Capacidade de inovar em STARTUPs: Uma abordagem sob a ótica da orientação para aprendizagem

Autores

  • Marcos Luiz Lins Filho Instituto Federal da Bahia - IFBA http://orcid.org/0000-0001-8784-0966
  • Adrianne Paula Vieira de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Gilson Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-21.1095

Palavras-chave:

Capacidade de Inovar. Startups. Inovação. Orientação para aprendizagem.

Resumo

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a inovação passa a ser um mantra do negócio. Isso é evidente no contexto das startups, empresas nascentes de base tecnológica que estão alterando modelos de negócios. Esse trabalho surge a partir da reflexão sobre antecedentes da capacidade de inovar em startups. O objetivo desse artigo é compreender como os elementos da aprendizagem organizacional contribuem para a capacidade de inovação das startups. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa. Foram realizadas três entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o compartilhamento de conhecimentos intraorganizacionais, a mente aberta e o compromisso com a aprendizagem foram os aspectos mais evidenciados nas falas dos entrevistados. Foi destacada uma tendência de compartilhamento a partir do uso de métodos mais ágeis e interativos, como diálogos, interações informais por meio da difusão de conhecimentos no ecossistema colaborativo. Os empreendedores estão atentos a novas ideias, a lacunas do mercado e estimulam iniciativas dos funcionários que gerem inovações. A visão compartilhada foi o construto menos enfatizado nos relatos dos entrevistados.

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Biografia do Autor

Marcos Luiz Lins Filho, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Especialização em Segurança de Redes e Criptografia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Foi Professor Mediador do Curso Técnico em Informática do Instituto Metrópole Digital - IMD/UFRN nos anos de 2016 e 2017. Atuou como Analista de Sistemas e gestor na empresa Petrobras Distribuidora S/A entre os anos de 2004 e 2018. Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal da Bahia - IFBA - Campus Eunápolis. Possui experiência nas áreas de Ciência da Computação e Administração

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Publicado

2020-03-16

Edição

Seção

Artigos