engenharia da Produção. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brasil

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Publicado

2020-02-17

Edição

Seção

Artigos