Sistema de informações municipais como apoio à tomada de decisões dos cidadãos

Cláudio Luiz Chiusoli, Denis Alcides Rezende

Resumo


Para uma boa gestão pública é necessário que os gestores municipais propiciem informações pontuais aos cidadãos, visando suprir suas diversas demandas. O objetivo é identificar como os cidadãos da cidade de Londrina - Paraná têm acesso às informações geradas pela gestão pública. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como estudo exploratório e quantitativo mediante amostragem não probabilística por conveniência junto a 172 cidadãos, cuja coleta foi realizada pessoalmente. Como parte do levantamento teórico foram abordados temas sobre sistema de informação, modelos e conceitos e sistema de informação de marketing e sua importância. Os resultados auferidos mostram que apenas 63% dos respondentes têm o hábito de acessar o site/portal da prefeitura para obter algum tipo de informação. A conclusão do estudo reitera que entre os destaques nos resultados aparecem o uso dos serviços on-line para busca de documentação, com 56% de acesso, seguido de acesso às informações gerais da cidade e aos telefones e horários de funcionamento dos departamentos, ambos com 46,5%. Por outro lado, informações com baixa utilização são assuntos sobre as ofertas de estágios, com 26%, acompanhamento das contas públicas e acesso à sala do empreendedor, ambos com 29% de citação, o que sugere pouco interesse desse grupo pesquisado sobre o assunto.


Palavras-chave


Informações municipais. Cidadãos. Sistema de informação. Tomada de decisão

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2019.v9n3.p124-142.893

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