Adaptação e validação de diagnóstico da Gestão do Conhecimento para a universidade pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-21.1547

Palavras-chave:

Diagnóstico. Gestão do Conhecimento. Universidade Pública. Adaptação e Validação.

Resumo

O estudo objetivou adaptar e validar um instrumento de diagnóstico das práticas de gestão de conhecimento originariamente do setor privado para o contexto da universidade pública. A pesquisa teve abordagem quantitativa,      foi descritiva e teve como procedimento uma survey realizada em universidade pública brasileira, cuja amostra foi de 235 servidores. Os dados coletados foram tratados por meio da Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória. Como resultados, tem-se a validação e consolidação do diagnóstico das práticas de gestão de conhecimento para o contexto das universidades públicas brasileiras, estruturado com 45 questões. Os resultados também demonstraram que a gestão do conhecimento é um construto multidimensional que pode ser avaliado com base nos seguintes fatores: Incentivo à      propagação do conhecimento, Competências e Habilidades dos servidores em aprender com as experiências, Estímulo     à criação do conhecimento, Aprimoramento do Conhecimento, Documentação e compartilhamento do conhecimento, Gestão de conhecimento em benefício à sociedade, Socialização do conhecimento nas interações sociais, Valorização do Capital Humano e Gestão do conhecimento para cumprimento da missão social.

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Biografia do Autor

Wênyka Preston Leite Batista da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (UNP)

Jandeson Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (UNP).

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar (UNP).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar (UNP).

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2021-04-20

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Artigos