Adaptação e validação de diagnóstico da Gestão do Conhecimento para a universidade pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-21.1547Palavras-chave:
Diagnóstico. Gestão do Conhecimento. Universidade Pública. Adaptação e Validação.Resumo
O estudo objetivou adaptar e validar um instrumento de diagnóstico das práticas de gestão de conhecimento originariamente do setor privado para o contexto da universidade pública. A pesquisa teve abordagem quantitativa, foi descritiva e teve como procedimento uma survey realizada em universidade pública brasileira, cuja amostra foi de 235 servidores. Os dados coletados foram tratados por meio da Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória. Como resultados, tem-se a validação e consolidação do diagnóstico das práticas de gestão de conhecimento para o contexto das universidades públicas brasileiras, estruturado com 45 questões. Os resultados também demonstraram que a gestão do conhecimento é um construto multidimensional que pode ser avaliado com base nos seguintes fatores: Incentivo à propagação do conhecimento, Competências e Habilidades dos servidores em aprender com as experiências, Estímulo à criação do conhecimento, Aprimoramento do Conhecimento, Documentação e compartilhamento do conhecimento, Gestão de conhecimento em benefício à sociedade, Socialização do conhecimento nas interações sociais, Valorização do Capital Humano e Gestão do conhecimento para cumprimento da missão social.
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