A atividade conceito do front end da inovação: uma busca sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-15.985

Palavras-chave:

Front End da Inovação. FEI. Atividade Conceito. Processo de Inovação. Desenvolvimento de novos produtos.

Resumo

A inovação está consolidada como fator-chave para empresas de ponta no desenvolvimento de novos produtos. Muitos aspectos estão relacionados ao termo inovação, um deles é o entendimento de como é o seu processo. Desta maneira, no processo de inovação diversos autores explicam que as fases iniciais, chamada de Front End da inovação, é decisiva para que novos produtos tenham aceitação no mercado. Para tanto, o Conceito, que é uma das atividades do Front End, deve ter especial atenção, uma vez que é a última etapa antes que novos produtos sejam desenvolvidos. O objetivo deste trabalho é revisar a literatura por meio da busca sistemática, com auxílio de duas bases de dados, onde o foco está voltado para a atividade Conceito. Com isso, espera-se identificar oportunidades de pesquisas sobre o assunto. Os resultados mostram que os trabalhos publicados se concentram em poucos países e que as publicações tiveram seu pico no ano de 2016. Assim, espera-se que este trabalho auxilie na discussão sobre o tema Conceito, dada sua importância ao Front End da inovação.

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Biografia do Autor

André de Oliveira Leite, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil - Dep. Engenharia e Gestão do Conhecimento, Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI).

Roberto Fabiano Fernades, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor na área de Inovação e sistemas  - Florianópolis – SC – Brasil.

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Engenharia de Produção, professor titular do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento Universidade Federal de Santa Catarina, (UFSC), professor responsável pelo Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI)

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina; Um dos lideres do ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento; co-resposável pelo grupo IGTI. 

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Publicado

2020-01-01

Edição

Seção

Artigos