Estratégias para a retomada do desenvolvimento no ciclo de vida de uma empresa de tecnologia da informação

Autores

  • Andrea Cristina Deis Rodrigues UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Adilson Caldeira UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-15.1225

Palavras-chave:

Modelo de negócio. Criação de valor. Desenvolvimento de negócios.

Resumo

O texto relata a intervenção realizada em uma empresa de serviços em tecnologia da informação. O objetivo do trabalho foi reconfigurar o modelo de negócio para criar valor para os clientes e, também, para os sócios gestores do empreendimento. Procurou-se reverter a tendência de declínio no ciclo de vida da empresa. O trabalho, de caráter intervencionista, segue os procedimentos metodológicos para trabalhos práticos e aplicados propostos por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), que tem por foco a proposição de soluções de problemas e identificação de oportunidades. Em comparação ao panorama inicial, que revelava ineficiência nos processos de comunicação, gerenciamento dos contratos, integração entre áreas, controle de desempenho e de satisfação dos clientes, foi transformado a partir do delineamento de um novo modelo de negócio, considerando as necessidades dos clientes e as condições para ampliar a oferta de valor. Dentre os resultados, destaca-se o despertar da consciência dos gestores para a demanda por recursos, atividades-chave e parcerias estratégicas, o que transformou a capacidade de atendimento ao mercado com autossuficiência econômica e financeira. Ao compartilhar a descrição das soluções encontradas para lidar com elementos como a complexidade relativa à incerteza que cerca o processo decisório, a necessidade de mudar o comportamento de pessoas, a resistência à mudança, os obstáculos de comunicação, espera-se contribuir para o desenvolvimento de outros negócios e também à sociedade em geral, pela consequente ampliação da oferta de empregos e satisfação de necessidades da comunidade.

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Biografia do Autor

Andrea Cristina Deis Rodrigues, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Master Coach pela SBC Coaching, com certificação pelo BCI – Behavioral Coaching Institute e ICC – International Coaching Council. É licenciada em Pedagogia pela Unifai e pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV-SP.

Adilson Caldeira, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. Experiência profissional em gerência e diretoria de empresas nacionais e internacionais e em funções de coordenação em instituições de ensino superior. É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, integrante do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica. 

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Publicado

2020-10-18

Edição

Seção

Artigos