Comunidade de Prática no setor de educação com enfoque na inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-18.1369

Palavras-chave:

Comunidade de Prática. Educação. Inovação.

Resumo

Conhecimento, aprendizagem e inovação é uma tríade de vocábulos que deve estar presente em organizações de qualquer setor de atuação. Na educação, esforços têm sido empreendidos para tornarem as práticas mais condizentes com a tônica contemporânea. Diversos autores definem Comunidade de Prática (CoP) de formas distintas. Neste artigo uma CoP é conceituada como um grupo de pessoas voltadas a um processo de aprendizagem coletivo baseado em interações sociais. Assim, consiste de uma revisão bibliográfica sistemática, tendo como enfoque principal identificar como as CoPs têm sido aplicadas para a inovação no setor de educação. Analisou-se 23 artigos completos das bases de dados Scopus e Web of Science e se detectou que as CoPs, embora sejam estudadas sob perspectivas e domínios, e em diferentes segmentos educacionais, apresentam aspectos comuns, entre estes: a percepção da abordagem coletiva e social da aprendizagem e, principalmente, um campo fértil para a proliferação de conhecimentos e formação de identidade. Além disso, identifica-se uma predominância para o emprego de CoPs para a inovação de práticas pedagógicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AL-SHAHRANI, F.; MOHAMMAD, H. Conceptual model of successful educational online community of practice for Kingdom of Saudi Arabia. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 9, p. 4-10, 2014.

ANDREW, N.; TOLSON, D.; FERGUSON, D. Building on Wenger: communities of practice in nursing. Nurse Education Today, v. 28, p. 246–252, 2008.

ARDICHVILI, A., PAGE, V.; WENTLING, T. Motivation and barries to participation in virtual knowledge-sharing communities of practice. Journal of Knowledge Management, v. 7, n. 1, p. 647-77.

BROWN, J. S.; DUGUID, P. Organizational learning and communities-of-practice: Toward a unified view of working, learning, and innovation. Organization Science, v. 2, n. 1, p 40–57, 1991.

BROWN, J. S.; DUGUID, P. knowledge and organization: a social-practice perspective. Organization Science, v. 12, n. , p. 198-213, 2001.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, July 2008.

CABRERA, D.; ROY, D.; CHISOLM, M. S. Social media scholarship and alternative metrics for academic promotion and tenure. Journal of the American College of Radiology, v. 15, n. 1, 2018.

CALDWELL, H; HEATON, R. The interdisciplinary use of blogs and online communities in teacher education. The International Journal of Information and Learning Technology, v. 33, n. 3, p. 142-158, 2016.

CHEN, H. C. et al. The health professions education pathway: preparing students, residents, and fellows to become future educators, teaching and learning in Medicine. 2016. Teaching and Learning in Medicine, v. 29, n. 2, 2017.

CHIKH, A., BERKANI, L. Communities of practice of e-learning, an innovative learning space for e-learning actors. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 2, p. 5022–5027, 2010.

CHU, M; KHOSLA, R. Index evaluations and business strategies on communities of practice. Expert Sys Appl, v. 36, v. 2, p. 1549-1558, 2009.

COCHRANE et al., T. Riding the wave of BYOD: developing a framework for creative pedagogies. Research in Learning Technology, v. 22, p.1-14, 2014.

CONFORTO, E. C., AMARAL, D. C.,SILVA, S. L. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 8., 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRS, 2011.

CORREA, J. M; MARTÍNEZ-ARBELAIZ, A.; GUTIERREZ, L. P. Between the real school and the ideal school: another step in building a teaching identity, Educational Review, v. 66 n. 4, p. 447-464, 2014.

CORREIA, A. M. R.; PAULOS, A.; MESQUITA, A. Comunidades de prática: factores críticos de sucesso para a inovação e a partilha de conhecimento. In: CONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 8., 2008, Setubal. Atas [...]. Setubal: Instituto Politécnico Setúbal, 2008.

COX, A. M. What are communities of practice? A comparative review of four seminal works. Journal of Information Science, v. 31, n. 6, p. 527-540, 2005.

CUMMING-POTVIN, W. Social Justice, Pedagogy and multiliteracies: developing communities of practice for teacher education. Australian Journal of Teacher Education, v. 34, n. 3, June 2009.

DAVIS, N. E.; ROBLYER, M. D. Preparing teachers for the “schools that technology built”. Journal of Research on Technology in Education, n. 37, v. 4, p. 399-409, 2005.

FRANCO, M. C. B.; RAMÍREZ, R. C..; MONTOYA, M. S. R. Prácticas educativas abiertas y apropiación tecnológica: el caso de la Comunidad Latinoamericana Abierta y Regional de Investigación Social y Educativa (CLARISE). Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, v. 11, n. 1, p. 4-17, 2014.

GARROW, A.;TAWSE, S. An exploration of the assessment experiences of new academics as they engage with a community of practice in higher education. Nurse Education Today, v. 29, n. 6, p. 580-584, 2009.

