Aplicação do método analytic hierarchy process (ahp) na priorização das ações de inovações em serviços em um estudo de multicaso

Autores

  • Roger da Silva Wegner Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Battisti Universidade Federal de Santa Maria
  • Julia Tontini Universidade Federal de Santa Maria
  • Michel Barboza Malheiros Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Piovesan Rossato Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-19.1006

Palavras-chave:

Inovação. Serviços. Processo decisório.

Resumo

Para alcançar maiores desempenhos junto ao setor de serviços ou em qualquer aspecto organizacional, é importante que ocorram mudanças constantes em busca de melhorias, e nisso se insere a inovação. Desta maneira, a realização de inovações vem a contribuir para o desempenho das organizações. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo empregar o método AHP para melhor compreender as ações de inovações em um estudo de multicaso. Realizou-se a pesquisa na região norte do Rio Grande do Sul com três empresas de pequeno porte do setor de serviços (Academia, Boate e Provedora de internet), aplicando o método AHP para priorizar a tomada de decisão das empresas investigadas. Como resultado a Empresa “A” priorizou a liderança e a cultura (25,96%), a empresa “B” destacou a liderança, aprendizagem organizacional e o marketing (19,43%) e a Empresa “C” priorizou a liderança e a aprendizagem organizacional (29,07%). Diante destes resultados, as empresas podem verificar quais são os critérios que estão sendo destacados, mas, além disso, quais são aqueles que não estão recebendo a devida importância. Assim, é possível criar estratégias para melhorar os pontos mais fracos do negócio, gerando maiores resultados.

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Biografia do Autor

Roger da Silva Wegner, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014); Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2017); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atualmente é Doutorando em Administração pelo PPGA- UFSM. Foi professor substituto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões. Participante do Grupo COESIS - Comportamento Organizacional, Empreendedorismo Social e Inovação Social, Pesquisa Trabalho, Organizações e Pessoas associado à linha Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Grupo NECOGEPT- Núcleo de Estudos sobre Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e Trabalho e GEPGOF - Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão de Organizações Familiares

Aline Battisti, Universidade Federal de Santa Maria

Gruduanda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração pela universidade Federal de Santa Maria.

Julia Tontini, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria. É graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões. Foi estagiária na Agência da Receita Federal do Brasil - Palmeira das Missões. Foi Diretora Presidente e Diretora de Marketing na Visão Júnior, uma Empresa Júnior vinculada ao curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões. Participou de grupos de pesquisa e foi bolsista de Iniciação Científica FIPE na linha de competitividade e estratégia empresarial. Atualmente dedica-se a pesquisa acadêmica.

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é mestrando do curso de Administração, PPGA da Universidade Federal de Santa Maria com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Possui graduação em Administração de Empresas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Palmeira das Missões. Possui formação técnica em Contabilidade pelo Colégio Evangélico Panambi. Linhas de interesse: Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Diversidade Cultural/Humana com ênfase nas organizações.

 

Vanessa Piovesan Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões. Participou como consultora de gestão de pessoas da empresa Visão Júnior, uma empresa vinculada a universidade que presta serviços de consultoria aos empreendimentos da cidade. Foi bolsista de iniciação científica FIPE na linha de pesquisa Economia, controle e finanças da Universidade Federal de Santa Maria, dedicando-se a pesquisa e a graduação. 

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Publicado

2020-02-18

Edição

Seção

Artigos