Empreendedorismo e inovação: a evolução dos fatores que influenciam o empreendedorismo corporativo

Viviane Brandão Miguez, Álvaro Guillermo Rojas Lezana

Resumo


Este artigo tem por objetivo mostrar a evolução de fatores que influenciam o empreendedorismo corporativo por meio da análise de variáveis (e.g. atividade empreendedora, oportunidade percebida e capacidade percebida) que interferem no processo de inovação e no empreendedorismo no Brasil. Para tanto, identificou-se na literatura, os fatores que influenciam o processo de inovação e o empreendedorismo corporativo, descreveu-se a relação entre esses fatores, posteriormente, baseado em dados coletados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), definiu-se os fatores que determinam os níveis nacionais de atividade empreendedora, determinou-se variáveis ligadas a inovação, apresentou-se as variáveis no período de 2001 a 2015 e por fim, relacionou-se estas variáveis com os fatores de influência. Os principais resultados demonstram relações de fatores como percepção de oportunidades e capacidades e aspirações de crescimento e inovação, capacidade percebida e liderança. Apresentam ainda, a relação de alguns fatores que influenciam o desenvolvimento de negócio e o processo de inovação no Brasil.


Palavras-chave


Empreendedorismo. Inovação. Empreendedorismo Corporativo.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n2.p112-132.624

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