GOODYEAR, V. A., CASEY, A. A. Innovation with change: developing a community of practice to help teachers move beyond the honeymoon of pedagogical renovation, Physical Education and Sport Pedagogy, v. 20, n. 2, p. 186-203, Sep. 2013.

GOODYEAR, V. A.; CASEY, A.; KIRK, D. Tweet me, message me, like me: using social media to facilitate pedagogical change within an emerging community of practice. Sport, Education and Society, v.19, n. 7, p. 927-943, 2014.

GUNAWARDENA, C. N. et al. New model, new strategies: instructional design for building online wisdom communities. Distance Education, v. 27, n. 2, p. 217-232, 2006.

JHO, H.; HONG, O.; SONG, J. An analysis of STEM/STEAM teacher education in Korea with a case study of two schools from a community of practice perspective. Eurasia Journal of Mathematics, Science e Technology Education, v. 12, n. 7, p. 1843-1862, 2016.

LATIF, F. TELFest: an approach to encouraging the adoption of educational Technologies. Research in Learning Technology, v. 25, p. 1-14, 2017.

LAVE, J.; WENGER E. Situated learning: legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.

LEAL-SOTO, F. L.; HERNANDEZ, M. A.; PARADA, M. I. Liderazgo directivo y condiciones para la innovación en escuelas chilenas: el que nada hace, nada teme. Estudios Pedagógicos XLII, n. 2, p. 193-205, 2016.

LEE, M. Knowledge management and innovation management: best practices in knowledge sharing and knowledge value chain Ming-Chang Lee. International Journal Innovation and Tecnology, v. 19, n. 2, p 206-226, 2016.

LI, C. et al. Evolution of Wenger's concept of community of practice. Implement Sci, v. 4, n. 1, p. 1-8, Mar. 2009.

OAKMAN, J. Beyond coursework: developing communities in an online program of study. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice, v. 15, p. 167-179, 2016.

OKADA, A; SHERBORNE, T. 2018. Equipping the next generation for responsible research and innovation with open educational resources, open courses, open communities and open schooling: an impact case study in Brazil. Journal of Interactive Media in Education, v. 1, p. 1–15, 2018.

PLESSIS, M. The role of knowledge management in innovation. Journal of Knowledge Management. v. 11, n. 4, p. 20-29, 2007.

SMEDLEY, A.; MOREY, P. Improving learning in the clinical nursing environment: perceptions of sênior Australian bachelor of nursing students. Journal of Research in Nursing, v. 15, n. 1, p. 75 - 88, 2009.

SMITH, S. U.; HAYES, S; SHEA, P. A Critical review of the use of Wenger's community of practice (cop) theoretical framework in online and blended learning research, 2000-2014. Online Learning, v. 21, n.1, p. 209-237, Mar. 2017.

TAVARES, F. G. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Revista do Centro de Educação Universidade Federal de Santa Maria, v. 44, 2019.

TAYLOR, L. K. et al. Affirming plural belonging: building on students’ family-based cultural and linguistic capital through multiliteracies pedagogy. Journal of Early Childhood Literacy, v. 8, n 3, p. 269–294, 2008.

TIDD, J., BESSANT, J. Gestão da inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

TIDD, J. ; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

VRASIDAS, C; ZEMBYLAS, M. Online professional development: lessons from the field. Education + Training, v. 46, n. 6-7, p. 326–334, 2004.

WENGER E. Communities of practice: the structure of knowledge stewarding. In: DESPRES, C.; CHAUVEL, D. Knowledge Horizons: the present and the promise of knowledge management. Editora Butterworth-Heinemann: Massachusetts , 2012. cap. 10.

WENGER, E. C. A brief overview of the concept and its uses. 2015. Disponível em: https://wenger-trayner.com/introduction-to-communities-of-practice. Acesso em: 10 jan. 2020.

WENGER, E. C.; SNYDER, W. M., Communities of practice: the organizational frontier. Harvard Business Review, p. 139-145, Jan./Fev. 2000. Disponível em:https://hbr.org/2000/01/communities-of-practice-the-organizational-frontier . Acesso em: 20 nov. 2019.

WILBERT, J. K. W. Características de VCoPs que influenciam processos de inovação: estudo de caso em uma empresa pública brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2015.

WILBERT, J. K. W. Comunidade de prática. In: PRIM, M. A. et al. (org.) Inteligência para inovação. Capivari de Baixo: Editora Fucap, 2019. p. 191-211.

WILBERT, J. K. W. et al. O uso de comunidades de prática virtuais (vcops) para fins de inovação segundo percepção de seus membros. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, p. 109-125, mar. 2017.

WINKS, L.; GREEN, N.; DYER, S. Nurturing innovation and creativity in educational practice: principles for supporting faculty peer learning through campus design. High Education, n. 80, p. 119-135, 2020. Disponível em:https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-019-00468-3. Acesso em: 01 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Edição

Seção

Artigos